sábado, 21 de agosto de 2010

ESCOLA ABERTA

A Escola Aberta
Desde 1987, a Escola Aberta oferece oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento profissional e pessoal por meio de cursos a distância, sob a perspectiva da educação continuada, nas áreas de educação, administração pública, direito, tecnologia da informação, entre outras.
Os cursos livres oferecidos pela Escola Aberta permitem que os profissionais conquistem subsídios de conhecimento para estarem preparados para alcançar um patamar mais alto dentro de seu campo de trabalho.
Cada curso possui foco específico para diferentes modalidades, assim, alavancar a carreira fica mais fácil com um enfoque definido.
O profissional que deseja crescer no mercado de trabalho deve se adequar ao ritmo das organizações e se capacitar para alcançar sua ascensão na carreira. Quem pontua os profissionais são as próprias empresas, sejam elas públicas ou privadas, por isso existe a necessidade de estar sempre atento às exigências do mercado
programa busca repensar a instituição escolar como espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades de formação, cultura, esporte e lazer para os alunos da educação básica das escolas públicas e suas comunidades nos finais de semana.
A intenção é estreitar as relações entre escola e comunidade, contribuir com a consolidação de uma cultura de paz.
O programa é resultado de parceria entre o Ministério da Educação e secretarias estaduais e municipais de educação.Juventude a caminho da paz e da cidadania.
Valorizar os dons das pessoas, trazer uma fonte de renda para as famílias, afastar os jovens das drogas e da criminalidade, oferecendo-lhes lazer, cultura e diversão: essas são as missões do projeto Escola Aberta.
O Programa Escola Aberta é uma parceria entre MEC, UNESCO.
O objetivo principal é atender jovens de 16 a 24 anos, que estão em situação de risco e vulnerabilidade social, promovendo uma "cultura de paz". Este ainda proporciona aproximação da comunidade escolar, abrindo espaços de lazer, entretenimento e promoção social para as famílias, os alunos e demais componentes da comunidade escolar.
São desenvolvidas oficinas de interesse da comunidade com atividades esportivas, culturais e de formação inicial para o trabalho.oferecem oficinas diversas gratuitamente para a comunidade escolar. Os trabalhos são realizados nos finais de semana, sábado e domingo, de 9 às 15h.O objetivo do Projeto Escola Aberta é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação das relações entre escola e comunidade e do aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania.
Com a inclusão, as escolas recebem uma verba para o desenvolvimento das ações. O financiamento inicial destinado pelo FNDE é depositado diretamente nas contas das escolas, sendo determinado de acordo com o número de alunos matriculados.
O valor total recebido é destinado à compra de materiais de equipamentos, ressarcimento do professor comunitário, para o interlocutor escola-comunidade.
Retirado esse valor fixo, o restante deve ser usado da seguinte forma: 40% para material de consumo e 60% para ressarcimento de oficineiros, contratados junto à comunidade e definidos de acordo com a sua demanda. A escola se responsabiliza pela prestação de contas, estimulando a autonomia da unidade de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário