domingo, 6 de maio de 2012
RUTH ESCOBAR - ATRIZ
Maria Ruth dos Santos Escobar (Campanhã, 31 de março de 1935[1]) é uma atriz e produtora cultural luso-brasileira.
Nascida em Portugal, nas proximidades do Porto, Maria Ruth dos Santos tornou-se Ruth Escobar, uma atriz de destaque e uma das mais importantes produtoras culturais do Brasil e notáveis personalidade do teatro brasileiro, empreendedora de muitos projetos culturais especialmente comprometidos com a vanguarda artística.
De origem pobre, aos 16 anos, em 1951, emigrou com sua mãe para o Brasil. Casou-se com o filósofo e dramaturgo Carlos Henrique Escobar, e juntos, em 1958, partiram para a França, onde Ruth fez cursos de interpretação. Ao retornar ao Brasil, montou companhia própria, a Novo Teatro, em parceria com o diretor Alberto D'Aversa. Protagonizou Antígone América, texto de seu marido, em 1962, após algumas experiências de palco, como Mãe Coragem e Seus Filhos, de Bertolt Brecht, em 1960, e Males da Juventude, de Ferdinand Bruckner, em 1961, ambas dirigidas por D'Aversa.
No mesmo ano que estreia Antígone América, seu casamento com Carlos Henrique Escobar se desfaz. Ao mesmo tempo começa a reunir recursos para financiamento do seu teatro .[2]
Em 1964, decide fazer teatro popular e adapta um ônibus, transformando-o em palco, para levar espetáculos à periferia de São Paulo - iniciativa que recebeu o nome de Teatro Popular Nacional. Por essa nova experiência teatral passaram Antônio Abujamra, que dirigiu A Pena e a Lei, de Ariano Suassuna e Silnei Siqueira, que encenou As Desgraças de uma Criança, de Martins Pena, entre outros. As atividades do Teatro Popular Nacional se encerraram em 1965.
Ainda em 1964, Ruth inaugurou seu próprio teatro, que recebeu o seu nome, situado no bairro da Bela Vista, na cidade de São Paulo. Separou-se do primeiro marido e casou-se com o arquiteto Wladimir Pereira Cardoso, que se tornou cenógrafo das produções da companhia. Entre outras, sãoi encenadas em seu teatro a A Ópera dos Três Vinténs, de Bertolt Brecht e Kurt Weill, com direção de José Renato, 1964; O Casamento do Sr. Mississipi, de Dürrenmatt, dirigida por Jô Soares, 1965; As Fúrias de Rafael Alberti, outra encenação de Abujamra, em 1966; O Versátil Mr. Sloane, de Joe Orton, sob a direção de Antônio Ghigonetto, em 1967; e Lisístrata, de Aristófanes, encenação de Maurice Vaneau, em 1968.
Em 1968, com a vinda para o Brasil do diretor argentino Victor García, convidado para a montagem de Cemitério de Automóveis, adaptação do próprio Garcia para a obra de Fernando Arrabal, uma antiga garagem na Rua 13 de Maio foi totalmente remodelada. A encenação destacou Ruth Escobar como atriz e produtora. Seu prestígio aumentou, em 1969, com a produção de O Balcão, de Jean Genet, encenada por Victor Garcia, com cenografada por Wladimir Pereira Cardoso. A produção arrebatou todos os prêmios importantes do ano, e Ruth Escobar foi agraciada com o troféu Roquette Pinto para a personalidade do ano.[3]
Polêmicas sempre cercaram a atriz e produtora. Uma delas ocorreu em 1972, quando produziu Missa Leiga (de Chico de Assis; direção de Ademar Guerra, e foi proibida de utilizar a Igreja da Consolação como palco e montada numa fábrica; outra envolveu A Viagem, adaptação cênica feita por Carlos Queiroz Telles, para o poema Os Lusíadas de Luís de Camões, cuja estréia contou com a presença do primeiro ministro de Portugal, Marcelo Caetano.
Nos anos subsequentes, Ruth Escobar ficou à frente do Centro Latino-Americano de Criatividade, projeto abortado por falta de recursos, e centralizou no seu teatro importantes manifestações contra o regime militar, inclusive a fundação do Comitê da Anistia Internacional.
Com o 1º Festival Internacional de Teatro, em 1974, Ruth Escobar passou a apresentar periodicamente em São Paulo o melhor da produção cênica mundial. A cidade pôde conhecer, entre outros, o trabalho de Bob Wilson (Time and Life of Joseph Stalin, que a Censura obrigou a mudar para Time and Life of David Clark), a premiada montagem de Yerma, por Victor García, com Nuria Espert; além dos encenadores Andrei Serban e Jerzy Grotowski.
Em 1974, centralizou a produção para circuito internacional de Autos Sacramentales, outra encenação de Victor García baseada em Calderón de la Barca. Depois de estrear em Shiraz, no Irã, a realização teve êxito na Bienal de Veneza, em Londres e em Portugal.
Em 1976, outro projeto de fôlego - a Feira Brasileira de Opinião - reuniu textos dos mais destacados dramaturgos da época, mas foi interditado pela Censura, o que obrigou Ruth Escobar a arcar com os prejuízos da montagem em andamento.
No 2º Festival Internacional, de 1976, chegaram ao país o grupo catalão Els Joglars, com "Allias Serralonga"; os City Players, do Irã, com uma inusitada montagem de Calígula, de Albert Camus; a companhia Hamada Zenya Gekijo, do Japão; o grupo G. Belli, da Itália, com Pranzo di Famiglia, dirigida por Tinto Brass, entre outros.
Em 1977, Ruth Escobar resolveu voltar à cena. Para interpretar a exasperada Ilídia de A Torre de Babel, trouxe a São Paulo o autor Fernando Arrabal para dirigi-la.
Produziu A Revista do Henfil, de Henfil e Oswaldo Mendes, sob a direção de Ademar Guerra, em 1978. No ano seguinte, voltou à cena em Caixa de Cimento, encenação do argentino Juan Uviedo; ainda em 1979, produziu Fábrica de Chocolate, texto de Mário Prata que aborda a tortura.
Entre as grandes atrações do 3º Festival Internacional, em 1981, estavam o grupo norte-americano Mabu Mines; o belga Plan K; o La Cuadra, de Sevilha; além do uruguaio Galpón e do português A. Comuna.
Nos anos 1980, Ruth Escobar afastou-se parcialmente do teatro. Eleita deputada estadual para duas legislaturas, dedicou-se a projetos comunitários. Em 1994, voltou aos festivais internacionais, então mais discretos, porém ampliando sua abrangência ao trazer grupos de teatro, de dança, de formas animadas ou aqueles que uniam todas essas linguagens, como o Aboriginal Islander Dance Theatre, o Bread and Puppet, o Cricot 2, os Dervixes Dançantes. A quinta edição, de 1995, acentuou a forte tendência à diversificação ao trazer para o país a dança de Carlota Ikeda e o grupo japonês Dumb Type, o russo Levdodine com Gaudeamus, e Michell Picolli, entre outros. Em 1996, Phillipe Decoufflé; o grupo Dong Gong Xi Gong, de Taiwan; e Joseph Nadg foram os destaques da 6ª edição.
Em 1987, Ruth Escobar lançou "Maria Ruth - Uma Autobiografia", contando parte da sua trajetória, na qual a produção cultural se mescla, de modo indissolúvel, à sua atuação social, voltada sobretudo para o inconformismo com as regras estabelecidas.
Em 1990, retornou aos palcos, numa encenação de Gabriel Villela, de "Relações Perigosas", de Heiner Müller. Entre 1994 e 1997, voltou a produzir festivais internacionais, com o nome Festival Internacional de Artes Cênicas. Em 1998 recebeu, do governo francês, a condecoração da Legião de Honra.
Em 2000, Ruth foi diagnosticada com a doença de Alzheimer. Em 2001, criou uma versão de Os Lusíadas, de Camões, seu último trabalho nos palcos, como produtora.[4]
[editar]Carreira
Como intérprete
1959 - Festival Branco e Preto (também diretora)
1960 - Mãe Coragem
1961 - Os Males da Juventude
1962 - Antígone América
1964 - A Ópera dos Três Vinténs
1964 - A Farsa do Mestre Patelin
1964 - As Desgraças de uma Criança
1965 - Soraia Posto 2
1965 - Histórias do Brasil
1965 - O Casamento do Senhor Mississipi
1966 - As Fúrias
1966 - Os Trinta Milhões do Americano
1967 - O Estranho Casal
1967 - O Versátil Mr. Sloane
1968 - Roda Viva
1968 - Cemitério de Automóveis
1968 - Lisístrata
1968 - Os Sete Gatinhos
1969 - O Balcão
1969 - Romeu e Julieta
1969 - Os Monstros
1971 - Os Dois Cavaleiros de Verona
1972 - A Massagem
1974 - Capoeiras da Bahia
1974 - Festival Internacional de Teatro, 1.
1976 - Festival Internacional de Teatro, 2.
1977 - Torre de Babel
1978 - Revista do Henfil
1979 - Fábrica de Chocolate
1979 - Caixa de Cimento
1981 - Festival Internacional de Teatro, 3.
1982 - Irmã Maria Ignácio Explica Tudo
1989 - Relações Perigosas
1994 - Festival Internacional de Artes Cênicas, 4.
1995 - Festival Internacional de Artes Cênicas, 5.
1996 - Festival Internacional de Artes Cênicas, 6.
1997 - Festival Internacional de Artes Cênicas, 7.
1999 - Festival Internacional de Artes Cênicas, 8.
Como produtora
1959 - Festival Branco e Preto
1960 - Antígone América
1964 - A Pena e a Lei
1964 - A Ópera dos Três Vinténs
1964 - As Desgraças de uma Criança
1966 - As Fúrias
1967 - O Estranho Casal
1967 - O Versátil Mr. Sloane
1968 - Cemitério de Automóveis
1968 - Os Sete Gatinhos
1968 - Roda Viva
1969 - O Balcão
1969 - Romeu e Julieta
1969 - Os Monstros
1970 - Cemitério de Automóveis
1972 - Missa Leiga
1972 - A Massagem
1972 - A Viagem
1973 - Missa Leiga
1974 - Autos Sacramentais
1974 - Capoeiras da Bahia
1974 - Festival Internacional de Teatro, 1.
1976 - Festival Internacional de Teatro, 2.
1978 - Revista do Henfil
1979 - Fábrica de Chocolate
1979 - Caixa de Cimento
1981 - Festival Internacional de Teatro, 3.
1982 - Irmã Maria Ignácio Explica Tudo
1989 - Relações Perigosas
1994 - Festival Internacional de Artes Cênicas, 4.
1995 - Festival Internacional de Artes Cênicas, 5.
1996 - Festival Internacional de Artes Cênicas, 6.
1997 - Festival Internacional de Artes Cênicas, 7.
1999 - Festival Internacional de Artes Cênicas, 8.
2001 - Os Lusíadas
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