quinta-feira, 21 de julho de 2011

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE OS MORADORES DE RUA?






O Albergue Municipal Professor Manoel Coelho Neto, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), continua trabalhando intensamente para atender diariamente moradores de rua que procuram o local, localizado no bairro do Poço.


Assim que chegam, os moradores de rua são recebidos por uma equipe multidisciplinar formada por monitores, que orientam os albergados, além de psicólogos e assistentes sociais. Os profissionais fazem o encaminhamento para identificar o real problema das pessoas que buscam os serviços do local, como aquelas que precisam retornar à cidade de origem, ou até mesmo não têm um local para morar.

O albergue abre as portas às 17h, horário em que começa a registrar os albergados. A partir das 18h30, é servido um jantar, ficando a cozinha aberta até 21h, para atender os retardatários. Após o jantar, é realizado um trabalho com uma psicóloga que desenvolve atividades com argila e pintura, com o objetivo de despertar os sentimentos e emoções de cada um.


Quando acordam, a partir das 6h30, os abrigados tomam um café da manhã e, às 8h, é hora de fechar as portas e começar a arrumar a casa, para que às 17h esteja tudo pronto para, novamente, receber os albergados.



PROJETOS


No ano passado foram desenvolvidos projetos e atividades para sensibilizar os moradores de rua em relação aos perigos das drogas, identificando os fatores de risco e fazendo também encaminhamentos para o tratamento de dependência química.


A coordenação dos projetos também se preocupou em realizar uma busca para identificar as famílias desses moradores, a fim de que eles pudessem participar no resgate dos vínculos familiares e na recuperação da dependência química.


Este ano, a Semas dará continuidade aos trabalhos em prol das pessoas que vivem nas ruas, buscando proporcionar a elas uma vida mais digna e livre das drogas.

Fonte:Ascom/Maceió

ASSISTI NO SBT ONTEM A NOITE,A REPORTAGEM SOBRE MORADORES DE RUAS E ALBERGUES.
É LAMENTÁVEL QUE FALTEM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MINIMIZAR ESSA SITUAÇÃO QUE CRESCE A CADA DIA.
E O PIOR É VER GENTE QUE UM DIA TEVE TUDO O QUE NÓS TEMOS: FAMÍLIA, TRABALHO,ENTRE OUTRAS COISAS E HOJE ENCONTRAM-SE NAS RUAS, SEM NADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário