segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

QUE PAÍS É ESSE? APOSENTADORIAS PARA EX-GOVERNADORES.






É preciso trabalhar muito, cumprir várias exigências. Pagar o INSS todo mês para conseguir a aposentadoria.

É assim com a imensa maioria dos brasileiros. Menos para um grupo de ex-governadores. Eles recebem o benefício porque assembleias legislativas estaduais aprovaram leis garantindo o pagamento. Coisa que a Constituição proíbe
Em Santa Catarina, cinco governadores que comandaram o estado depois de 88, quando foi promulgada a Constituição, recebem por mês 22 mil reais, cada um. Não importa quanto tempo ficaram no cargo. Leonel Pavan, por exemplo, governou por nove meses.

No Maranhão, o ex-governador Jackson Lago, que teve o mandato cassado, recebe aposentadoria. Em Rondônia, aposentadorias e pensões que ultrapassam 20 mil reais são pagas para 10 ex-governadores e cinco viúvas.

Pedro Pedrossian foi governador de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Recebe aposentadoria dos dois estados.

O ex-segurança se refere a Humberto Bosaipo, que se aposentou como governador de Mato Grosso depois de ficar no cargo por menos de duas semanas. Uma lei específica também permite que a tetraneta de Tiradentes receba pensão especial.
Na semana que vem a OAB vai entrar no Supremo Tribunal Federal com ação contra pagamento de aposentadorias para ex-governadores. A Procuradoria Geral da República está fazendo um levantamento sobre casos semelhantes aos que já foram divulgados e também pode recorrer.

O presidente da OAB, Ophir Cavalcanti, disse que não conhece a lei que criou essa pensão para descendentes do mártir da independência, mas em princípio acha que ela fere o senso comum.

Os nossos políticos elaboram leis para se beneficiar, jamais para beneficiar os seus eleitores!

2 comentários:

  1. Valeu amiga por trazer à tona um assunto tão importante.A falta de vergonha reina na política... Infelizmente a mamata além de legalizada virou hábito, já a seriedade nunca vigora!Mas,um dia nós mudaremos. como? Lutando por exemplo por uma educação libertadora, porque esta que aí está é uma educação de reprodução das desigualdades!!!

    ResponderExcluir
  2. Sem querer, apaguei o comentário de meu irmão. Perdoe-me querido! bjos

    ResponderExcluir