terça-feira, 7 de junho de 2011

ELEIÇÃO PARA REITOR NA UFAL - MUDANÇAS JÁ!!!







Além do atual vice-reitor Eurico Lôbo, são candidatos a sucessão da atual reitora, Ana Dayse Dórea, os professores Paulo Vanderlei e Valéria Correia.

A eleição para a reitoria da Ufal acontece no próximo dia 8 e está gerando bastante disputa entre os eleitores dos três candidatos que disputam o título de reitor. A previsão é que o resultado saia no mesmo dia da votação.

Antes de travar o debate em torno das candidaturas para reitor da UFAL, devemos questionar a função de tal papel dentro da instituição. Por isso, perguntamos: qual o papel do reitor dentro da universidade? O cargo de reitor representa um braço do governo dentro da instituição, incluindo suas competências administrativas, isso significa que tal função está diretamente subordinada às ordens governistas e que o reitor, como representante direto do governo, tem de implementar os ditames de seu superior, leia-se Reforma Universitária. É também por este motivo que nenhuma candidatura que abarque os anseios do Movimento Estudantil foi lançada.

Ana Dayse, atual reitora da UFAL, traz como principais pontos da campanha suas realizações nesses últimos quatro anos, dentre as quais estão: o aumento do número de vagas no RU (Restaurante Universitário), a melhoria estrutural do Campus, o aumento da segurança, a interiorização da universidade, a implementação do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) e a qualidade da Biblioteca Central.

Entretanto, é necessário prestar alguns esclarecimentos à "magnífica", pois nunca é demais recordar que foram necessárias duas ocupações, uma em 2005 e outra em 2007, para que o número de vagas no RU fosse aumentado. Com relação às melhorias estruturais do Campus, de fato é correto admitir que houve uma tentativa de melhorar a drenagem na UFAL, mas afirmar que o "Campus não inunda em tempos de chuva" é não andar por todo ele. Prova disso é que em frente ao bloco de Comunicação Social (COS) foi realizado um processo que facilitou a drenagem das águas das chuvas, contudo o que se verifica é que metros à frente, entre o Bloco 13 e o COS, formam-se grandes poças d'água que continuam a dificultar a passagem dos estudantes.

O projeto de segurança deve ser analisado com cuidado. Paira a dúvida sobre do que se faz segurança: de tudo o que se encontra na UFAL – inclusive e principalmente os estudantes – ou apenas do patrimônio material. O mesmo cudado deve ser adotado quando o tema em pauta for a interiorização da UFAL. Isso porque as coisas não estão tão bem como nos comunica a reitoria, pois não há infra-estrutura adequada para que aulas sejam ministradas, os alunos não têm acesso à biblioteca e nem a computadores dentro de seus respectivos pólos.

Todo estudante da universidade sabe que o acervo da Biblioteca Central está defasado, mas também reconhece as melhorias estruturais realizadas no local. A BC ainda está muito longe de ser uma referência em termos de qualidade, visto que além de defasado, o acervo está em sua maioria em péssimas condições (alguns livros chegam aos discentes até com páginas soltas).

A reitora Ana Dayse Dórea deixa o cargo após oito anos no comando da maior instituição de ensino superior do Estado.

Desde o início da campanha, a eleição ao cargo de reitor da Ufal tem cara de disputa majoritária. A campanha é, provavelmente, a mais tumultuada dos últimos 16 anos.

A eleição ao cargo de reitor conta com cerca de 29 mil eleitores, divididos em uma eleição paritária, com votos divididos entre professores, técnicos e estudantes. Para isso, serão distribuídas entre 70 a 80 urnas eletrônicas em todas as Unidades de Ensino. Caso seja necessário, o segundo turno será no dia 15 de junho.

CADA ESTUDANTE PRECISA AVALIAR COM MUITA SENSATEZ, AS PROPOSTAS DOS CANDIDATOS, PARA EVITAR ARREPENDIMENTO NO FUTURO. ESSA É A HORA. VOTE CERTO!

3 comentários:

  1. Eurico ganhou, resta-nos desejar boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, resta-nos desejar boa sorte... vamos precisar de muuuuuita... ¬_¬

    ResponderExcluir
  3. Aluno de Direito Ufal
    Eu não diria “laranja” mais uma oposição desunida, graças a isso a Ufal sofrera mais quatro anos de máfia vermelha ou “VIVA,” vocês perderam por falta de união dialogo e orgulho mesquinho do poder, falta na oposição na Ufal amor pela instituição e que isso vocês tem que aprenderem com a situação eles cederam para se manter mamando nas tetas da Ufal e vocês ainda não aprenderam essa lição, porque não Barbirato ou Toiolo ate um cachorro ganhava, não foi um cachorro mais um lobo! Ai ta o mapa da vitoria união valeria e Paulo separado não chega a lugar nenhum tem que unir o interior que é o Paulo com a capital que é a valeria ai sim existira uma vitoria... Ate La muita luta porque Eurico vai fazer os três seguimentos sentir saudade da “ANA DEUSA”!!!
    ** Parabéns “Hu” tiveram coragem de enfrentar a direção ganho com competência! Paulo Teixeira e Ana Deise não foram suficientes!
    **Parabéns CECA ali nem foram fazer campanha, La a oposição pelega é muito fraca e ultrapassada, se conta nos dedos e não preenche as mão, mais tem um tal de Zé Roberto quer ser diretor, esse La não se cria é um bobo da corte “VIVA”
    **Adufal e Sintufal esses sim mostraram como funciona sindicatos “PELEGOS, ” Foi Vergonhoso!
    **Consuni outro circo de marionetes bem pagos e omissos com discursos previamente aprovado pela reitor!!
    **DCE dividido que nem a oposição na Ufal, correnteza quebrada e outras grupos sem rumo sem um ideal o movimento já foi mais forte em outras épocas!
    ** O COS diz na integra como é a comunicação em nosso estado, uma comunicação de matérias pagas, e como a reitora manda na mídia alagoana!
    ** as Unidades acadêmicas, só pensa no próprio umbigo não esta nem ai pros outros, quem tiver mais influencia com a gestão que vença! Esse é o motivo das humanas, praticamente não existir e formarem profissionais desqualificados!
    ** Poderia falar mais especificamente do ICBs e outros unidades acadêmicas, mal dirigida e pelega mais fica para próxima!

    ResponderExcluir