quinta-feira, 16 de junho de 2011

RINITE ALÉRGICA - CUIDE-SE







A rinite alérgica tem seu significado originado do latim:
Rinus (nariz) e ite (inflamação).

É um processo inflamatório da mucosa nasal, decorrente de uma reação aumentada ou exagerada, causada pelo contato com substâncias estranhas ao organismo. Essas substâncias também são chamadas de alérgenos.

Na rinite alérgica os alérgenos mais freqüentes são o pólen, o bolor (mofo ou fungos), os pelos e a poeira doméstica, que apresenta como principal componente alérgeno o excremento de alguns ácaros, como os dermatofagóides. Bactérias e alimentos também podem causar RA, mas são menos frequentemente envolvidos na crise.
A rinite alérgica tem tratamento, mas não tem cura. Quem tem rinite alérgica pode viver sem sintomas, como qualquer um, quando a rinite for tratada corretamente.

O que piora?


Quanto mais se entrar em contato com
as substâncias que causam alergia,
piores são os sintomas. Os agentes
irritantes da atmosfera poluída
pioram muito os sintomas, assim
como substâncias químicas e produtos
de limpeza. Fumaça de cigarro,
inseticida, tintas, combustíveis e até
perfumes pioram a rinite alérgica.


Conseqüências

A obstrução nasal da rinite pode causar outras conseqüências, como problemas de sono e roncos, desalinhamento dos dentes, otite média crônica, voz anasalada e sinusites.


A prevalência da rinite alérgica na população é estima em torno de 10% a 20%. Cerca de 80% dos indivíduos com asma têm rinite alérgica. O fator que mais contribui para a ocorrência de rinite alérgica é a predisposição familiar. Cerca de 40% das pessoas com rinite alérgica têm pais com a mesma alergia.


Sintomas


O indivíduo que possui rinite alérgica costuma apresentar dois ou mais sintomas a seguir, por mais de uma hora, várias vezes ao dia, durante dois dias consecutivos. São eles: rinorreia (corrimento nasal semelhante à coriza), espirros (principalmente em salvas), coceira e obstrução nasal. Além disso, a concentração de anticorpos no sangue de pacientes alérgicos costuma estar muito aumentada. Também é possível chegar ao diagnóstico através de testes em que substâncias às quais o indivíduo é alérgico são colocadas em contato com sua pele, gerando assim, reações.

Variações da rinite alérgica
A classificação da rinite alérgica se dá conforme o estudo Rinite Alérgica e seu Impacto na Asma (ARIA, em inglês):

1. Frequencia dos sintomas:

- Intermitente: os sintomas duram menos do que quatro dias por semana ou menos que quatro semanas.
- Persistente: os sintomas duram mais do que quatro dias por semana ou mais que quatro semanas.

2. Pela intensidade dos sintomas:

- Leve: sono e atividades normais.
- Moderada-grave: distúrbios de sono ou atividades normais, lazer, escola/trabalho, ou sintomas debilitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário