PROJETO: Adaptação Escolar
Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Objetivo:
§ Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
§ Criar um ambiente acolhedor como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo.
§ Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
§ Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
§ Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
§ Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
§ Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.
Conteúdos Conceituais
§ Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
§ Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
§ Construção da própria imagem e da identidade;
§ Valorização positiva da própria identidade;
§ Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
Conteúdos procedimentais
§ Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
§ Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
§ Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
§ Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
§ Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
§ Aceitação da separação;
§ Hábitos de autonomia com seus pertences.
Conteúdos Atitudinais
- Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
- Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
- Participação na vida da escola;
- Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
- Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
- Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
- Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.
Contemplação das áreas
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
§ Conversas, relatos de vivências, narração;
§ Nomear a professora, funcionários e colegas;
Linguagem escrita:
§ Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
§ Pseudoleitura das regras de convivência.
Matemática
§ Orientação Espacial;
§ Percurso de trajeto, localização;
§ Contagem oral;
§ Jogos matemáticos;
§ Leitura de calendário.
Natureza e Sociedade
§ Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
§ Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
Visual
§ Pintura livre (interferência);
§ Modelagem
§ Recorte e colagem;
§ Fantoches, vídeos, slides.
Movimento
§ Roda cantada;
§ Ginástica;
§ Dança;
§ Jogos simbólicos
§ Esquema corporal.
Música
§ Diferentes tipos de sons e músicas diversas.
NOSSA ESCOLA NESTE ANO DE 2010 ELABOROU DOIS PROJETOS: ALIMENTAÇÃO E FOLCLORE. AGUARDEM O PRÓXIMO.
ResponderExcluirLeile!
ResponderExcluirParabéns!
Adorei esse projeto. Como elaborar um projeto.
Mande para mim em meu e-mail? Será que vc pode fazer isso por mim? Continue firme nessa caminhada...educadora...
Lindo!
Beijos.
ninquen ate agora me ajudou na busca d um aprojeto ,quando nao estao defasado falta sempre algo,sera qe nao tem niquem que saiba da ideias melhor p montar um projeto escolar?
ResponderExcluirAnônimo, bom dia! Você já procurou pesquisar, ler realmente e pensar por si mesmo?
Excluirexiste vários tipos de projetos escolares, como alimentação saudavel, computadores e suas tecnologia,projetos leitura e poesia, regiões e suas cultura entre outros muito bons, ponha em prática e tudo de bom para ti.
ExcluirNos das escolas estaduais brasileiras agradecemos...Quanto ao ao anônimo acima. peço para sair da zona de conforto e procurar crescer por si mesmo...Obrigada.
ResponderExcluirOlá professora Leile, pretendo utilizar parte sua ideia sobre blog escolar; espero que me permita esse privilégio, abraços
ResponderExcluir