terça-feira, 29 de março de 2011

ASSISTIU O FILME? COMENTE.







Assisti o filme Bruna surfistinha,espero que muitos jovens tenham assistido e levado a sério a questão do uso de drogas,que aprendam alguma coisa,pois ela causa a destruição das pessoas e de suas famílias.
No filme a personagem principal chega ao fundo do poço, perde tudo que ganhou ou recebeu pelo seu serviço, ela estava no ápice, no auge, com fama, poder,dinheiro e despencou, isso aconteceu e acontece todos os dias com aqueles que não têm o conhecimento e se envolve por inúmeras razões.
Quanto a promiscuidade, é polêmico, vai da personalidade de cada um,minha leitura sobre o que vi na tela, é que faltou certos cuidados ao tratar de algo tão complexo, para muitos vai parecer apologia, porque mostra como se ganhar muito dinheiro sem trabalhar tanto, não é por aí, acho que deveriam ter se aprofundado mais no assunto, a vida dessas garotas de programa não é fácil, não é boa, qualquer um que pague o valor que elas cobram, usa como bem quer,elas não podem reclamar,foram pagas para isso, muitos não a respeitam, tratam com violência,como se fossem lixo,trapo, sofrem, mas precisam.
São usadas como objetos e descartadas.
Todos nós temos opções na vida,mas cada um vive como quer.
Quero enfatizar o papel importante dos pais,para tentar evitar coisas do tipo, ouvir é super importante, conhecer seu filho,acompanhar,ser presente na vida deles, trocar idéias, dialogar, é fundamental.
Conheci um casal que percebeu,que o filho não queria estudar, odiava, ficava em recuperação com frequência em várias matérias, não aprendia, não tinha interesse, perdia aulas, e perdeu o ano várias vezes, os pais fizeram tudo que puderam, até aceitar que ele deixasse os estudos, decisão difícil, por outro lado,procuraram saber o que ele gostaria de fazer,e investiram num curso profissionlizante que ele escolheu.
No filme só quem a tratava bem era a mãe, mas não sabia lidar com ela, a garota era introvertida,alheia a todos, isolava-se em casa e na escola, vivia insatisfeita,não gostava de estudar,se tivessem notado e feito algo por ela, teriam evitado, acredito, uma ajuda profissional,por exemplo, um psicólogo.
Os pais deram a ela o sustenso, a parte material, muitos acham que isso é tudo, engano, faltou atenção, carinho.
Gostei quando vi um homem desprovido de preconceitos, se importar de fato com ela e se esforçar para ajudá-la, isso se chama amor.
Ele enxergou o interior da garota, ao contrário dos demais, acreditou que podia resgatá-la da devassidão em que vivia, ele a fez acreditar nas pessoas, ela resistiu em deixar a profissão, pois acreditava em prosperar sem precisar de ninguém, apostou na sua independência e caiu feio, porque no fundo o que todos nós queremos, é ser amado, é ter alguém que nos olhe e se importe conosco.
Foi assim que ela deixou a tal profissão.
Existe uma palavra chamada livre arbítrio, não cabe a gente condenar o outro, quando fazemos as nossas escolhas,pagamos por elas.

domingo, 27 de março de 2011

ALIMENTOS ORGÂNICOS E TRANSGÊNICOS





VEJA A DIFERENÇA ENTRE ESSES ALIMENTOS E FAÇA SUA ESCOLHA.


O produto orgânico é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos.
As técnicas de produção orgânica são destinadas a incentivar a conservação do solo e da água e reduzir a poluição.

Pelo menos 80% dos projetos certificados no Brasil são de pequenos agricultores familiares (cerca de 20 mil agricultores). As associações e cooperativas de pequenos produtores vem crescendo e viabilizam a agricultura orgânica em muitas regiões fixando o homem no campo. Muitas famílias consomem e vendem o que plantam.

O selo de certificação é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos orgânicos isentos de qualquer resíduo tóxico.
O sistema de cultivo orgânico observa as leis da natureza, respeita as diferentes épocas de safra e todo o manejo agrícola está baseado na preservação dos recursos naturais, além de respeitar os direitos de seus trabalhadores.

Benefícios e Vantagens:

- Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;
- São mais saborosos;
- Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;
- A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.


ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

Alimentos Geneticamente Modificados: são alimentos criados em laboratórios com a utilização de genes (parte do código genético) de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios.

Organismos Geneticamente Modificados: são os organismos que sofreram alteração no seu código genético por métodos ou meios que não ocorrem naturalmente.

Engenharia Genética: ciência responsável pela manipulação das informações contidas no código genético, que comanda todas as funções da célula. Esse código é retirado da célula viva e manipulado fora dela, modificando a sua estrutura (modificações genéticas).

Com o aprimoramento e desenvolvimento das técnicas de obtenção de organismos geneticamente modificados e o aumento da sua utilização, surgiram então, dois novos termos para o nosso vocabulário: biotecnologia e biossegurança.

Pontos positivos dos alimentos transgênicos
Aumento da produção de alimentos

Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos);

Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento

Pontos negativos dos alimentos transgênicos
Aumento das reações alérgicas;

As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas;

Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto;

Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.

quarta-feira, 23 de março de 2011

TSUNAME NO JAPÃO









Apesar das esperanças de progresso na pior crise nuclear do mundo em um quarto de século, desencadeada por um terremoto e um tsunami que deixaram pelo menos 21 mil mortos e desaparecidos, a Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina, disse que precisa de mais tempo antes de poder afirmar que os reatores foram estabilizados.

Ao longo da crise já houve várias explosões de vapor dos reatores, que, segundo especialistas, provavelmente liberaram uma pequena quantidade de partículas radiativas.

TEMORES DE RADIAÇÃO

Longe da usina, evidências crescentes de radiação em verduras, água e leite provocaram medo no Japão e fora do país, apesar de as autoridades terem garantido que os níveis de radiação não são perigosos.

JÁ IMAGINOU SE ACONTECESSE COM VOCÊ?
NÃO DÁ PRA IMAGINAR UMA COISA DESSA, É TERRÍVEL DEMAIS!
TEMOS A NOSSA VIDA,CASA, EMPREGO, MOBÍLIA,CARRO, PERTENCES...UMA ROTINA MARAVILHOSA! MUITAS VEZES SEQUER LEMBRAMOS, DE AGRADECER A DEUS POR TUDO ISSO. AO CONTRÁRIO, ESTAMOS SEMPRE RECLAMANDO, E SE PERDESSEMOS TUDO? COMO MUITOS PERDERAM.
QUEM ESTÁ DISTANTE, FICA TRISTE,LAMENTA, MAS NÃO TEM IDÉIA DA DIMENSÃO DO PROBLEMA, SÓ QUEM REALMENTE SABE É QUEM VIVENCIOU A TRAGÉDIA.

terça-feira, 22 de março de 2011

SUPERLOTAÇÃO EM PRESÍDIOS EXPLICA SÉRIE DE REBELIÕES


Superlotação em cadeias e presídios explicaria série de rebeliões

Interessante, esse tipo de notícia é divulgada com frequência pelos meios de comunicação e nada é feito pelos nossos políticos e governantes.
Eles querem mesmo é encher o bolso de dinheiro e tão pouco se importando para esse sistema decadente, que fabrica mais e mais marginais, o objetivo deveria ser de criar e dar condições de recuperá-los, mas não é o caso.

Quase 300 homens presos provisórios dentro de um cubículo que suporta, no máximo, 36 pessoas. Este é o registro do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vila Velha feito nesta quinta-feira, até as 16 horas. Agora, some a isto, à convivência com três pessoas com suspeita de tuberculose e apenas dois banheiros comunitários. A situação desta cadeia segue o padrão de superlotação das unidades prisionais da Grande Vitória



Duas rebeliões violentas ocorridas em presídios brasileiros nas últimas semanas chamaram a atenção dos órgãos públicos, da direção do sistema carcerário do país e de toda a sociedade para um antigo problema: a superlotação.

O saldo da onda de violência em presídios de Manaus e Maranhão foi de 21 mortos. Nas rebeliões os presos reivindicaram melhorias nas condições de vida nas penitenciárias. O grande problema da superlotação em alguns casos é a má administração da verba que é repassada pelo Governo Federal, sendo que segundo o diretor do Departamento Penitenciário Nacional - Depen, Airton Michels, há estados que recebem recursos desde 2004 e até agora as obras não foram iniciadas. A pergunta que não quer calar , para onde vai esse dinheiro?

"De 2003 para cá, foi liberado cerca de R$ 1,2 bilhão para o sistema prisional dos estados pelo Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). Esse fundo é apenas uma complementação, um auxílio determinado em lei para ajudar os estados. Evitar a rebelião está na atribuição dos governos dos estados. Quando soubemos das rebeliões, entramos imediatamente em contato com os estados. Nós socorremos o Amazonas recolhendo 20 presos, e o Maranhão, com outros 20. Enviamos aeronaves para recolher esses detentos e colocá-los nos nossos presídios", informa.

Neste ano, o governo do Maranhão teve de devolver ao Ministério da Justiça R$ 4,1 milhões disponíveis desde 2004 para a construção de um presídio no município de Pinheiro cuja obra foi cancelada.

Em alguns estados há a dificuldade de construir cadeias, "Os municípios reagem, a sociedade não quer ver um presídio perto de casa. Isso atrasa as obras, muitas vezes o governo do Estado tem um terreno, mas há um movimento na cidade contra a instalação do presídio e é preciso escolher outro local", diz Michels. Em outros casos o dinheiro vem e nada é feito, e aí?

Não tem fiscalização com essa verba que sai de nossos impostos?
Finalmente para quem apelar?
De quem é a culpa?
Quem está se beneficiando com essa maracutaia?
É vergonhoso!!!

domingo, 20 de março de 2011

GUERRA NA LÍBIA - ESTUPIDEZ!!!


Revolução contra o atual regime ditatorialVer artigo principal: Protestos na Líbia

Em fevereiro de 2011, manifestações contra o governo de Muammar al-Gaddafi provocaram a morte de dezenas de civis.
A comunicação por telefone é difícil e o país cortou por completo o acesso dos computadores à internet.
A embaixada de diversos países, incluindo Brasil e Portugal tem tomado medidas para retirar cidadãos de seus respectivos países de solo Líbio.
A imprensa internacional não foi autorizada a entrar no país e o aeroporto de Tripoli teve suas pistas bombardeadas, dificultando aterrisagens e decolagens, tornando muito crítica a situação do país. Relatos provenientes de testemunhas que falaram por telefone à estação de televisão britânica BBC, contam que atiradores abrem fogo indiscriminadamente sobre pessoas que não representam nenhuma ameaça.
'Eles não fazem distinção (entre civis e militares), estão atirando para limpar as ruas. (Os atiradores) não são humanos, não sei o que são. Vi uma mulher ser morta apenas por ter ido à varanda de sua casa. Ela não estava fazendo nada, não estava protestando. Apenas olhou pela sua varanda. E minha esposa ouviu o barulho de aviões bombardeando as pessoas".

As forças leais ao ditador da Líbia, Muammar Gadafi, atacaram a cidade de Misrata, a terceira maior do país e que atualmente é dominada por rebeldes da oposição. Misrata foi um dos locais atingidos no sábado pelo ataque das forças aliadas, que bombardearam 20 alvos do sistema integrado de defesa aérea.

Barcos das forças de Gadafi estariam cercando o porto e impedindo que ajuda chegasse a cidade. Informações de agências internacionais indicam que a quantidade de vítimas é muito grande, mas não foram divulgados números ainda. A TV "Al Jazeera" relatou que diversos carros de combate das forças governistas ocuparam o centro de Misrata.

EUA vão posicionar mais navios de guerra próximo à Líbia, diz Pentágono
Grupo anfíbio USS Bataan chegará ao Mediterrâneo em 23 de março.
Na véspera, a ONU autorizou ação militar contra o governo de Kadhafi.

Os EUA vão posicionar mais navios anfíbios no Mar Mediterrâneo, como parte dos esforços para conter a violência na Líbia, disse nesta sexta-feira (18) o Pentágono.

O grupo anfíbio de prontidão USS Bataan vai chegar ao local em 23 de março, para apoiar as unidades do grupo USS Kearsarge, já posicionadas no Mar Mediterrâneo.

Ele incluiu o navio de assalto USS Bataan, baseado na Virgínia, e outros navios.

O anúncio ocorre um dia após o Conselho de Segurança da ONU ter dado sinal verde a um ataque internacional à Líbia, após um mês de confrontos entre forças leais ao ditador Muammar Kadhafi e rebeldes oposicionistas que tentam derrubá-lo.

QUANTO MAIS CONHEÇO OS SERES HUMANOS, MAIS AMO OS ANIMAIS...

sábado, 19 de março de 2011

BARACK OBAMA NO BRASIL














O Ministério das Relações Exteriores divulgou neste sábado (19) uma série de dez acordos já assinados entre Brasil e Estados Unidos. A maioria se concentra em áreas que eram alvo de conversas entre autoridades dos países, principalmente relacionadas ao comércio exterior, eventos esportivos, energia e educação.

O presidente dos EUA, Barack Obama, se reuniu na manhã de hoje com a presidente Dilma Rousseff. Ao longo do dia, eles participam de eventos com ministros, altos executivos e empresários dos dois países.

O principal acordo assinado, de Comércio e Cooperação Econômica, visa a reforçar e equilibrar as compras e vendas de bens e serviços. Nesta última década, a China compete de perto com os EUA como principal comerciante estrangeiro junto ao Brasil. Além disso, os EUA passaram a vender mais que comprar do Brasil, com um deficit de US$ 7,7 bilhões.

Outra parceria se concentra na organização da Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O apoio dos Estados Unidos poderá ser feito na parte de infraestrutura e logística. Outro acordo prevê a gradual expansão do espaço aéreo entre os dois territórios, com mais vôos até 2015.

Na área de educação, há um acordo para incrementar o intercâmbio de estudantes brasileiros e americanos em universidades do Brasil e Estados Unidos. Envolve a Capes (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Comissão Fullbright.

...Na área de energia, a parceria visa o fornecimento de biocombustíveis para abastecimento das aeronaves. Na área ecológica, foi assinado acordo para preservação da biodiversidade, assinado entre Capes e a National Science Foundation (Fundação Nacional da Ciência).

Há também parcerias para atuação conjunta no desenvolvimento e ajuda a outros países e permissão de trabalho para dependentes de diplomatas e funcionários estrangeiros.

O BRASIL TEM EXCELENTES RELAÇÕES COM OS OUTROS PAÍSES, POSSUI IMAGEM POSITIVA PARA ELES.
LAMENTÁVEL QUE SEJA TÃO DEFICIENTE NA SEGURANÇA PÚBLICA, EDUCAÇÃO E SAÚDE.
SERÁ QUE ESSES PAÍSES TÊM CONHECIMENTO DA ASCENDÊNCIA DA DROGA E DA VIOLÊNCIA EM NOSSO PAÍS?

quinta-feira, 17 de março de 2011

PROJETO TAMAR - BRILHANTE! CONHEÇA



CONHEÇO ESSE SITE E INDICO, A ESCOLA PÚBLICA EM QUE TRABALHEI PARTICIPOU DE UM CONCURSO QUE ELES FIZERAM COM OS NOSSOS ALUNOS. FOI MARAVILHOSO!


Exposições comemorativas espalham mensagem da conservação
Conheça algumas das exposições que o Tamar promove para mostrar a importância da conservação das tartarugas marinhas, dos oceanos e das praias.

Celebridades chegam mais para conhecer Projeto em Noronha e outras basesOs Centros de Visitantes têm recebido diversas celebridades que vêm conhecer as atividades desenvolvidas para a conservação das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.

Rio Grande do Norte é o segundo sítio de desova da tartaruga-de-penteDepois da Bahia, o Rio Grande do Norte é o segundo sítio de desova mais importante da tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), espécie rara e mais ameaçada de extinção.

Bases localizadas em pólos turísticos fazem campanha Nossa Praia É a Vida. As bases do Projeto Tamar/ICMBio promovem a campanha Nossa Praia É a Vida, com o objetivo de sensibilizar turistas, moradores e empreendedores locais a conservarem o habitat das tartarugas marinhas.

Além das atividades de conservação dos ecossistemas marinhos, o Projeto Tamar/ICMBio se destaca pelas ações de pesquisa. Isoladamente, ou através de convênios e protocolos de cooperação técnico-científico com universidades brasileiras e estrangeiras, o Tamar realiza programas de estudos prioritários para conhecer melhor o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Entre eles se destacam o programa de marcação que possibilita a identificação de rotas migratórias e períodos de retornos e remigrações nas temporadas reprodutivas, telemetria por satélite e padrões genéticos em áreas de desova e não reprodutivas, além da pesquisa de medidas mitigadoras para diminuir a captura incidental na pesca. Os resultados obtidos são apresentados em congressos nacionais e internacionais, simpósios e workshops, e veiculados em jornais e revistas científicos.

Independente das publicações científicas próprias ou em parcerias, o Projeto é tema de teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias. Por iniciativa própria, produz livros e cartilhas educativas, videos e CD-Room, além de boletins internos, como o Boletim Tamar, que circulou durante mais de dez anos. Atualmente, entre as peças de educação ambiental, informação e divulgação, o Tamar produz uma revista anual e informativo eletrônico mensal (newsletter). Todas as publicações estão disponíveis aqui, no todo em parte.

www.tamar.org.br CONSULTE

terça-feira, 15 de março de 2011

CONCURSO DO ESTADO DE ALAGOAS EM 2005- ÚLTIMA CHANCE


A QUEM ESTIVER INTERESSADO, NO CASO, PROFESSORES CONCURSADOS EM 2005, ESTAREMOS NA SEXTA-FEIRA ÀS 15H. NA PORTA DO PRÉDIO WORK CENTER, PERTO DA UNIMED,PARA FALARMOS COM UM ADVOGADO, PROFESSORES QUE ENTRARAM COM RECURSO TIVERAM ÊXITO E JÁ FORAM NOMEADOS RECENTEMENTE. CONTATOS: 99990910 OU 91717151. ABRAÇOS AOS INTERESSADOS.

ASSEMBLÉIA PARA OS PROFESSORES- QUINTA-FEIRA, DISCUTIR AUMENTO SALARIAL


NA QUINTA-FEIRA, ESTAREMOS REUNIDOS NO CLUBE FÊNIX, ÀS 9 HORAS DA MANHÃ, PARA DISCUTIR O AUMENTO SALARIAL DA REDE MUNICIPAL,E TAMBÉM PLANEJAR METAS PARA ATINGIR UM SALÁRIO DIGNO. ABRAÇOS AOS INTERESSADOS.

segunda-feira, 14 de março de 2011

HOMOSSEXUALISMO


Esse é um assunto importante e polêmico.
Estraí essas informações através de pesquisas,entretanto minha modesta opinião, é que não temos o direito de interferir na vida alheia, que apenas nos basta cuidar de nossas próprias vidas, afinal,quem somos nós para julgar o outro? Acho que o assunto tem que ser abordado com cuidado e sem preconceitos.

Homossexualidade (do grego homos = igual + latim sexus = sexo) refere-se ao atributo, característica ou qualidade de um ser, humano ou não, que sente atração física, estética e/ou emocional por outro ser do mesmo sexo. Enquanto orientação sexual, a homossexualidade se refere a "um padrão duradouro de experiências sexuais, afetivas e românticas principalmente entre pessoas do mesmo sexo"; o termo também refere-se a um indivíduo com senso de identidade pessoal e social com base nessas atrações, manifestando comportamentos e aderindo a uma comunidade de pessoas que compartilham da mesma orientação sexual.

A homossexualidade é uma das três principais categorias de orientação sexual, juntamente com a bissexualidade e a heterossexualidade, sendo também encontrada em muitas espécies animais.

A palavra homossexual é um híbrido do grego e do latim com o primeiro elemento derivado do grego homos, 'mesmo' (não relacionado com o latim homo, 'homem', como em Homo sapiens), conotando portanto, atos sexuais e afetivos entre membros do mesmo sexo, incluindo o lesbianismo. A palavra gay geralmente se refere à homossexualidade masculina, mas pode ser usada em um sentido mais amplo para se referir a todas as pessoas LGBT. No contexto da sexualidade, lésbica só se refere à homossexualidade feminina. A palavra "lésbica" é derivada do nome da ilha grega de Lesbos, onde a poetisa Safo escreveu amplamente sobre o seu relacionamento emocional com mulheres jovens.

Muitas pessoas que se sentem atraídas por membros do seu próprio sexo experimentam um processo chamado de "saída do armário" em algum momento de suas vidas. É a prática de revelar publicamente a orientação sexual de uma pessoa "enrustida".
Nos mais jovens, é mais comum ela ser noticiada aos familiares e/ou amigos e também acontece celebridades e pessoas públicas revelarem-se publicamente sobre suas orientações sexuais.
Geralmente, a "saída do armário" é descrita em três fases: a primeira, é a fase de "conhecer a si mesmo", em que a pessoa está aberta e decidida a vivenciar relações com pessoas do mesmo sexo (chamada de "saída/decisão interior"); a segunda envolve a decisão própria de se revelar para os outros, como para a família, amigos e/ou colegas, etc.; a terceira fase refere-se a realmente se envolver com uma pessoa do mesmo sexo e muitas vezes viver abertamente como uma pessoa LGBT.
No ramo da ciência da genética vários estudos têm sido realizados no sentido de investigar origens hereditárias para a homossexualidade. Um dos estudos mais conhecidos nesse sentido tenta estabelecer uma correlação entre a homossexualidade masculina com o gene Xq28.
É efetivamente uma tese que coloca a homossexualidade não como uma opção ou estilo de vida, mas sim como resultado de uma variação genética. Considere-se, contudo, que existem estudos que contradizem a influência do gene Xq28 para explicar a homossexualidade.
Num novo estudo conduzido pela KAIST foi possível criar artificialmente o comportamento homossexual em ratas fêmeas através de uma manipulação genética. Nesse estudo alguns genes relacionados ao equilíbrio do hormônio estrogênio foram intencionalmente suprimidos verificando-se uma preferência homossexual estatisticamente relevante em relação a um grupo de controle, lançando novas dúvidas de que o comportamento homossexual em mamíferos possa ter um fator genético.
A tese de que a homossexualidade pode ter origens genéticas tem sido usada bem como recusada tanto por aqueles que consideram a homossexualidade como algo negativo como os que consideram algo a defender.

Reflita sobre um dos mandamentos de Deus:"Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei".

sábado, 12 de março de 2011

PENA DE MORTE NA VISÃO ESPIRITUAL


EM DEFESA DA VIDA :: Pena de Morte

Não se pode, ou melhor, não se deve fechar a porta ao arrependimento do criminoso, cortando-lhe a oportunidade de passar pelas provas e expiações naturais desta vida, mas, sim, procuram auxiliar o Plano Espiritual Superior em fazê-lo, mesmo vagarosamente, progredir, pois o Espírito atrasado, em relação à descoberta do amor fraterno, acha-se enfermo e precisa do tempo necessário à sua cura, nesta ou noutras existências.

"Deveis aos infelizes e aos criminosos o socorro de vossas preces, é a verdadeira caridade. Não é preciso dizer de um criminoso: 'É um miserável; é preciso expurgá-lo da Terra; a morte que se lhe inflinge é muito suave para um ser desta espécie.' Não, não é assim que deveis falar. Olhai vosso modelo, Jesus; que diria ele se visse esse infeliz perto de si? Lamentá-lo-ia, o consideraria como um doente miserável e lhe estenderia a mão. Não podeis fazer isso em realidade, mas, pelo menos, podeis orar por ele, assistir seu Espírito durante alguns instantes que deve ainda passar sobre a vossa Terra. O arrependimento pode tocar-lhe o coração, se orardes com fé. Ele é vosso próximo como o melhor dentre os homens; sua alma transviada e revoltada foi criada, como a vossa, para se aperfeiçoar. Ajudai-o, pois, a sair desse lamaçal, e orai por ele". (O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec)

Razões fundamentais contrárias à pena de morte:

a primeira, de ordem religiosa ou espiritual, pois não parece coerente com os ensinamentos cristãos ou com os que se dizem tementes a Deus, pugnar pela pena capital, sob a alegação de que os reincidentes em certos crimes hediondos não têm recuperação e, como animal peçonhento ou erva daninha, devem ser eliminados; isso, além do mais, mostra que os defensores desse ato irreversível, mascarando seus desejos de vingança, parecem pretender ombrear-se a Deus – onisciente, onipotente e onipresente - , pois, embora não criando o ser humano, antecipa-lhe o tempo de vida terrena, afirmando que o mesmo é irrecuperável para a sociedade; dessa forma, à luz do Espiritismo, a morte antecipada (pois a vida só a Deus pertence) estará contrariando a caminhada para o progresso do Espírito, que se dá por meio de provas e expiações, para que aprenda;

a segunda, de ordem moral ou social, porque o ser humano não é um número ou um objeto, pelo que não podem o Estado e a sociedade falhar na prevenção material, permitindo, por negligência ou falta de solidariedade, a fome, a miséria, a falta de moradia, de emprego e de escola, e na prevenção policial, possibilitando, por imprevisão, ignorância ou desconhecimento dos governantes, ou por mero interesse econômico ou político, que os delinqüentes atinjam as vítimas, para, em seguida, com argumentações estatísticas de fatos que poderiam ter sido evitados, pretenderem justificar a instituição da pena de morte;

a terceira, de ordem ético-jurídica, pois o Estado – pelos seus Três Poderes (Legislativo, criando a lei; Judiciário, aplicando a lei e Executivo, fazendo cumprir a lei), especialmente condenando os que praticam friamente crimes hediondos, os criminosos insensíveis e calculistas, também de modo aberrante, estará, de forma ainda mais cruel, agindo com data e hora marcadas, de modo "cientificamente" requintado – injeção letal, cadeira elétrica, câmara de gás, fuzilamento, enforcamento, decapitação, etc. -, e até contando com servidores públicos da hora – carrascos oficiais ou profissionais do extermínio -, pagos pelos cofres estatais, para a execução da funesta missão de matar, agora, não mais em legítima defesa, mas num hipotético "exercício regular de um direito", o que só envergonha a condição do ser humano, que se diz "pensante" e "civilizado".

Para o Espiritismo, com base na justiça divina da reencarnação, matar o criminoso, ao invés de fazê-lo cumprir a pena que lhe permita a reflexão e a correção de sua vida, é cortar-lhe a oportunidade de progredir, e - o mais grave – representa um cruel ato de vingança, contrário a qualquer princípio cristão.

Não é porque alguém tirou a vida da pessoa que você mais ama, é que você vai cometer ou desejar outro crime. Pense que, alguém da sua família poderia ter cometido um crime. Pense como Jesus agiria frente à um criminoso. Fale conosco, a doutrina espírita traz o consolo que você tanto está necessitado.

EUTANÁSIA NA VISÃO ESPIRITUAL


Um homem agoniza, presa de cruéis sofrimentos. Sabe-se que o seu estado é sem esperanças. É permitido poupar-lhe alguns instantes de agonia, abreviando-lhe o fim?

- Mas quem vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? Não pode ele conduzir um homem até a beira da sepultura, para em seguida retirá-lo, com o fim de fazê-lo examinar-se a si mesmo e modificar-lhe os pensamentos?

Aliviai os últimos sofrimentos o mais que puderdes, mas guardai-vos de abreviar a vida, mesmo que seja apenas em um minuto, porque esse minuto pode poupar muitas lágrimas no futuro.

Allan Kardec, Evangelho o Espiritismo

Observamos uma crescente onda de posicionamentos favoráveis à eutanásia. Tais posições, na maioria das vezes originam-se no sentimento de compaixão em relação ao sofrimento do doente em fase terminal, preso ao leito, com a sentença dada pelo diagnóstico médico de que a situação é irreversível. Muitas vezes, percebe-se a existência de interesses velados, geralmente relacionados com questões de ordem econômica – financeira, ou a presença de sentimentos egoísticos que levam à necessidade de libertar o doente, para liberar o compromisso e responsabilidade com o mesmo. Sob o contexto materialista e imediatista que caracteriza a sociedade contemporânea, a eutanásia surge como um bálsamo, que liberta o ser de um sofrimento inútil já que não existe uma expectativa de cura ou retorno à consciência.

Essa questão refletida à luz do espiritismo, nos remete à análise de dois pontos fundamentais : a Reencarnação e a lei de Causa e Efeito.

A reencarnação, é o processo que possibilita o desenvolvimento intelecto-moral do ser, através da pluralidade das existências, e viabiliza o crescimento íntimo que geralmente é lento, mas contínuo.“ Uma existência física é período muitíssimo breve para aquisição dos tesouros inimagináveis da sabedoria que promana de Deus”. Portanto, em cada experiência carnal o ser avança paulatinamente, seja pela dor ou pelo amor, na sua caminhada em busca da plenitude. Por conseguinte, a vida é uma dádiva que recebemos, para que possamos cumprir os nossos programas evolutivos, numa trajetória ascendente para Deus. O corpo é o instrumento abençoado que possibilita a existência na oportunidade redentora da reencarnação. Este, é modelado de acordo com as matrizes do perispírito que tem registrado “todos os títulos de enobrecimento ou os débitos adquiridos pelo ser espiritual nas suas sucessivas reencarnações.” Conseqüentemente, somos os artífices desta preciosa máquina através da qual seguimos na jornada rumo ao sublime. Desta forma, os diferentes processos de enfermidades pelos quais passamos podem ter sua gênese em atitudes não saudáveis que adotamos na presente existência, como ser decorrente das tergiversações do passado.

O processo de evolução é lento, muitas vezes árduo, porém, justo, de acordo com as especificidades de cada ser.“ O homem é o construtor de si mesmo sob a inalienável observância e o determinismo das soberanas Leis……

Legatário das próprias experiências, plasma numa etapa o envoltório de que se revestirá na próxima, enrodilhando-se no cipoal dos remorsos ou elaborando as asas, com que, livre planará nos espaços da consciência reta.”

Segundo a Lei da Causa e Efeito ou Ação e Reação, o ser vivencia na presente existência as reações de suas ações do passado, portanto, é responsável por seus atos, e também responsável por tudo de bom como de mal que lhe acontece. Assim, o sofrimento humano, tem sua origem nas vidas anteriores, e se constitui em via de redenção espiritual, devido à imperfeição moral do ser. Através deste, o homem resgata os compromissos assumidos no passado delinqüente, ao esmo tempo que repara as infrações cometidas contra os códigos estabelecidos pela Lei da Vida, ascendendo na hierarquia evolutiva e deixando à retaguarda o seu primitivismo animal.

Diante da compreensão e aceitação da reencarnação, do entendimento que a justiça é feita através do próprio ser pelo seu proceder, não há como aceitar a eutanásia. Esta, se apresenta como crime ante a consciência da realidade espiritual. Não cabe ao homem deliberar sobre a vida ou morte de seu próximo, mesmo que este se encontre em extremo sofrimento, moribundo ou em outras aflições irrecuperáveis. Compete somente à Deus precisar a hora do término da provação. Quem somos nós, para prever o tempo necessário do resgate edificante? Quem garante que o doente não possa se restabelecer de forma imprevista? Quem pode afirmar que a ciência nunca falhou? Quem sabe se a ciência não descobre cura ?

Para o espiritismo não há explicação que justifique a utilização da eutanásia, sempre deve-se respeitar a vida humana até o derradeiro suspiro, e além dele na verdadeira vida – a espiritual. Quando o homem se deixar tocar pela fé verdadeira, entenderá o real significado da dor e da compaixão, e este tema – eutanásia -, não será mais motivo de discussão e preocupação, pois os esforços serão todos envidados no sentido da cooperação, para que os irmãos em sofrimento possam chegar ao término de sua jornada terrena cumprindo com êxito sua provas e expiações, para seguir em paz rumo a libertação total.

O ABORTO NA VISÃO ESPÍRITA


Espiritismo tem posição clara contra o aborto e as pesquisas em embriões humanos. Saiba mais

Sobre o aborto, Chico Xavier tem uma opinião objetiva, e expõe no livro “Mandato de Amor”, de sua autoria: “O aborto é sempre lamentável porque se já estamos na Terra com elementos anticoncepcionais de aplicação suave, compreensível e humanitária, porque é que havemos de criar a matança de crianças indefesas, com absoluta impunidade, entre as paredes de nossas casas?”, escreveu ele. E continua: “Isto é um delito muito grave perante a Providência Divina, porque a vida não nos pertence e, sim, ao poder divino. Se as criaturas têm necessidade sexual para revitalização de suas próprias forças, o que achamos muito justo, seria melhor se fizessem sem alarme ou sem lesão espiritual ou psicológica para ninguém. Se o anticoncepcional veio favorecer esta movimentação das criaturas, por que vamos legalizar ou estimular o aborto? Por outro lado, se nossas mães tivessem esse propósito de criar uma lei do aborto no século passado, ou no princípio e meados deste século, nós não estaríamos aqui”.

Em outra ocasião, questionado se constitui um crime a provocação do aborto em qualquer período de gestação, encarnando o espírito de Emmanuel, assim ele se pronunciou: “Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando. Item n° 358, de ´O Livro dos espíritos”.

Em depoimento exclusivo para este caderno Especial sobre Chico Xavier, o médium Baiano Divaldo, além do aborto, também se diz contra as pesquisas em embriões humanos que o STF está julgando em Brasília: “Lamento todo esses fatos, mas confio em Jesus que conduz a barca terrestre...Para nós, espíritas, a vida começa no momento da fecundação e todo e qualquer procedimento que vise a interromper-lhe o curso constitui atentado grave. No caso das células tronco embrionárias, os resultados da sua aplicação ainda são discutíveis, pois que muitas seqüelas têm-se apresentado, dando lugar, não poucas vezes, ao surgimento de tumores. Desse modo, esperamos que a ciência, que já encontrou células adultas e de excelentes resultados na modificação estrutural de algumas doenças, dando continuidade às pesquisas, encontre outras, ainda não conhecidas, com as mesmas funções das embrionárias. Dentro do que consigo entender dos estudos doutriários e das opiniões dos Espíritos nobres, devemos respeitar a vida em todas e quaisquer expressões, especialmente a humana, após a fecundação...”

Segundo o Espiritismo, desde o instante da concepção o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando até ao instante em que a criança vê a luz. O grito, que o recém-nascido solta, anuncia que ela se conta no número dos vivos e dos servos de Deus.


ESTÁ EM NOSSAS MÃOS ACEITAR OS DESÍGNIOS DE DEUS.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Escola de samba Vai-Vai, em São Paulo, homenageia maestro


Maestro homenageado pela campeã Vai-Vai se apresentará no aniversário de Florianópolis
Pianista João Carlos Martins virou maestro depois de ter problemas nas mãos

O maestro João Carlos Martins, homenageado pela escola de samba campeã de São Paulo Vai-Vai, irá se apresentar gratuitamente na Beira-Mar em comemoração ao aniversário de 285 anos de Florianópolis. A bateria da escola e uma ala de ritmistas acompanharão a apresentação.

João, ex-pianista, é conhecido por sua história de superação. Ele virou maestro após perder o movimento das mãos e tornou-se internacionalmente reconhecido. O maestro faz parte da Filarmônica Bachiana e se apresenta no dia 22 de março, às 19h30min, na avenida Beira-Mar.


Vai-vai homenageou o maestro e conquistou o maior prêmio do Carnaval de São Paulo em 2011

LETRA DO SAMBA ENREDO
TEMA: A MÚSICA VENCEU !
Compositores: Zeca do Cavaco, Afonsinho, Ronaldinho FDQ, Fábio Henrique

Feliz da vida, lá vem o Bixiga
Exemplo de comunidade
A Música Venceu
O dom é luz que vem de Deus
Da emoção Vai-Vai resplandeceu

Dos céus, em um cortejo divinal
Os deuses da inspiração
Lançam talento a um mortal
O ser abençoado, que hoje brilha neste carnaval
As sinfonias de Bach regeram seu destino
Orgulho brasileiro
Jovem pianista genial
Em "preto e branco" sucesso internacional

Na sua fé, resistiu
E a dor da adversidade, suplantou
Com muita garra e amor
(Com muito amor...)

E assim, na sua força de superação
Buscou a verdadeira vocação
Um novo incidente o quis derrubar
Mas com maestria se pos a lutar
Por seu ideal
Luz da Ribalta que jamais se apagará
E ao som de "Bravos e Aplausos"
A Saracura agora vem cantar.

terça-feira, 8 de março de 2011

ROBERTO CARLOS ARRASA NA ESCOLA DE SAMBA ENCANTANDO A TODOS!




A Beija-Flor de Nilópolis foi a última escola que entrou na passarela da Marquês da Sapucaí neste segundo dia de apresentações do Grupo Especial do Rio neste Carnaval. A escola fez um desfile emocionante para homenagear o cantor Roberto Carlos. Cheia de cores e inovações, a agremiação animou o público, que se levantou nas arquibancadas assim que a Beija-flor entrou na avenida.

A comissão de frente "Do sonho à inspiração" mostra Roberto Carlos quando criança puxando um caminhão de brinquedo que carregava um rádio. Quando ele ligava o aparelho, saiam notas musicais do rádio e a musa inspiradora da música (a atriz Claudia Raia), que desapareciam num passe de mágica. Os 15 bailarinos foram dirigidos por Carlinhos de Jesus.

Neste ano, a escola teve um novidade, foi a interação do mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha Sorriso, com a comissão de frente.

O abre-alas levava mais de cem beija-flores e tinha uma carruagem de pequeno príncipe, que mostrava o sonho do rei quando era menino em Cachoeira de Itapemirim, cidade do Espírito Santo onde o rei nasceu.

Um grande porta-retrato com fotos do cantor na infância e de seus pais pôde ser vista na segunda alegoria.

A vinda de Roberto Carlos para o Rio, no auge do rock and roll, quando ele fundou o movimento da Jovem Guarda, foi mostrado em outro carro, que contou com a presença de vários cantores que participaram desse momento da música brasileira, entre eles Erasmo Carlos, Wanderléia, Agnaldo Timóteo e Agnaldo Rayol.

Com 3.900 componentes, divididos em 51 alas e oito alegorias, a Beija-Flor levou muitos famosos para a Sapucaí. O ator Edson Celulari e o filho saíram na bateria. Os ritmistas eram marinheiros e simbolizam "Emoções em alto mar", uma referência ao show que o cantor faz há 7 anos em um cruzeiro no litoral brasileiro.

A avenida se transformou em um lindo oceano por onde passou o navio em que o cantor faz seus shows. A alegoria tinha a imagem de Iemanjá, a rainha do mar, nos fundos, protegendo o navio.

A tradicional ala das baianas vestia roupas que representavam as rosas vermelhas, que ele costuma distribuir durante seus shows. As mulheres que estavam nas arquibancadas também foram presenteadas com as flores.

O período romântico foi encerrado por uma alegoria vermelha, com várias rosas. A apresentadora Hebe Camargo e outras cantoras que se apresentaram ao lado do rei como Aucione, Fernanda Abreu, Rosemary estavam no carro.

Cantores sertanejos como Roberta Miranda, Paula Fernandes, Bruno e Marrone, Chitãozinho e Xororó, entre outros, desfilaram no sexto carro que relembrou as músicas que Roberto Carlos fez para os caminhoneiros.

O momento mais aguardado do desfile foi a passagem do homenageado, que estava na última alegoria, ao redor de várias crianças vestidas de anjos. O polêmico carro tinha as imagens de Jesus e de Nossa Senhora modificados a pedido da Arquidiocese.

LETRA DO SAMBA ENREDO

Roberto Carlos: A simplicidade do Rei
G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis (RJ)
Composição: Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR Beija Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Théo M. Neto

A saudade
Vem pra reviver o tempo que passou
Ah! Essa lembrança que ficou
Momentos que não esqueci
Eu cheio de fantasias na luz do Rei menino
Lá no seu Cachoeiro
E lá vou eu... De calhambeque a onda me levar
Na jovem guarda o rock a embalar... Vivendo a paixão
Amigos de fé guardei no coração.

Quando o amor invade a alma... É magia
É inspiração pra nossa canção... Poesia
O beijo na flor é só pra dizer
Como é grande o meu amor por você!

Nas curvas dessa estrada a vida em canções
Chora viola! Nas veredas dos sertões
Lindo é ver a natureza
Por sua beleza clamou em seus versos
No mar navegam emoções
Sonhar faz bem aos corações
Na fé com o meu Rei seguindo
Outra vez estou aqui vivendo esse momento lindo
De todas as Marias vêm as bênçãos lá do céu
Do samba faço oração, poema, emoção!

Meu Beija-Flor chegou a hora
De botar pra fora a felicidade
Da alegria de falar do Rei
E mostrar pro mundo essa simplicidade.

quarta-feira, 2 de março de 2011

CARNAVAL- ORIGEM














Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.

O carnaval do Salvador está no Guinness Book como a maior festa de rua do mundo.
Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada como o maior bloco de carnaval do mundo.

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.

Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

BOM CARNAVAL A TODOS!