quinta-feira, 17 de março de 2011

PROJETO TAMAR - BRILHANTE! CONHEÇA



CONHEÇO ESSE SITE E INDICO, A ESCOLA PÚBLICA EM QUE TRABALHEI PARTICIPOU DE UM CONCURSO QUE ELES FIZERAM COM OS NOSSOS ALUNOS. FOI MARAVILHOSO!


Exposições comemorativas espalham mensagem da conservação
Conheça algumas das exposições que o Tamar promove para mostrar a importância da conservação das tartarugas marinhas, dos oceanos e das praias.

Celebridades chegam mais para conhecer Projeto em Noronha e outras basesOs Centros de Visitantes têm recebido diversas celebridades que vêm conhecer as atividades desenvolvidas para a conservação das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil.

Rio Grande do Norte é o segundo sítio de desova da tartaruga-de-penteDepois da Bahia, o Rio Grande do Norte é o segundo sítio de desova mais importante da tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), espécie rara e mais ameaçada de extinção.

Bases localizadas em pólos turísticos fazem campanha Nossa Praia É a Vida. As bases do Projeto Tamar/ICMBio promovem a campanha Nossa Praia É a Vida, com o objetivo de sensibilizar turistas, moradores e empreendedores locais a conservarem o habitat das tartarugas marinhas.

Além das atividades de conservação dos ecossistemas marinhos, o Projeto Tamar/ICMBio se destaca pelas ações de pesquisa. Isoladamente, ou através de convênios e protocolos de cooperação técnico-científico com universidades brasileiras e estrangeiras, o Tamar realiza programas de estudos prioritários para conhecer melhor o ciclo de vida das tartarugas marinhas. Entre eles se destacam o programa de marcação que possibilita a identificação de rotas migratórias e períodos de retornos e remigrações nas temporadas reprodutivas, telemetria por satélite e padrões genéticos em áreas de desova e não reprodutivas, além da pesquisa de medidas mitigadoras para diminuir a captura incidental na pesca. Os resultados obtidos são apresentados em congressos nacionais e internacionais, simpósios e workshops, e veiculados em jornais e revistas científicos.

Independente das publicações científicas próprias ou em parcerias, o Projeto é tema de teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias. Por iniciativa própria, produz livros e cartilhas educativas, videos e CD-Room, além de boletins internos, como o Boletim Tamar, que circulou durante mais de dez anos. Atualmente, entre as peças de educação ambiental, informação e divulgação, o Tamar produz uma revista anual e informativo eletrônico mensal (newsletter). Todas as publicações estão disponíveis aqui, no todo em parte.

www.tamar.org.br CONSULTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário