domingo, 12 de junho de 2011

HOTEL ATLANTIC - ENCONTRO SOBRE EDUCAÇÃO




NA QUARTA E QUINTA-FEIRA, ESTAREI PARTICIPANDO DE UM ENCONTRO, SOBRE EDUCAÇÃO.

O prefeito Cícero Almeida e secretários municipais conheceram, nesta segunda-feira (13) o programa Cidade Educar, num evento que aconteceu no auditório do Hotel Maceió Atlantic, na Jatiúca, e contou com a presença de diversos convidados. A ação é uma promessa de ganho na qualidade da educação pública de Maceió e foi concebida a partir do processo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação (MEC), Programa das Nações Unidas para a Educação (Pnud) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os detalhes do programa Cidade Educar serão apresentados durante toda a semana aos diversos públicos envolvidos diretamente com a ação. A apresentação da manhã de hoje foi voltada aos secretários municipais e, à tarde, aos vereadores. Nesta terça, o público será composto pelos servidores da sede da Semed, nos dois horários e prossegue até sexta.

De acordo com o secretário Thomaz Beltrão, o programa proporcionou ao município o recebimento imediato de quatro produtos oferecidos pelo MEC. “A partir de agora, teremos o mapeamento da rede de ensino de Maceió; a informatização de toda a rede, com o software i-Educar; a readequação das ações do Programa de Ações Articuladas (PAR); e a nova estrutura organizacional da Semed”, explica Beltrão.

O programa Cidade Educar representa um esforço dos entes federados para a superação das dificuldades atestadas pelos números do Índice de Educação Básica (Ideb), com vistas a melhorar a qualidade da educação pública da capital. Outro ganho substancial com a efetivação das ações propostas no convênio, a partir de agora, está no fato de descartar qualquer interferência de parlamentares federais para a liberação de recursos públicos.

Isso ocorrerá porque todos os recursos necessários às ações estão garantidos no orçamento do MEC. “Só para ter ideia dos investimentos futuros, até o final da atual gestão municipal teremos entre 20 e 25 escolas novas construídas. O trabalho de nove meses do pessoal do MEC/Pnud em Maceió nos trará um salto de qualidade”, avalia Thomaz Beltrão.


Segundo o coordenador geral do termo de cooperação MEC/Pnud, Laudo Bernardes, Maceió está num momento de muito sucesso, porque demonstra a capacidade de superação de suas dificuldades. “É uma maneira de trazer a sociedade para discutir os problemas da educação”, afirma ele. Bernardes garante que serão implantadas decisões operacionais, administrativas e políticas para mudar a forma de gerenciamento da educação pública.

O prefeito Cícero Almeida participou do evento, durante a manhã, e reforçou as declarações do secretário de Educação. “Está se iniciando um grande projeto para a educação da capital. Não tenho dúvidas disso”, resumiu Almeida.

O Cidade Educar representa um trabalho interinstitucional com propostas de mudança educacional, voltado para a população de Maceió. As propostas foram elaboradas pela equipe da Semed, com o apoio técnico do Pnud, para possibilitar a elaboração e implantação de um conjunto de ações com vistas à universalização do acesso à educação básica, garantia permanente dos alunos nas escolas e a construção da qualidade da aprendizagem escolar, envolvendo nesse processo todos os segmentos sociais e políticos.

3 comentários:

  1. Oia pra ela, toda importante.
    Vai lá e arrasa. ;D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei ter participado desse evento, tive a oportunidade de conhecer 17 ações que serão realizadas em benefício da educação.

    ResponderExcluir