domingo, 28 de julho de 2013

ESTUDANTES DE MEDICINA NO SUS - DEBATE

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira, 24, que a comissão de especialistas convidados pelo MEC para debater a MP do Programa Mais Médicos, presidida pelo ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, deve apresentar nos próximos dias uma proposta para que os estudantes de medicina, ao término do sexto ano de curso, façam dois anos de residência obrigatória no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse grupo se reunirá esta semana para debater o assunto. 

De acordo com os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Saúde, Alexandre Padilha, essa medida promoveria a universalização da residência médica. “Os dois anos de residência obrigatória resolveriam questões como a falta de médicos no SUS e dariam a oportunidade de residência a todos os estudantes”, disse Mercadante. Ele também ressaltou que a proposta deverá acarretar mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos de medicina, que ainda serão debatidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Para o ministro da Saúde, é necessário que os médicos recém-formados tenham a experiência de trabalhar na rede pública. “O estudante que se forma hoje tem pouquíssimo contato com os pacientes, já que os estágios práticos são curtos. Sabemos a importância desse processo de formação”, destacou Padilha.

Em sua exposição, Mercadante detalhou ainda as medidas do Governo Federal para a desconcentração da oferta de cursos de medicina, que hoje se concentra em 57 municípios. A proposta da pasta é de que mais 60 municípios brasileiros passem a contar com cursos na área. Ele frisou ainda que a expansão deve ser articulada com outras ações. “Não basta desconcentrar a expansão. Precisamos de outras políticas públicas para fixar esses médicos recém-formados”, afirmou.

Entre 2000 e 2011, o número de concluintes em cursos de medicina passou de 8.004 para 14.634. A quantidade de matrículas também cresceu: de 55.486 para 108.033, no mesmo período. O número, de acordo com os ministros, ainda é baixo para atender à quantidade de vagas que serão criadas.

Revalida – Mais de 1 mil pessoas já se inscreveram no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida). De acordo com o ministro da Educação, uma amostra de estudantes brasileiros deve participar da mesma avaliação destinada aos que obtiveram diploma no exterior, como pré-teste. “Queremos um exame que não seja nem mais nem menos rigoroso do que se espera de um estudante concluinte de medicina no Brasil.” 

Assessoria de Comunicação Social

Ouça o ministro Aloizio Mercadante

Nenhum comentário:

Postar um comentário