quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A FORÇA-TAREFA DO FNDE EM ALAGOAS

Equipe técnica vai conferir situação em cidades alagoanas
Quinta-feira, 09 de setembro de 2010 - 12:10
Uma força-tarefa estará em Alagoas na segunda-feira, 13, para fazer uma radiografia das escolas públicas dos municípios mais atingidos pelas enchentes de junho. O trabalho se estenderá até o dia 25. O estado tem 15 municípios em situação de calamidade e quatro em estado de emergência. No levantamento da situação escolar (LSE), serão apurados dados sobre a estrutura física das unidades de ensino, mobiliário, equipamentos e material pedagógico.

A força-tarefa é formada por técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e dos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. “As equipes são formadas por especialistas nas áreas de infraestrutura — engenheiros e arquitetos — e de pedagogia”, explica Olga Bento, coordenadora do levantamento no FNDE.

Além de visitar as escolas para conferir a situação de cada uma, a força-tarefa orientará técnicos alagoanos sobre a inclusão de informações no sistema on-line do LSE.

A partir de junho de 2011, o levantamento da situação escolar será pré-requisito para que estados e municípios firmem convênios com o FNDE e recebam recursos do governo federal. Assim, os demais municípios do estado devem fazer o diagnóstico até os primeiros meses de 2011.

Reunidas em um banco de dados central, as informações sobre a situação escolar dos municípios auxiliam a gestão educacional nas localidades atingidas. Com as deficiências e as prioridades de cada unidade de ensino explícitas e acessíveis aos gestores, é possível definir as políticas públicas. O sistema também ajuda o FNDE a verificar a real necessidade de recursos de cada rede pública de educação.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário