quarta-feira, 29 de junho de 2011

RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO DO TÍTULO DE ELEITOR


Os cartórios de Maceió continuarão funcionando no período de 7horas às 19 horas para assuntos diversos da revisão biométrica, com dois servidores por turno.


Ainda de acordo com esta última portaria, desde este primeiro dia e até o encerramento, as pessoas com domicílio eleitoral em Maceió serão recadastrados pelo mês de nascimento. Consequentemente, o atendimento passou a ser da seguinte forma: I - Do dia 13 de junho a 12 de julho serão atendidos os eleitores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro;
II – do dia 13 de julho a 12 de agosto serão atendidos os eleitores nascidos nos meses de março e abril;
III – do dia 15 de agosto a 12 de setembro serão atendidos os eleitores nascidos nos meses de maio e junho;
IV- do dia 13 de setembro a 12 de outubro serão atendidos os eleitores nascidos nos meses de julho e agosto;
V - do dia 13 de outubro a 11 de novembro, serão atendidos os eleitores nascidos nos meses de setembro e outubro;
VI- do dia 14 de novembro a 16 de dezembro serão atendidos os eleitores nascidos nos meses de novembro e dezembro.





A primeira é que nas eleições gerais do próximo ano, dois milhões de eleitores votarão por meio de urnas biométricas. Já a segunda, mais ousada, será o fim do título de eleitor, que num futuro bem próximo, será substiuído pelo novo Registro de Identidade Civil (RIC).

A biometria começou também no mesmo dia, às 8 horas, para os eleitores inscritos nas quatro zonas eleitorais de Maceió (1ª, 2ª, 3ª e 54ª), no prédio do Fórum Eleitoral, na Avenida Fernandes Lima, no Farol.

Depois de completar 10 anos, a inovação da urna eletrônica ganha um aliado: o velho título de eleitor será substituído por uma identificação digital.


O sistema é praticamente a prova de fraudes por ser digital e com foto. Só quem passa com a impressão digital e identificação da foto poderá votar. Nesta primeira fase serão recasdastrados 1.033.057 eleitores dos 43 municípios escolhidos pela Justiça Eleitoral.

Os eleitores de todo o país poderão solicitar o título, pedir a transferência de domicílio e fazer a revisão de seus dados eleitorais pela internet a partir do fim de agosto.

A medida está prevista no cronograma de implantação do projeto Título Net do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com o novo procedimento de solicitação de título de eleitor, o cidadão deverá preencher o formulário virtual no endereço eletrônico do TSE e depois comparecer a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral com o documento de identificação e comprovante de residência, para efetivar o cadastro e retirar o título.


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Velloso, informou que o novo título de eleitor que o Tribunal está confeccionando não terá mais o chip que armazenaria todas as informações do eleitor. O uso do dispositivo foi descartado em função do seu alto custo. O novo título de eleitor terá retrato,e espaço para impressão digital, que só é utilizado pelo eleitor analfabeto,registro geral, CPF,data de nascimento, filiação e tipo sangüíneo.

Para o relator, ainda há vícios no processo eleitoral, fraudes, eleitores fantasmas e outros graves problemas. "A colocação de fotografia do eleitor no título contribuirá para evitar grande número de fraudes, em prol da busca da verdade eleitoral", afirma.

Não será preciso pagar pelo novo documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário