sábado, 19 de março de 2011

BARACK OBAMA NO BRASIL














O Ministério das Relações Exteriores divulgou neste sábado (19) uma série de dez acordos já assinados entre Brasil e Estados Unidos. A maioria se concentra em áreas que eram alvo de conversas entre autoridades dos países, principalmente relacionadas ao comércio exterior, eventos esportivos, energia e educação.

O presidente dos EUA, Barack Obama, se reuniu na manhã de hoje com a presidente Dilma Rousseff. Ao longo do dia, eles participam de eventos com ministros, altos executivos e empresários dos dois países.

O principal acordo assinado, de Comércio e Cooperação Econômica, visa a reforçar e equilibrar as compras e vendas de bens e serviços. Nesta última década, a China compete de perto com os EUA como principal comerciante estrangeiro junto ao Brasil. Além disso, os EUA passaram a vender mais que comprar do Brasil, com um deficit de US$ 7,7 bilhões.

Outra parceria se concentra na organização da Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O apoio dos Estados Unidos poderá ser feito na parte de infraestrutura e logística. Outro acordo prevê a gradual expansão do espaço aéreo entre os dois territórios, com mais vôos até 2015.

Na área de educação, há um acordo para incrementar o intercâmbio de estudantes brasileiros e americanos em universidades do Brasil e Estados Unidos. Envolve a Capes (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Comissão Fullbright.

...Na área de energia, a parceria visa o fornecimento de biocombustíveis para abastecimento das aeronaves. Na área ecológica, foi assinado acordo para preservação da biodiversidade, assinado entre Capes e a National Science Foundation (Fundação Nacional da Ciência).

Há também parcerias para atuação conjunta no desenvolvimento e ajuda a outros países e permissão de trabalho para dependentes de diplomatas e funcionários estrangeiros.

O BRASIL TEM EXCELENTES RELAÇÕES COM OS OUTROS PAÍSES, POSSUI IMAGEM POSITIVA PARA ELES.
LAMENTÁVEL QUE SEJA TÃO DEFICIENTE NA SEGURANÇA PÚBLICA, EDUCAÇÃO E SAÚDE.
SERÁ QUE ESSES PAÍSES TÊM CONHECIMENTO DA ASCENDÊNCIA DA DROGA E DA VIOLÊNCIA EM NOSSO PAÍS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário