quarta-feira, 15 de junho de 2011

MAL DE ALZHEIMER - DOENÇA QUE MATA DUAS VEZES


Vou explicar minha teoria, minha mãe teve mal de alzheimer aos 50 anos, ninguém esperava por isso, a verdade é que perdemos ela duas vezes, a primeira vez quando ela deixou de ser a mãe e passou a ser uma criança, ter um comportamento infantil,não entrava mais em contato com o nosso mundo,vivia alheia a tudo, seu olhar era fixo,trocava os nomes dos familiares,depois deixou de se comunicar, não falava mais. Foram oito anos de doença, apenas com a presença física, porque a alma parecia bem distante de nós e por fim a segunda e definitiva morte, a matéria (o corpo). Já assistiu O diário de uma paixão? Ou Compromisso precioso? É um retrato cruel dessa doença. Filmes excelentes, indico.


O Mal de Alzheimer foi descrito pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer.

Atualmente, em todo o mundo existem entre 17 e 25 milhões de portadores de Alzheimer, o que representa 70% do conjunto de doenças que afetam a população geriátrica. O Mal de Alzheimer deteriora algumas regiões do cérebro, que alteram o comportamento físico, mental, a linguagem, entre outros, levando a demência.


Ele atinge pessoas a partir dos 50 anos de idade, porém é mais comum depois dos 60. Ainda não se descobriu a cura e também não há um exame específico para detectar o problema. Essa doença prejudica a relação de sociabilização da pessoa, tanto da sociedade com a pessoa e vice-versa, pois o Alzheimer leva ao esquecimento de familiares, hábitos, lugares, entre outros.

Com o avanço da doença a pessoa torna-se dependente como um bebê. Segundo a geriatra Regina Quintanilha de Almeida Vasconcelos, que atua na área há 14 anos, o Mal de Alzheimer possui três fases: a fase inicial, a intermediária (que se divide em leve e grave) e a terminal.

Fase inicial: há somente alguns esquecimentos que não atrapalham a convivência. O doente ainda é independente. Existem dois tipos de esquecimento: o esquecimento de uma pessoa normal e de um portador de Alzheimer. Por exemplo: uma pessoa normal lembra-se que esqueceu um lápis na mesa, já a pessoa que tem Alzheimer não lembra-se que deixou o lápis em cima da mesa.

Fase intermediária leve: o doente começa a depender de outra pessoa. Nessa fase ainda há momentos de lucidez. Trata-se de uma criança de mais ou menos de 08 anos, pois outra pessoa precisa lembrar de algumas rotinas, como tomar banho, por exemplo.

Fase intermediária grave: exige um cuidado intenso, porém o doente ainda pode ajudar em suas atividades. Nessa fase, há uma dificuldade maior de socialização e a perda de memória é mais intensa.

Fase terminal: o doente está completamente dependente de outra pessoa. Nesse momento, ele já está de cama, tem dificuldade em comunicar-se, alimentar-se, higienizar-se, entre outras. Muitos dos portadores não chegam a essa fase, pois morrem antes, devido a outras doenças, como diabetes, hipertensão, câncer, entre outras.

O Mal de Alzheimer é uma doença hereditária. Se existe um caso da doença, pode ser que outra pessoa venha a ter o Alzheimer, isso não significa que outros familiares terão a doença.

Algumas das características do Mal de Alzheimer é a lembrança do passado causando o esquecimento do presente e também a perda de peso. "Alguns pacientes em fase terminal chegam a pesar entre 30 a 40 quilos", diz a geriatra.

Não há prevenção para o Mal de Alzheimer, porém especialistas recomendam exercícios contínuos para o cérebro como leitura, palavras-cruzada, etc. Fique atento a todos os sintomas da doença, pois se for detectada no início, medicamentos poderão minimizar alguns dos sintomas da doença e assim oferecer ao paciente uma melhor qualidade de vida.Na fase inicial da doença, a pessoa afetada mostra-se um pouco confusa e esquecida e parece não encontrar palavras para se comunicar em determinados momentos; às vezes, apresenta descuido da aparência pessoal, perda da iniciativa e alguma perda da autonomia para as atividades da vida diária.
Na fase intermediária necessita de maior ajuda para executar as tarefas de rotina, pode passar a não reconhecer seus familiares, pode apresentar incontinência urinária e fecal; torna-se incapaz para julgamento e pensamento abstrato, precisa de auxílio direto para se vestir, comer, tomar banho, tomar suas medicações e todas as outras atividades de higiene. Pode apresentar comportamento inadequado, irritabilidade, desconfiança, impaciência e até agressividade; ou pode apresentar depressão, regressão e apatia.
No período final da doença, existe perda de peso mesmo com dieta adequada; dependência completa, torna-se incapaz de qualquer atividade de rotina da vida diária e fica restrita ao leito, com perda total de julgamento e concentração. Pode apresentar reações a medicamentos, infecções bacterianas e problemas renais. A doença de Alzheimer não afeta apenas o paciente, mas também as pessoas que lhe são próximas. A família deve se preparar para uma sobrecarga muito grande em termos emocionais, físicos e financeiros. Também deve se organizar com um plano de atenção ao familiar doente, em que se incluam, além da supervisão sociofamiliar, os cuidados gerais, sem esquecer os cuidados médicos e as visitas regulares ao mesmo, que ajudará a monitorar as condições da pessoa doente, verificando se existem outros problemas de saúde que precisem ser tratados.


O Alzheimer é quatro vezes mais comum em analfabetos do que em pessoas com mais de oito anos de estudo formal.


O QUE VOCÊ PODE FAZER POR ALGUÉM QUE ESTÁ COM ESSA DOENÇA?
DÊ MUITO CARINHO, AMOR E ATENÇÃO, ALÉM DOS CUIDADOS MÉDICOS.

4 comentários:

  1. Minha irmã, como é do meu conhecimento foi tudo muito difícil e vc acompanhou bem de perto. Já falamos inúmeras vezes sobre o assunto e até hoje trago o vazio dentro de mim.

    ResponderExcluir
  2. Não fique assim, tudo o que acontece é da vontade de Deus, um dia vc terá sua oportunidade com ela,eu acredito nisso. bjos meu querido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me chamo Karine
      Muitas pessoas também pensam como você. Mas, a bíblia descreve Deus como alguém amoroso, que ama sua criação humana e que odeia o que é mau (1 João 4:8, Tiago 1:13). Então, será mesmo que a morte de alguém é da vontade Dele? Quando tiver oportunidade, acesse esse link:

      https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/boas-noticias-deus-voce/porque-deus-permite-maldade-sofrimento/

      Nesse artigo, poderá saber saber respostas à perguntas do tipo: Por que Deus permite o sofrimento?, Qual é o propósito de Deus para nós, humanos? Como podemos escolher o Governo de Deus?

      Também recomendo esse link aqui:

      https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/wp20140701/por-que-pessoas-boas-sofrem/

      Tenha um bom dia

      Excluir
  3. e uma coisa muito triste a minha mae esta
    com esta doenca em estado avancado ja nao conhece mais os filhos nao anda mais come por uma sonda e muito triste ver uma pessoa que era tao ativa numa situacao dessas so por deus mesmo.
    .

    ResponderExcluir