sexta-feira, 17 de junho de 2011

PILATES, RPG E ACUPUNTURA - ALTERNATIVAS PARA TER MAIS SAÚDE









Pilates e seus beneficios

A cada dia o pilates ganha mais adeptos para a prática dos Exercicios pilates, entre eles, estão muitos artistas que precisam manter uma boa forma e exibir uma excelente postura a seu público. Hoje muitas pessoas já sabem dos beneficios de praticar pilates.

A procura por Exercicios pilates é muito grande, isso porque o foco do método pilates é a melhora da saúde, a busca do bem-estar e de maior qualidade de vida, o Método Pilates une o corpo e a mente, e isto é exatamente o que as pessoas procuram no dia de hoje.

Pilates Benefícios1 - Uma ótima maneira de relaxar e bater estresse
Pilates é uma forma suave de exercício que literalmente lhe reintroduz ao seu próprio corpo. E quanto melhor você entender o seu corpo e como ele funciona, mais fácil será para você liberar a tensão, relaxar e combater o stress da vida moderna.

2 - Pilates Melhora seu equilíbrio e coordenação
A prática do Método Pilates ajuda a melhorar o seu equilíbrio e coordenação pelo realinhamento da coluna e fortalecimento do "core". Um melhor equilíbrio e coordenação significa menos lesões. Vem daí o grande sucesso do Método Pilates entre os atletas, bailarinos e esportistas.

3 - Exercicios pilates Sem sofrimento
Muitas pessoas simplesmente não podem nem pensar na rotina de uma academia de musculação, muito menos no esforço físico para ganhar músculos. Método Pilates é uma tecnica de exercício não aeróbico, suave, mas que fornece tônus e fortalece os músculos de dentro pra fora.


RPG
Como a RPG é uma técnica da Fisioterapia, ela só pode ser feita por fisioterapeutas.
Patrícia explica que a diferença entre a fisioterapeuta convencional e a RPG é que a fisioterapia convencional trata o foco da dor e a RPG avalia e trata o paciente globalmente. “ A técnica leva em conta os princípios da casualidade, da individualidade”. “A rpgista explica que cada organismo responde de uma forma específica as doenças e tratamentos.” Por isso, as sessões são sempre individuais, nunca em grupo.

“A única exceção é o Stretching Global Ativo (SGA), para manutenção de altas.” Conforme Patrícia, o paciente deve desconfiar d sessões de RPG em grupo.
A casualidade explica a importância de uma avaliação global. Patrícia comenta que, nem sempre a causa da dor esta no local onde se manifesta.

Baseada em oito posições diferentes, que são treinadas durante sessões de ate uma hora, o paciente reaprende a postura correta, livrando-se das dores. Patrícia comenta que os exercícios físicos realmente são importantes para a boa saúde do corpo e dos músculos, mas alerta que eles deveriam ser praticados sempre após a avaliação e se necessário, sessões de RPG. “ A pessoa que tem algum problema, mesmo que discreto,pode ter sua situação agravada porque os exercícios fortalecem,ou seja, encurtam os músculos, amplificando a deformidade.”

Em geral,a pessoa que recebe alta da RPG esta com seu problema resolvido ( a não ser nos casos muito avançados, em que a técnica ajuda a minimizar a dor). Mas é recomendado o acompanhamento, porque no dia a dia, o paciente pode desaprender as posturas corretas.


ACUPUNTURA
A acupuntura ou acupunctura (do latim acus - agulha e punctura - pontoada é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.

A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.

A tradução causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por: agulhas, dedos (acupressão) caracterizando distintas variantes da técnica de massagem chinesa (tui na, shiatsu (japonês), do-in); stiper (do inglês Stimulation and Permanency - Estimulação Permanente); ventosa (embora seja uma aplicação em diversos pontos simultâneos) ou pelo aquecimento promovido por moxa ou seja, longo tempo de aplicação do fogo", - um bastão de artemísia em brasa, que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. Há, também, o método de estimulação por laser, ainda em estudos.

Ação Central da AcupunturaO estímulo da agulha de Acupuntura atinge áreas do encéfalo mais elevadas, como o Hipotálamo e a Hipófise, promovendo o equilíbrio do funcionamento destes centros. Como a Hipófise é uma Glândula, ocasionalmente chamada de Glândula Mãe, que coordena a função de diversas outras glândulas do corpo, o efeito da Acupuntura sobre este órgão afeta o funcionamento das Glândulas supra renais, da Tireóide, dos ovários, dos testículos, e assim tem ação terapêutica sobre a Hipertensão arterial, Dismenorréia, Tensão pré-menstrual, disfunções da Libido, e outras patologias.

Considerando que a colecistocinina é estimulante da secreção ácida do estômago, temos daí a compreensão do efeito benéfico da acupuntura sobre as gastrites, úlceras e na Doença de refluxo gastroesofágico.

Modalidade da acupuntura voltada para o tratamento de transtornos psicológicos e bem estar emocional. No Brasil, a resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 05/2002 reconhece a acupuntura como prática útil e eficiente ao trabalho do psicoterapeuta e permite ao psicólogo utilizar a acupuntura desde que seguindo as especificações técnicas e éticas adequadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário