sexta-feira, 20 de junho de 2014

A segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecerá 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e em 646 cursos de qualificação a partir de 2015. O lançamento do Pronatec 2.0 foi realizado nesta quarta-feira, 18, em cerimônia no Palácio do Planalto.

“Até o fim deste ano, serão oito milhões de jovens e de trabalhadores matriculados no Pronatec, um desempenho que nos incentiva a lançar a segunda etapa do programa”, afirmou a presidenta da República, Dilma Rousseff. Conforme Dilma, a segunda fase é a sequência lógica e o desdobramento natural do programa, que manterá a gratuidade e deverá atingir mais de quatro mil cidades no país.

Uma novidade é a regulamentação do chamado itinerário formativo, que permitirá o aproveitamento do conhecimento adquirido em um curso de formação profissional, para efeito de carga curricular, em um curso de nível superior. Assim, um estudante que fizer um curso de qualificação profissional de eletricista de rede de distribuição de energia elétrica, por exemplo, poderá aproveitar os créditos quando fizer o curso de técnico em eletrotécnica.

O ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou que nesta etapa do Pronatec serão oferecidas mais opções de cursos direcionados à formação empreendedora. “Nós precisamos dar continuidade a esse processo, com novos desafios pela frente: expansão das matrículas e valorização da trajetória de formação profissional.”

O ministro destacou que o Pronatec trabalha com flexibilidade, porque aproveita a estrutura existente das instituições federais, estaduais e do sistema S, que foram desdobradas para atingir as diversas regiões do país. Paim ressaltou, ainda, que o Pronatec é um dos programas que mais promovem inclusão. “Dos matriculados, 60% são mulheres, 67% são jovens e 68% são negros”, disse.

Na cerimônia, foi anunciada também a inauguração de 46 campi de institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Ao final deste ano serão 562 campi em funcionamento. O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Henrique Gomes de Lima, e o diretor-geral do campus desse instituto no município de Campo Maior, Washington Moura Barbosa, receberam da presidenta a placa inaugural do campus.

Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. Em todo o Brasil, o programa já ofereceu cursos profissionalizantes para 7,4 milhões de brasileiros.

Assessoria de Comunicação Social

Veja a apresentação do ministro sobre o Pronatec

sexta-feira, 13 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 NO BRASIL

Copa do Mundo começa nesta quinta com festa nas 12 cidades-sede

 
11/06/2014 - 22:00
Fan Fests espalhadas pelo país prometem receber milhares de torcedores brasileiros e estrangeiros com atrações musicais e com a transmissão de Brasil x Croácia.
 
A Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 começa nesta quinta-feira (12.06), às 17h, em São Paulo. Na Arena Corinthians, Brasil e Croácia protagonizam a primeira partida do Mundial. Mas o jogo da Seleção Brasileira vai movimentar as 12 cidades-sede de uma só vez. De Sul a Norte, brasileiros e estrangeiros poderão acompanhar o confronto nas Fan Fests da FIFA. Além do futebol, cada sede preparou uma festa única, com muita música e atrações culturais.
Confira um panorama geral de cada uma das 12 Fan Fests que receberão milhares de torcedores nesta quinta para o jogo Brasil x Croácia.

BELO HORIZONTE
A capital mineira oferece uma estrutura de 16,5 mil m² quadrados na ExpoMinas e tem capacidade para receber até 21 mil torcedores. O duelo entre brasileiros e croatas poderá ser acompanhado em um telão de 80 m², em alta definição. O local conta com 1,5 mil vagas de estacionamento, mas há 19 linhas de ônibus e uma estação de metrô que podem levar o torcedor ao local.
Nesta quinta-feira, o grande destaque da Fan Fest mineira é uma banda bastante conhecida na região: o Skank. O grupo de Minas Gerais se apresenta em um palco de 35x20 m e 14 m de altura. A entrada é gratuita e o local fica aberto das 11h às 22h.

Cuiabá


Foto: Helson França/Portal da Copa

Foto: Helson França/Portal da Copa#

 

 

Situado a pouco menos de 3 km da Arena Pantanal, o Parque de Exposições da Acrimat vai ser praticamente uma extensão do estádio em Cuiabá. A proximidade com o palco dos jogos deve atrair também os torcedores que forem à arena acompanhar as partidas da capital mato-grossense. A área de 40 mil m² tem capacidade para acomodar até 56 mil pessoas por dia. Na abertura do Mundial, os voluntários vão coordenar uma ação no local para formar um coração, em alusão ao fato de Cuiabá estar situada no coração da América do Sul.

 

Na parte cultural, o show do primeiro dia de festa em Cuiabá fica por conta da dupla João Neto e Frederico, além do DJ Elton Cotrin, Flor Ribeirinha, Nico e Lau, Pescuma, e Henrique e Claudinho. Ao longo do Mundial, também passarão pela Fan Fest bandas como Falamansa, Babado Novo, Fundo de Quintal, RPM e NX Zero.

Brasília

O TaguaParque, em Taguatinga, no Distrito Federal, será a casa da Fan Fest em Brasília. O amplo espaço pode receber até 70 mil pessoas por dia, sendo 50 mil na parte interna e outros 20 mil na parte externa, que conta com dois telões. O local abre em todos os dias em que houver jogos da Copa do Mundo e funciona sempre das 11h às 21h30, com exceção deste sábado (14.06), quando fechará somente à 0h, por conta da partida entre Inglaterra e Itália, em Manaus, que começa às 19h.

A aposta da capital federal para a abertura da Copa do Mundo é no ritmo sertanejo. Antes de Brasil e Croácia entrarem em campo, a dupla Henrique e Ruan se apresenta para os torcedores. Depois da partida, quem comanda o palco é o cantor Gusttavo Lima (foto).

Dentro da área cercada, 200 seguranças privados vão ajudar na orientação do público e na resolução de pequenos conflitos. Além disso, a 12ª Delegacia de Polícia, a cerca de 1 km do Taguaparque, receberá ocorrências e flagrantes relacionados à área, e contará com delegado, escrivão e agentes fluentes em idiomas estrangeiros.

Curitiba

 


Foto: Angelo Binder/Portal da Copa

Foto: Angelo Binder/Portal da Copa#

 

 

Palco de atrações internacionais como Paul McCartney, AC/DC, Bon Jovi e Iron Maiden, a Pedreira Paulo Leminski foi o local escolhido para a Fan Fest de Curitiba. Com 48 mil m² de área reservada para o evento, o local fica a apenas 6 km do centro da cidade e poderá ser acessado por meio do transporte público ou até mesmo de bicicletas. A capacidade máxima estimada para a Fan Fest paranaense é de 15 mil pessoas. Além dos jogos e shows, haverá também um espaço destinado especialmente às crianças.

 

No dia de Brasil x Croácia, a principal atração musical da Fan Fest de Curitiba será Dudu Nobre. A Pedreira Paulo Leminski também será uma fonte de informação para os turistas, que poderão conhecer a programação cultural da cidade, além de comprar produtos tradicionais do Brasil e da Copa do Mundo.



Fortaleza

Fotos: Laurence Griffiths/Getty Images
Fotos: Laurence Griffiths/Getty Images#


Antes mesmos da abertura da Copa do Mundo, a Fan Fest de Fortaleza, no Aterro de Iracema, deu início às festas no Brasil. No último dia 9 de junho, 35 mil pessoas lotaram o local para prestigiar o lançamento mundial das Fan Fests brasileiras. Munido de um telão de 130 m², o local espera repetir o sucesso da estreia ao longo do Mundial.
Famosa pelo forró e por seus humoristas, a capital cearense terá como principal atração em 12 de junho a banda paulista Sambô, que transforma famosas canções de rock com o ritmo brasileiro do samba. Também estão confirmados em Fortaleza artistas como Michel Teló, Asa de Águia e Biquini Cavadão.

 

Manaus

Foto: Agnaldo Oliveira Jr/Portal da Copa
Foto: Agnaldo Oliveira Jr/Portal da Copa#

Com um dos cartões postais da cidade como pano de fundo, a Fan Fest de Manaus poderá receber até 35 mil pessoas na estrutura montada no Complexo Turístico Parque Ponta Negra, à beira do Rio Negro. A área de 36 mil m² funcionará das 10h às 22h durante todo o Mundial. Além da Fan Fest, a prefeitura da cidade vai realizar exibições públicas dos jogos da Seleção Brasileira em avenidas de grande movimentação.
Dividindo as atenções com os jogadores brasileiros e croatas no dia da abertura da Copa do Mundo estarão o cantor Israel Novaes e a banda Canto da Mata. Ao longo do Mundial, passam por Manaus artistas como Zeca Baleiro, Olodum e Cheiro de Amor.

 

Natal

A área próxima ao Forte dos Reis Magos poderá receber até 20 mil pessoas simultaneamente durante a Copa do Mundo na Fan Fest de Natal. Além de palco e telão para que os torcedores assistam aos jogos do Mundial, o local contará com atendimento ambulatorial, banheiros, refeitório e monitoramento interno por câmeras.
O comando da festa após o jogo Brasil x Croácia fica por conta da cantora Marina Elali. Um dos destaques da Fan Fest no Rio Grande do Norte, no entanto, será a vasta presença de artistas locais. A previsão é de que 90% das apresentações sejam realizadas por bandas e músicos da região.
Foto: Alex Regis
Foto: Alex Regis#


 

Porto Alegre

Foto: Prefeitura de Porto Alegre
Foto: Prefeitura de Porto Alegre#


À margem do Rio Guaíba e próxima ao estádio Beira-Rio, a Fan Fest de Porto Alegre vai ocupar 22,3 mil m² do Anfiteatro Pôr do Sol. Com capacidade para até 20 mil pessoas e um telão de 80 m², o local receberá torcedores e turistas de várias partes do mundo para acompanhar às partidas do Mundial.
Na parte cultural, os gaúchos Kleiton & Kledir, famosa dupla do Rio Grande do Sul, será responsável por animar e esquentar o público. A programação em Porto Alegre ainda prevê apresentações de RPM, Papas da Língua, Chimarruts e Banda Eva.

 

Recife

A capital pernambucana terá um formato de Fan Fest diferente das outras cidades-sede brasileiras. Em Recife, a transmissão dos jogos será realizada no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife. Como não haverá shows na Fan Fest em si, a prefeitura da cidade organizou exibições públicas em dias de jogos da Seleção Brasileira aproveitando o período de festas de São João.
Nesta quinta, o duelo entre Brasil e Croácia poderá ser assistido na Praça do Arsenal, no Pátio de São Pedro, no Sítio Trindade e no Parque Dona Lindu. Cada local contará com um telão de 3x4 m, além de apresentações musicais e de dança.

Rio de Janeiro

Foto: Joe Raedle/Getty Images
Foto: Joe Raedle/Getty Images#


A famosa praia de Copacabana voltará a receber uma Fan Fest nesta quinta-feira. Em 2010, o Rio de Janeiro foi a única cidade brasileira a contar com a festa oficial da FIFA no país. Quatro anos depois, torcedores brasileiros e estrangeiros poderão se reunir novamente em Copacabana para assistir aos jogos do Mundial. O local poderá receber até 20 mil pessoas por dia e terá um telão de 133 m² para transmitir as partidas.
Na área musical, a capital fluminense terá duas atrações principais no dia de Brasil x Croácia. Antes da partida de abertura da Copa do Mundo, o cantor Naldo comanda a festa. Depois do jogo, a banda Sorriso Maroto assume o palco.

 

Salvador

Agecom Salvador/Divulgação
 Agecom Salvador/Divulgação#


A Bahia vai reunir os fãs da música e do futebol em um dos pontos turísticos da cidade para a Fan Fest: o Farol da Barra. De 12 de junho a 13 de julho, quem estiver em Salvador poderá assistir aos jogos da Copa do Mundo em um telão de 70 m².
Além de curtir os lances de Brasil e Croácia na abertura do Mundial nesta quinta-feira, o torcedor que comparecer ao Farol da Barra para prestigiar a Fan Fest terá como atrações culturais o cantor Armandinho, além das bandas Bereguedê, Folia Mamulengo, Orquestra de Pandeiros, Ganhadeiras de Itapoã e Malê / Coreto Elétrico.

 

São Paulo

Sede da abertura da Copa do Mundo, a cidade de São Paulo terá uma boa alternativa para aqueles que não conseguiram um ingresso para o jogo entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians. A Fan Fest será realizada no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade, e poderá receber até 35 mil pessoas. Além disso, haverá exibições públicas dos jogos em outros três locais: no Parque do Jacuí, região de São Miguel; na Praça do Samba, em Perus; e na Praça João Tadeu Priolli, no Campo Limpo.
Na Fan Fest, os torcedores poderão assistir ainda a dois shows nesta quinta-feira. A festa começa com a apresentação do cantor Luan Santana, antes de Brasil x Croácia. Após o apito final, Thiaguinho sobe ao palco para encerrar a festa da abertura.


 

domingo, 1 de junho de 2014

andidatos a bolsas podem se inscrever a partir de 9 de junho

Sexta-feira, 30 de maio de 2014 - 11:20
O Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação abrirá, de 9 a 11 de junho próximo, as inscrições, em uma única etapa, para a edição deste segundo mestre. A partir do dia 5, os candidatos terão acesso on-line à relação de vagas, por curso e instituição.
O cronograma de todo o processo do ProUni relativo a esta segunda edição do ano consta de portaria publicada nesta sexta-feira, 30. O programa terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado em 15 de junho. O da segunda, em 4 de julho, ambos on-line, na página do programa na internet.
O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se inscrever na segunda edição de 2014, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem, assim como o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni recebe inscrições de egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola. O programa também oferece bolsas de estudos a pessoas com deficiência. São atendidos, ainda, professores da rede pública de ensino que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrem o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles podem fazer a inscrição em cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.
As inscrições serão feitas na página do ProUni na internet. A Portaria Normativa do MEC nº 13/2014 e o Edital nº 20/2014, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, que regulamentam o processo seletivo do programa para o segundo semestre, foram publicados no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 30.