quarta-feira, 1 de setembro de 2010

AS ESTAÇÕES DO ANO












As estações do ano acontecem por causa da inclinacão do eixo de rotação da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol dura um ano, e recebe o nome de translação; sua principal consequência é a mudança de estações do ano.



OUTONO - MARÇO ( 3 MESES )É caracterizado por queda na temperatura , (exceto nas regiões próximas ao equador) e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações.

INVERNO - JUNHO ( 3 MESES )O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.

PRIMAVERA - SETEMBRO ( 3 MESES )É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.

VERÃO - DEZEMBRO ( 3 MESES ) Neste perído, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos.



Hemisfério Norte

Dia 21 de dezembro - Início do inverno
Dia 21 de março - Início da primavera
Dia 21 de junho - Início do verão
Dia 21 de setembro - Início do outono


Hemisfério Sul

Dia 21 de dezembro - Início do verão
Dia 21 de março - Início do outono
Dia 21 de junho - Início do inverno
Dia 21 de setembro - Início da primavera



A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 20 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.


O Verão do hemisfério norte é chamado de "Verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Verão austral". O "Verão boreal" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e início de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro. O "Verão austral" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de Outono, por volta de 20 de Março nesse mesmo hemisfério.

O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 20 de Março e termina a 20 de Junho.

O inverno do hemisfério norte é chamado de "inverno boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral". O "inverno boreal" tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de março nesse mesmo hemisfério. O "inverno austral" tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de Setembro nesse mesmo hemisfério.

4 comentários:

  1. QUE LINDAS MOÇAS VEJO NA PRAIA DO FRANCÊS.

    ResponderExcluir
  2. eu uem essa muie di riba aparece todas hora

    ResponderExcluir
  3. muito bem e assim q a banda toca............................

    ResponderExcluir
  4. legal esse e dimais bem explicado exlente........................................

    ResponderExcluir