segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CONHEÇA O PROGRAMA LAGOA VIVA!



O Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva, nasceu em virtude da preocupação com o nível de degradação ambiental em que se encontrava o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba – CELMM, resultando em conseqüências danosas às comunidades que estão no seu entorno e a redução das formas de vida das espécies, da fauna e flora, produtos pesqueiros e atividades turísticas da região.

Dentro de uma perspectiva de responsabilidade social, a BRASKEM, situada na localidade acima citada, toma a iniciativa de desenvolver um programa de Educação Ambiental em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió, Secretaria Estadual de Educação de Alagoas e as comunidades do entorno das lagunas, objetivando resultados para minimizar os impactos ambientais ali observados.

Ao longo dos últimos anos, o programa desenvolveu-se e atingiu patamares ainda maiores, saiu do entorno das lagunas e alcançou as regiões de caatingas, da mata e litorâneas, sul e norte. Hoje contabilizamos 36 municípios e toda a capital de Alagoas.

A concepção teórico-metodológica do Programa está voltada para três pilares:

O primeiro: se relaciona com a educação formal, onde se contempla como linha de trabalho dos Parâmetros Curriculares em Ação - Meio Ambiente na Escola – MEC , possibilitando a construção de competência para trabalhos coletivos em Educação Ambiental numa perspectiva de articular conteúdos e práticas de estudos interdisciplinares e transversais;

O segundo: Diz respeito à Formação Continuada de professores, conduzindo-os e qualificando-os a uma condição de professores multiplicadores em unidades de ensino, reorganizando conhecimentos acerca das questões socioambientais e reelaborando saberes pertinentes para o desenvolvimento de trabalhos em Educação Ambiental , fomentado por métodos participativos, de novas concepções e modelos de procedimentos didáticos e pedagógicos;

O terceiro: é a atuação em Comunidades assistidas pelo Programa, para desenvolver práticas socioculturais e socioeducativas no intuito de valorizar iniciativas que resgatem o ser humano em sua integralidade.

A este conjunto de fatores, advém a valorização do ser humano em face da capilaridade das inter-relações com outros sujeitos envolvidos no processo demandante de uma nova ordem temática pluralista e diversa, contida nas questões oriundas do meio ambiente.

Outro aspecto salientado pelo Programa Lagoa Viva são os Princípios de Sustentabilidade que emergem de práticas socioeducativas não formais, articuladas em oficinas de geração de renda, onde o sujeito, ao mesmo tempo em que adquire habilidades e competências para gerar renda e trabalho, torna-se consciente do respeito ao meio ambiente, discutindo e reconhecendo os aspectos éticos, culturais e socioambientais e de suas relações sociais do lugar onde vive. Tudo isso, numa abordagem voltada para a mudança de atitude através de superação de dificuldades presente na adversidade do mundo do trabalho.

Nesse mesmo pilar o sujeito interage informalmente com o meio ambiente, pelas relações cotidianas, contribuindo sobremaneira para uma sociedade justa e igualitária.

Podemos ressaltar, contundo que o foco do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva tem diretrizes voltadas para um ambiente total, natural e produzido: Ecológico, Social, Político, Cultural, Econômico, Tecnológico, Legal e Estético. Tem como fator preponderante a reorientação do ensino para sustentabilidade planetária, aumento da consciência pública, promoção do desenvolvimento de pessoas, onde a integração com o meio ambiente torna-se premissa básica e decisiva da Educação Ambiental.

Um comentário: