quarta-feira, 27 de julho de 2011

GOLPES NAS REDES SOCIAIS. NÃO VACILE, ESTEJA ATENTO!

SE VOCÊ SE PREVENIR E TOMAR CERTOS CUIDADOS, ISSO NÃO OCORRERÁ, MUITA GENTE FACILITA E PASSA UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES:ONDE MORA,TRABALHA, FAMÍLIA, FOTOS DA CASA,SE ESTÁ SÓ, QUANDO VAI VIAJAR, ENTRE OUTRAS COISAS.
ESTEJA ALERTA, VOCÊ ESTÁ USANDO A REDE DE FORMA INGÊNUA, ENQUANTO O OUTRO TIRA PROVEITO FAZENDO MALDADE.



Homem que usou o Facebook para perseguir mulheres em 17 estados é condenado



Rebecca Porphírio
GLOBO.COM


George Bronk, 24 anos, foi condenado a quatro anos de cadeia por usar o Facebook para invadir a conta de muitas mulheres. O morador da Califórnia procurava, nos perfis da rede social, por pistas que o levassem a descobrir as senhas dos emails de suas vítimas.

Assim que encontrava dados, o hacker invadia os computadores e procurava por conteúdo erótico. Bronk chegou a enviar imagens das mulheres a seus maridos, namorados e colegas de trabalho. O jovem hacker fez mulheres em mais de 17 estados dos Estados Unidos de vítimas.

“O caso é um bom exemplo das consequências do ciberespaço.Tudo reverbera no mundo real”, disse o juiz da Corte Superior de Sacramento, Lawrence Brown. “Invadir o perfil de uma pessoa não difere em nada de invadir a casa de alguém”.

Bronk foi acusado por invasão, falsidade ideológica e posse de material pornográfico ilegal e sentenciado a quatro anos e seis meses de cadeia. A advogada do acusado disse que seu cliente sentia remorso por tudo que havia feito.


Golpes via redes sociais cresceram 90% em 2010
Por PC Advisor / EUA
Publicada em 20 de janeiro de 2011 às 10h40

De acordo com relatório, dois em cada cinco perfis já receberam algum tipo de malware enviado por meio de sites como Facebook e Twitter.
De acordo com um relatório apresentado pela empresa de segurança online Sophos, dois em cada cinco perfis de rede social já receberam algum tipo de malware enviado por meio de sites como Facebook e Twitter.

Em comparação a 2009, esses números representam um aumento de 90% na tentativa e eventual sucesso dessas infecções digitais. Dessas, 67% foram resultado de spam em redes sociais e outros 43% foram vítimas de um ataque de phishing nelas.

De acordo com Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia na Sophos, a modalidade dos ataques mudou radicalmente. “Hoje usam aplicativos escondidos, sequestro de cliques e pesquisas fajutas. Tudo isso era desconhecido há dois anos. Agora, essas ameaças estão pipocando todos os dias por todas as redes sociais, como Facebook”, diz.

Cluley acredita que a culpa pela onda de ataques não é apenas responsabilidade dos gestores da rede social. “Por que o Facebook não toma uma providência contra esse fenômeno? Mas também cabe às pessoas serem mais cuidadosas ao decidirem clicar em algo e ao informar dados pessoais”, alerta.

A pesquisa revela que mais de a metade dos usuários infectados têm acesso irrestrito às redes sociais a partir dos computadores no local de trabalho. Mesmo com quase 60% dos entrevistados cientes do fato do acesso a essas redes poder ser perigoso para a rede corporativa e outros 57% preocupados com a quantidade de informação que os colegas espalham, o banimento das redes sociais do ambiente de trabalho é um acontecimento cada vez mais raro.

“As empresas reconhecem o valor intrínseco das redes sociais, que podem ajudar a promover as marcas e ser usadas para realizar campanhas de marketing”, completa Cluley. “Se sua empresa não estiver no Facebook e a concorrência, sim, haverá uma razoável desvantagem. Todavia, cabe avaliar os riscos de participar desses círculos sociais”.

No relatório, a Sophos informa que um ataque realizado via Twitter foi a mais bem sucedida infecção em redes sociais no ano passado.

Era setembro de 2010 quando o “onMouseOver worm” atacou a rede. Bastava um usuário passar por cima de uma mensagem no site do Twitter que imediatamente abriam janelas de diversos sites.

Outra ameaça que fez a festa na rede em 2010 foi a onda de falsos antivírus.

2 comentários:

  1. Nunca é demais reforçar certas dicas...

    - Todas as redes sociais oferecem recursos de privacidade, alguns exemplos: limitar o acesso a fotos e publicações à amigos de amigos, amigos ou só algumas pessoas que você mesmo escolhe. Saiba sempre como usar esses recursos e não hesite em fazer.

    - Se fosse pra ficar anônimo, não criava conta na rede. Portanto, nada demais colocar seu nome, onde você estuda, etc. Mas é sempre bom ter cuidado, e usar sempre a informação mais genérica possível. Ex.: Se a pergunta for "Onde mora", prefira dizer "Maceió" em vez de "Jatiúca, próximo à praça Vera Arruda, terceira rua sentido praia". Evite colocar CEP, até porque ninguém vai olhar seu perfil pra lhe mandar uma carta.

    - Número de telefone em rede social... pra quê? A própria rede oferece recursos (no orkut, recados, no facebook, mural...), e você pode disponibilizar também seu e-mail (se a pessoa já está na internet, pode entrar em contato com você por ele). Deixa o telefone pra disponibilizar apenas a quem você conhece pessoalmente, ou à clientes da sua empresa, negócio, etc, desde que você tenha certeza de que vai ser necessário o contato por este meio. E mais: quem realmente lhe conhece e PRECISA ligar pra você, em 99% dos casos, já tem seu telefone.

    - MAIS IMPORTANTE: Seja inteligente. O suficiente pra desconfiar de qualquer pessoa que aparece "do nada" sabendo tudo sobre você e dizendo que lhe conhece de tal lugar. Tenha consciência do que você anda publicando na internet, desde as informações básicas até post como "Vou comer uma pizza agora". Algumas informações podem ser usadas por gente mal intencionada pra se aproximar de você; daí você acredita, aceita como amigo, libera acesso delas aos seus dados... Logo logo ela se torna sua "amiga virtual" e você passa a confiar demais numa pessoa que você nunca viu... Isso se chama "Engenharia Social" e é uma das técnicas mais eficientes para fazer vítimas na internet, e com as redes sociais em alta as pessoas acabam ficando mais vulneráveis.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Clenisson! Uma verdadeira aula de como se prevenir de gente mal intencionada.Obrigada pela participação!

    ResponderExcluir