quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PARA TODAS AS ESCOLAS. PARTICIPE!

http://www.pelodireitodesercrianca.com.br/

O Programa pelo Direito de Ser Criança é uma ação realizada por OMO, que busca reconhecer e premiar escolas que valorizam a importância do brincar e do aprender pela experiência em suas práticas escolares.


O Programa pelo Direito de Ser Criança é destinado aos profissionais de educação das escolas da rede pública e privada de todo o Brasil, que atuam com crianças do Educação Infantil e/ou do ciclo do Ensino Fundamental I. A premiação vai contemplar duas categorias:



Essa categoria é destinada às escolas da Educação Infantil e busca avaliar, principalmente, como o brincar é utilizado no dia a dia escolar para incentivar o desenvolvimento social dos alunos.



Essa categoria é destinada às escolas do Ensino Fundamental I e busca avaliar a forma como o aprender pela experiência é utilizado como ferramenta para o contato dos alunos com o universo que os cerca.

Todas as escolas inscritas serão avaliadas por uma comissão de especialistas em educação, responsável pela geração de um referencial teórico e de indicadores acerca do brincar e do aprender pela experiência.

Todo esse referencial se organiza dentro de cinco pilares conceituais que, juntos geram um critério de avaliação objetivo que será utilizado em 2 fases de avaliação, de acordo com a categoria das escolas participantes:

Direito de brincar e de aprender através de brinquedos não estruturados
Valoriza o tempo e o espaço do brincar na escola, a criança como sujeito desse brincar e a utilização de materiais de baixo custo, simples e essenciais.

Direito de aprender pela experiência
Valoriza a experiência individual e subjetiva, bem como a criança como sujeito de seu aprendizado.

Direito de estar em contato com a natureza
Valoriza o contato dos alunos com a natureza e seus elementos.

Direito de experimentar o cuidado com o planeta e com a sociedade
Valoriza a escola que adote práticas sustentáveis e socialmente responsáveis gerando posturas reflexivas entre os alunos.

Direito de vivenciar a cultura local
Valoriza a escola que reconheça a cultura local de seus alunos e da região onde está inserida, destacando seus aspectos comunitários, festivos e de participação comunitária e familiar dentro da realidade e espaços escolares.

Como participar
Fase 1 - Inscrições
Cadastre sua escola.Preencha e envie o formulário de inscrição.Aguarde nosso contato para a segunda fase. Enviaremos um e-mail com todas as instruções.
Acompanhe nosso site.
As escolas selecionadas para a segunda fase serão divulgadas no dia 19/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário