quinta-feira, 14 de julho de 2011

ELEIÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS - UM SONHO, UM PROJETO E O GRANDE DESAFIO!




ESTIVE PRESENTE NESSE EVENTO E TERÇA-FEIRA ESTAREI NA ESCOLA, REUNIÃO SOBRE A ELEIÇÃO DE DIRETORES E VICE. GRANDE PROJETO!

O processo eleitoral para eleição de diretores e vice-diretores de escolas da rede municipal será lançado nesta quinta-feira (14), às 9h, no Ginásio Tenente Madalena (Bom Parto). São 120 unidades envolvidas no processo de seleção, o que representa uma renovação de gestão em mais de 80% da rede municipal.

Desde 1993, a gestão democrática é uma prática de administração das escolas públicas no município de Maceió, consolidando a política de descentralização e a fiscalização dos recursos públicos. Para o secretário adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, ao adotar a gestão democrática nas escolas públicas, Maceió abdica do modelo tradicional da administração escolar, redefinindo os papeis e colocando a comunidade em posição democrática.


“Maceió é uma das poucas cidades que vêm trabalhando o processo de democratização num ambiente tradicionalmente autoritário”, enfatizou. “Enquanto serve de exemplo, ao mesmo tempo impõe desafios, porque permite que se estabeleçam nas escolas parâmetros de convívio que exigem preparação cidadã”, acrescentou o secretário adjunto.

Durante a solenidade, a Comissão Eleitoral Central vai apresentar a agenda eleitoral, compreendendo prazo de inscrição das chapas, período de campanha dos candidatos e a data de votação, programada para o dia 19 de outubro

A Comissão Eleitoral Central para a eleição de diretores e vice-diretores das unidades de ensino da rede municipal para o quadriênio 2012/2016 realizou ontem sua primeira reunião, com todos os segmentos que compõem a comissão, para discutir assuntos ligados ao pleito.

Ao todo, a comissão é composta por 12 representantes divididos em quatro segmentos: Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (Uesa) e pais e alunos das escolas públicas.

O secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, esteve na reunião e garantiu, por parte do gabinete, todo apoio necessário ao pleito. “Essa é a primeira eleição de nossa gestão e temos todo o interesse de que ela ocorra da melhor forma possível, garantindo aos seus participantes todos os direitos constitucionais”, afirmou Nascimento.

Para a diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Elaine Oliveira, o objetivo é garantir a estrutura necessária para o sucesso da eleição. “Temos condições de mostrar a maturidade e os avanços que este processo simboliza. Vamos garantir a tranquilidade e a transparência para que as eleições possam alcançar o nosso objetivo, que é o da democracia”, disse.

Segundo o diretor do Departamento de Gestão Democrática, Harry Guerra Clark, o estímulo à democracia na escola é um dos principais objetivos do departamento. “Todos os segmentos da escola participam do processo e essa participação não se restringe à eleição. Ela deve ser efetiva durante toda a gestão, com a atuação nos conselhos escolares fazendo da vivência escolar um verdadeiro exercício de cidadania”, explicou.

O cronograma das eleições deverá estar pronto no início de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315 4580.

Os estudantes de cem escolas municipais poderão votar no horário das 8h às 18 e, nas unidades que funcionam os três turnos, a eleição se estenderá das 8h às 21h. Doze escolas têm duas chapas concorrendo, nas demais há apenas uma chapa participando do processo. O mandato dos cargos de diretor e vice-diretor será de quatro anos, podendo a chapa vencedora concorrer à reeleição no pleito seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário