segunda-feira, 9 de maio de 2011

QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO- UM LIVRO FANTÁSTICO












SOBRE O LIVRO De fácil leitura e compreensão, QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO? é uma parábola que retrata a vida, suas mudanças e os objetivos (queijos) que muitos buscam. O “LABIRINTO”, onde os personagens vivem a história, representa o local onde ocorrem as buscas incessantes pelos seus objetivos. Seja no emprego, na família ou mesmo nos relacionamentos pessoais. É uma analogia ao cotidiano do ser humano, sujeito a mudanças inesperadas.

OS PERSONAGENS
O autor utiliza-se de quatro personagens: Os ratos Sniff e Scurry, e os duendes Hem e Haw para retratar as diversas características do ser humano. Seu lado simples e complexo. Em alguns momentos o homem pode agir como Sniff, aquele que percebe rápido as mudanças. Ou então, como Scurry, que sai em atividade, é mais pró-ativo. Ou Hem, um dos duendes, que não aceita as mudanças, resistindo a elas. Ele acredita que algo pior pode acontecer. E finalmente Haw, o outro duende: Adapta-se em tempo a nova realidade e acredita que as mudanças podem levar a algo melhor.

IDÉIAS INICIAIS
Os quatro personagens acima descritos vivem um desafio em busca de seus queijos. O queijo, representado no livro como sendo aquilo que se gostaria de ter, é o objetivo principal da busca dos personagens: Emprego, dinheiro, saúde e até um bom relacionamento amoroso. O labirinto representa o lugar onde essa busca acontece. Seja na empresa onde se trabalha, na família ou então na comunidade em que está inserido, onde vive. Cheio de corredores e divisões, o labirinto tem em alguns lugares, queijos deliciosos. Porém em outros, corredores escuros e até becos sem saída. Os personagens viviam correndo atrás de queijo para se alimentarem e ficarem felizes. Aqueles que encontravam o caminho eram premiados com uma vida mais tranqüila. “A vida não é um corredor reto e tranqüilo que nós percorremos livres e sem empecilhos, mas um labirinto de passagens, pelas quais nós devemos procurar nosso caminho, perdidos e confusos, de vez em quando presos em um beco sem saída”.

SOBRE O AUTOR: Spencer Johnson é autor de livros vendidos no mundo todo.Johnson é autor de vários best sellers.

ME INDICARAM ESSE LIVRO E AGORA FAÇO O MESMO.É EXCELENTE!

2 comentários:

  1. Leile minha amiga, agora deu cachorro em noventa, rsrsrsrsrs. “Oia mulé”, eu não gostei do livro (Quem mexeu no meu queijo). Na verdade, este livro foi feito para re-justificar o capitalismo. Em tempos de crise, eles querem passar para as pessoas como se adaptar as mudanças que estão ocorrendo nas empresas como também na sociedade de consumo. É o tal do adapte-se ou morra! No fundo eles jogam os funcionários uns contra os outros... É um verdadeiro puxa tapetes... É um esgoto de ratos... Até muitas mulheres se submetem a ficar com o chefe pra garantir um lugarzinho ao sol. Além do mais, não dá pra acreditar em nada que vem dos EUA. Eles criaram o fast-food (e dizem que aquilo é comida), vendem-nos rap e rip-rop (e dizem que é música), alardearam que mataram Bin Laden, disseram que foram à lua, disseram que boa é a mulher turbinada (as “bestaiadas” meteram silicone), dizem que em Cuba existe ditadura, disseram que o socialismo morreu... Ufa, quanta enganação! Leile, esse autor é um ladino, oferece as pessoas respostas tais como: “O que devo fazer da minha vida? Qual a receita?” Parece auto-ajuda, mas é auto-ajudar o autor, que já faturou milhões de dólares com o livro. Todavia, vale à pena ler o livro, pois num mundo cão desses, nós temos que tomar conhecimento das novas propostas maléficas capitalistas!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí amigo! Cada um tem a sua opinião, respeito a sua, ainda não li,mas me indicaram, porque estou lendo outro no momento, mas esse será o próximo.Aguarde novo comentário. bjos

    ResponderExcluir