quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CARRO ESTACIONADO EM CIMA DE CALÇADA...CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO, POR FAVOR!

É ABSURDO DEMAIS! SEM NOÇÃO O MOTORISTA QUE ESTACIONA EM CIMA DA CALÇADA. QUANTA GENTE MAL EDUCADA! PRECISAMOS TER MAIS CONSCIÊNCIA DOS NOSSOS ATOS IMPRUDENTES E DOS TRANSTORNOS QUE CAUSAMOS AOS PEDESTRES.


RIO - Alvo de reclamação frequente dos internautas, carros estacionados em cima de calçadas da cidade do Rio foram flagrados mais uma vez por leitores do GLOBO, que enviaram fotos e relatos para o Eu-Repórter, a seção de jornalismo participativo do jornal. Em comum, a indignação com a falta de respeito de motoristas, que parecem não se importar com a dificuldade de passagem imposta aos pedestres.

Caminhando pela movimentadíssima Avenida Washington Luiz, tive que passar pela pista, onde os carros transitavam em alta velocidade, pois na calçada, onde eu deveria estar andando, estavam estacionados dois automóveis de uma agência de carros. É muito comum essa agência estacionar seus veículos à venda lá ou permitir que clientes estacionem na calçada. Não é possível que a gente se depare com tamanha irresponsabilidade.


"Motoristas ignoram as leis de trânsito em Jacarepaguá. O carro em cima da calçada impede o acesso de pedestres. Segundo informações de comerciantes próximos, essa infração é comum e o guarda municipal nada faz, sempre. Ele deveria punir os infratores, que impedem a população de ter acesso livre às calçadas", escreveu Manoel.

Bom, andei lendo na internet pessoas que estacionam em calçadas, são autuadas e ainda têm dúvida se é infração. Puxa, será que não percebem, logicamente, que a calçada é a via para os pedestres, que são o elemento mais vulnerável do sistema de trânsito?! Tem pessoas que dizem "mas a calçada é minha", bom, a calçada pode até ser sua, só que você é o responsável pela manutenção deste passeio para o trânsito de pedestres. O Código de Trânsito Brasileiro é bem claro com relação a esta infração, e estacionar na calçada pode ser configurado apenas um pneu sobre a mesma...

Semana passada eu estava voltando para casa aqui em São Paulo (de bike), quando vejo na R. Borges Lagoa, entre a Av. Ibirapuera e a Ascendino Reis, um carro atravessado na calçada, cobrindo-a totalmente. O pior é que naquela região há vários hospitais, incluindo um da AACD, ou seja: muitos pedestres com deficiência de mobilidade. Absurdo. Sem noção total.

Um pouco adiante, sobre a ponte que fica entre as duas pistas da Ascendino Reis (sobre a Rubem Berta), havia um caminhão da CET, desses que rebocam quem estaciona em local proibido.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/participe/mat/2011/02/06/carros-estacionam-sobre-calcadas-dificultam-passagem-de-pedestres-no-rio-923743159.asp#ixzz1bHHjBP2C
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário