terça-feira, 25 de janeiro de 2011

INFERTILIDADE







Causas da infertilidade:

Das causas de infertilidade, 30% são de causa masculina, 30% de causa feminina, 30% são de causa feminina e masculina e 10% de causas indeterminadas.
Após identificadas as causas, será proposto ao casal um plano de tratamento

O que é infertilidade? Uma doença que afeta um em cada dez casais em idade fértil. A infertilidade atinge mais de seis milhões de pessoas nos Estados Unidos, homens e mulheres igualmente. No Brasil, estima-se que aproximadamente dois milhões de casais venham a apresentar algum tipo de dificuldade ao longo de suas vidas reprodutivas. Os sintomas são silenciosos e se confundem com a conseqüência, que é a ausência de um bebê. Em geral, o diagnóstico pode ser realizado após 12 meses de tentativas ou se a gravidez não segue em frente, não vai ao tempo certo.

As causas de infertilidade feminina podem ser classificadas em categorias básicas:

1- Fator ovulatório,a principal causa de dificuldade de ovulação é a Síndrome dos Ovários Policísticos. Outras causas importantes são as doenças da glândula tireóide e o aumento de produção da prolactina. Mulheres com mais de 35 anos tendem a apresentar dificuldade de ovulação.

2-Fator tubário é uma das principais causas de infertilidade feminina. As causas mais comuns de distorção e perda de função das tubas uterinas (ou trompas) estão relacionadas à ocorrência de inflamações na região pélvica, principalmente as causadas por Chlamydia e Gonococo. As tubas uterinas também podem ser atingidas pela endometriose, prejudicando seu funcionamento.

3-A endometriose é uma doença que se caracteriza pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina e que afeta mais comumente o tecido que reveste a cavidade abdominal (peritônio), os ovários, as tubas uterinas, e outras áreas. Hoje, acredita-se que a doença seja responsável por grande parte dos casos de infertilidade.

•alteração nas tubas uterinas: as tubas podem se tornar impérvias (intransitráveis) e sem mobilidade.
•alteração na ovulação: dificuldade de produção ovular e à perda de qualidade dos óvulos.
•interferência na Fertilização: a endometriose pode dificultar a penetração dos espermatozóides nos óvulos.

4-Fator uterino
Qualquer doença que leve à alteração ou deformação da cavidade uterina (onde está localizado o tecido endometrial) pode causar dificuldade de implantação embrionária. Portanto, miomas que, por seu tamanho e/ou localização, deformam a cavidade endometrial são causas importantes de infertilidade. O mesmo acontece em relação aos pólipos endometriais (pequenos tumores do endométrio). Outras situações menos comuns são aquelas em que há formação de “cicatrizes” na cavidade uterina (sinéquias) após curetagem ou infecções, ou ainda aquelas em que há deformidade congênita da cavidade endometrial.

Infertilidade Masculina:
Após o levantamento do histórico do paciente, o diagnóstico deve ser feito através de exames:
•Espermograma
•Ultrassonografia
•Avaliação genética

As causas mais comuns associadas à infertilidade masculina são:

1-Varicocele
É a causa de infertilidade masculina mais freqüente, apesar de 2/3 dos portadores serem férteis. Consiste em uma dilatação anormal das veias que drenam os testículos. Cerca de 80% a 95% dos casos atingem somente o lado esquerdo e 10% a 20% são bilaterais. Raramente se apresenta isoladamente no lado direito. O diagnóstico deve ser baseado no exame físico e em exames subsidiários, sendo mais largamente difundido a Ultrassonografia com Doppler de bolsa testicular.
O tratamento cirúrgico é realizado em adultos com alterações seminais, assimetria ou hipotrofia testicular (diminuição do volume do testículo).

2-Azoospermia consiste em uma alteração genética em que o líquido seminal não apresenta nenhum espermatozóide. Essa alteração afeta de 1% a 2% do total de homens inférteis. A azoospermia pode ser dividida em 2 grupos:

•azoospermia obstrutiva: as causas podem ser processos obstrutivos congênitos ou adquiridos, como vasectomia, ausência dos canais deferentes, situações pós-cirúrgicas, entre outros.
•azoospermia não obstrutiva: gerada pela falência da produção testicular de espermatozóides. As causas podem ser problemas dos testículos ou a diminuição da produção central dos hormônios que estimulam o funcionamento testicular.

2 comentários:

  1. Amei esse Post, me identifiquei muito com ele. Apesar de não ser estéril rsrsr, mas luto por uma gravidez, e sei que vou ser mãe um dia, se Deus quizer!!!

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia é comum encontrar casais querendo ter filhos e com algumas dificuldades, o mais importante é acreditar, continuar tentando e investir nesse sonho, vale a pena! Vou mais além, se não pudesse ter filhos, adotaria com certeza, para mim é a mesma coisa, tenho constatado isso em vários depoimentos que ouvi.

    ResponderExcluir