sexta-feira, 1 de julho de 2011

RELÂMPAGO MATA 18 CRIANÇAS NUMA ESCOLA DA ÁFRICA






Relâmpago mata 18 crianças no Uganda e 11 na Nigéria

Kampala - Cerca de trinta pessoas foram mortas por relâmpago em dois países africanos: 18 crianças numa escola primária no Uganda e 11 pessoas na Nigéria, indicaram hoje (quarta-feira) fontes locais.



No Uganda, o relâmpago atingiu terça-feira a escola primária Runyang no distrito de Kiryandongo, cerca de 225 km de Kampala, matando 15 meninas e três rapazes, indicou à AFP a porta-voz da polícia, Judith Nabakooba. Cerca de 80 alunos ficaram feridos.

Os feridos foram levados para um hospital nos arredores, mas 15 deles, os mais afectados, foram transferidos para o hospital Mulago" de Kampala, na capital, acrescentou.



Segundo a imprensa local, 21 outros alunos foram enterrados terça-feira depois de terem sido mortos por um relâmpago numa escola no distrito de Zombo, cerca de 380 km ao norte de Kampala, mas a polícia não confirma essa informação.



A porta-voz da polícia não foi capaz de estabelecer um balanço de mortes por relâmpago nas últimas semanas, mas o jornal ugandês Daily Monitor contabilizou 28 mortos e dezenas de feridos nos últimos sete dias.



O Uganda registou nas últimas semanas fortes chuvas e tempestades, o que é incomum nesta época do ano.



Na África Ocidental, na Nigéria, 11 pessoas também foram mortas terça-feira após serem atingida pelo relâmpago, segundo a Cruz Vermelha e responsáveis locais.



Oito agricultores morreram e 12 ficaram feridos perto da aldeia de Balanga no Estado de Gombe, indicou à AFP um funcionário da Cruz Vermelha, Bala Ahmed.



"Os agricultores estavam a trabalhar quando começou a chuver. Eles buscavam abrigo debaixo de uma árvore que foi atingida por um raio", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário