sábado, 30 de julho de 2011

VOCÊ CONHECE O PNUD?

Representante e Administrador

Desde abril de 2010, o Representante Residente do PNUD no Brasil é Jorge Chediek. Sua função é a de representar o PNUD no Brasil e coordenar as atividades, programas e operações da agência no país. Além desta função, o Representante Residente atual atua igualmente como Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil. (mais informações sobre o Sistema ONU no Brasil).

Através dessa coordenação, o PNUD busca garantir que os recursos da ONU e de seus projetos sejam usados da forma eficaz, além de auxiliar o governo, a sociedade civil e os parceiros do setor privado a alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Quem comanda a rede de 166 agências do PNUD ao redor do mundo é a administradora do PNUD. O cargo é ocupado desde 2009 por Helen Clark. Cada gestão do órgão tem um período de cinco anos de duração.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, presente em 166 países. Seu mandato central é o combate à pobreza. Trabalhando ao lado de governos, iniciativa privada e sociedade civil, o PNUD conecta países a conhecimentos, experiências e recursos, ajudando pessoas a construir uma vida digna e trabalhando conjuntamente nas soluções traçadas pelos países-membros para fortalecer capacidades locais e proporcionar acesso a seus recursos humanos, técnicos e financeiros, à cooperação externa e à sua ampla rede de parceiros.

Em 2000, líderes mundiais assumiram o compromisso de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que incluem reduzir a pobreza extrema pela metade até 2015. No PNUD Brasil, há um enfoque especial para encontrar e compartilhar soluções em três áreas principais:

Governança Democrática
Redução da Pobreza
Energia e Meio Ambiente
Em todas as suas atividades, o PNUD encoraja a proteção dos direitos humanos e a igualdade de gênero.

No Brasil há mais desde o início da década de 60, criando e implementando projetos, o PNUD busca responder aos desafios específicos do Brasil e às demandas do país através de uma visão integrada de desenvolvimento. Os temas centrais de atuação do PNUD Brasil são a modernização do Estado, o combate à pobreza e à exclusão social, a conservação ambiental e uso sustentável de recursos naturais.

A intervenção do PNUD em políticas sociais tem cinco focos definidos: a implementação de políticas que visam fortalecer setores críticos para o desenvolvimento humano; o apoio às políticas de descentralização e empoderamento nos municípios; a promoção dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio e do desenvolvimento humano sustentável; o desenvolvimento de capacidade institucional nos governos federal, estaduais e municipais; e a construção de novas redes e parcerias com o setor privado e a sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário