terça-feira, 31 de agosto de 2010

CONTINENTES E OCEANOS








São as massas terrestres contínuas mais extensas da Terra. Um continente se distingue de uma ilha ou de uma península pelo seu tamanho, estrutura geológica e evolução. Os continentes são: América, África, Antártida e Oceania, Eurásia às vezes, Europa e Ásia são separadas, transformando-as assim em 2 continentes distintos.

Continentes Área (km 2)

América 42.101.000
Europa 10.359.000
Oceania 8.935.000
Antártida 14.200.000
África 30.310.000
Ásia 44.080.000

América
Segunda maior massa continental isolada da Terra. É dividida em três grandes territórios: América do Norte, América Central e América do Sul, tem uma extensão de 42 milhões de km 2 e mais de 650 milhões de habitantes.

É cortado pela linha do Equador, pelo Trópico de Capricórnio ao sul e pelo Trópico de Câncer ao norte e o Círculo Polar Ártico em sua parte setentrional. Localiza-se ao leste com o Oceano Atlântico e a oeste do Oceano Pacífico.

Europa
É um dos seis continentes do mundo, embora só seja realmente a parte ocidental do continente Eurásia. A sua extensão é de 10.359.358 km 2, aproximadamente.

Uma das maiores características do continente Europeu é sua massa continental muito fragmentada, algumas penínsulas e um grande número de ilhas próximas à costa. Ao norte o oceano Glacial Ártico, o mar do Norte e o mar Báltico; sobre o mar Cáspio ao sudeste, sobre o mar Negro
e o mar Mediterrâneo, ao sul, e sobre o Oceano Atlântico a oeste.


Oceania (conhecido também como continente australiano).
É o menor dos continentes, mas tem uma área superior ao território brasileiro. Praticamente o território do continente é constituído pela Austrália. Situa-se no hemisfério sul, na latitude do Trópico de Capricórnio e é banhado pelo Oceano Índico a Oeste e pelo Oceano Pacífico a leste.

Antártida
O quarto maior continente situa-se quase totalmente no sul do círculo polar antártico. Sua extensão é de 14,2 milhões de km 2 no verão. Durante o inverno, dobra de tamanho devido ao grande volume de gelo marinho que se forma em sua volta.

Mais de 95% da Antártida é coberta por gelo, que contém cerca de 90% de toda a água doce do mundo.É banhado pelo Oceano Pacífico, Atlântico e Índico.

África
O terceiro maior continente da Terra ocupa, com as ilhas adjacentes, uma superfície de cerca de 30.310.000 km 2 ou 22% do total da massa terrestre.

Apresenta-se isolado artificialmente da Eurásia pela abertura do Canal Suez. È cortado pelo Trópico de Câncer ao norte e pela linha do Equador ao centro trópico de Capricórnio ao Sul.

Ásia
A sua extensão é de 44.080.000 Km 2, isto é, um terço da superfície terrestre. Seus habitantes representam três quintos da população mundial.

É cortado pelo Glacial Ártico e ao sul pelo Índico. Situada quase totalmente no hemisfério norte, ao norte o Oceano Glacial Ártico, a leste, com o oceano Pacífico, ao sul com o oceano Índico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário