quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TRABALHANDO COM PROJETOS NA ESCOLA

ESSE ANO, A ESCOLA QUE COORDENO TRABALHOU COM VÁRIOS PROJETOS.

VEJA OS TEMAS ABAIXO:

MINHA ESCOLA
MÚSICAS INFANTIS
ÁGUA, FONTE DE VIDA
O LIXO
CONHECENDO O NOSSO CORPO
AS LETRINHAS FAZEM A FESTA
DE ONDE VEM OS NÚMEROS?
ALIMENTAÇÃO
O FOLCLORE
O NATAL


O PROFESSOR PODE TRABALHAR COM OS ALUNOS VÁRIAS DISCIPLINAS DENTRO DO PROJETO, INCLUSIVE, É FUNDAMENTAL APROVEITAR O INTERESSE DA TURMA SOBRE ALGUM TEMA EM QUESTÃO E CONSTRUIR JUNTO COM ELES.

O PROJETO CONSISTE:

INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS UTILIZADOS
CULMINÂNCIA
PERÍODO
AVALIAÇÃO

O MESMO DEVE SER FLEXÍVEL, OU SEJA, PODERÁ SER ALTERADO, DE ACORDO COM A NECESSIDADE E REALIDADE DOS ALUNOS.

DURANTE O DESENVOLVIMENTO ABUSE DAS PRODUÇÕES DE TEXTOS, ESCRITA, DRAMATIZAÇÕES, VÍDEOS,MÚSICAS, PARLENDAS,POESIAS, JOGOS, BRINCADEIRAS, ARTE, HISTÓRIAS, LEITURAS DIVERSIFICADAS, DEBATES, REFLEXÕES, DINÂMICAS, CONFECÇÃO DE CARTAZES, MURAIS, PESQUISAS, EXPERIÊNCIAS, EXPOSIÇÕES, EXCURSÕES, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES FUNDAMENTAIS.

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA É MUITO IMPORTANTE! TENTE CONSCIENTIZAR A SUA COMUNIDADE A FAZER PARTE DESSE VALIOSO TRABALHO.

O PROFESSOR É O MEDIADOR DO CONHECIMENTO, DEVERÁ OBSERVAR SEUS ALUNOS, MOTIVÁ-LOS NA PARTICIPAÇÃO, ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, INTERESSE E A CRITICIDADE, ALÉM DE REGISTRAR TODO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE SUA TURMA.

Na atualidade, os educadores indicam que o ensino tradicional e o modelo clássico da escola não mais correspondem às exigências da sociedade atual, dinâmica e caracterizada pela inovação tecnológica: o modelo de currículo organizado em disciplinas dispostas de modo fragmentado, sem correlação ou nexo entre elas, vem sendo repensado e tende a ser substituído, para que a escola se aproxime mais da sociedade e que os alunos se envolvam mais no processo educativo.

É nesses termos que a idéia de trabalho com projetos, na Escola, surgido a partir da "tematização" proposta já no final dos anos 80 do século XX, como recurso pedagógico da metodologia de ensino sócio-construtivista, toma corpo e se desenvolve a partir de 1990.

Não se trata de uma técnica atraente para atrair a atenção dos alunos: seu objetivo é fazer com que o aluno se envolva intensamente na atividade educativa alvo do projeto proposto.

Significa, também, repensar a escola, o currículo, os tempos escolares, a avaliação e os objetivos da educação escolar.

Hernandes (1) e Freire (2) defendem o idéia de que o aluno aprende participando, tomando atitudes diante dos fatos, investigando, construindo novos conceitos e informações, e selecionando os procedimentos apropriados quando diante da necessidade de resolver problemas.

2 comentários:

  1. Olá Leile, trabalhar com projeto é, sobretudo uma oportunidade de desmascarar o capitalismo. É mostrando as causas da realidade vivida pelos alunos (principalmente os mais pobres) que eles vão entender o porquê das desigualdades. A coisa não é tão fácil, mas o professor comprometido com a educação de qualidade e com a construção de um mundo mais justo e mais humano pode sim abrir a veias imundas capitalistas. Toda vez que um professor entra em sala, papai do céu manda um mensageiro do amor... Um abraço forte!!!
    robertoalexandreblog.zip.net

    ResponderExcluir