terça-feira, 14 de junho de 2011

O QUE VOCÊ ACHA DOS PIXADORES?




Tag é um termo que deriva da denominação utilizada pelos grafiteiros e tem origem em Nova York, e quer dizer assinatura. O tag reto foi difundido pelos "pixadores" de São Paulo e é mais que uma assinatura, já se tornou um estilo de letra. Surgiu como elemento diferenciador dos grupos de "pixadores" que foram buscando desenhos próprios para as letras. Esse estilo de letra é caracterizado por letras retas, alongadas e pontiagudas, que procuram ocupar o maior espaço possível no suporte, o surgimento deste estilo de letras típico de São Paulo é único no mundo.Pichação é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos, usando tinta em spray aerossol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo rolo de tinta.

No geral, são escritas frases de protesto ou insulto, assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor, embora a pichação seja também utilizada como forma de demarcação de territórios entre grupos – às vezes gangues rivais. Por isso difere-se do grafite, uma outra forma de inscrição ou desenho, tida no Brasil como artística, embora em línguas como a língua inglesa o termo graffiti seja unificado e sirva para ambas as formas de expressão.







2 comentários:

  1. Olá leile, sou admirador das duas formas de manifestação artística (infelizmente, ambas são marginalizadas). Os grafiteiros são politizados, utilizam a arte para protestar contra a mídia. Muita gente fica “P” da vida, porque não gosta de ver sua casa pintada com uma obra de arte que não é do seu agrado. Já os pichadores, são os excluídos (é a voz da rua). Eles usam apenas as letras. Sou a favor de toda manifestação de protesto contra os meios de comunicação da burguesia, de repúdio a todas as formas de exclusão!!! Um abraço forte!!!

    Roberto Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Beto!Só acho que a cidade fica ainda mais feia pichada, ela já é abandonada pelos governantes,acho que deveria ter um espaço para eles. Já imaginou a nossa casa pichada por eles? Sou a favor de manifestações, participo de greves, mas sujar a casa dos outros, é demais! Existem várias formas de protestar.Obrigada pela sua participação meu amigo! bjos

    ResponderExcluir