quinta-feira, 21 de julho de 2011

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE OS MORADORES DE RUA?






O Albergue Municipal Professor Manoel Coelho Neto, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), continua trabalhando intensamente para atender diariamente moradores de rua que procuram o local, localizado no bairro do Poço.


Assim que chegam, os moradores de rua são recebidos por uma equipe multidisciplinar formada por monitores, que orientam os albergados, além de psicólogos e assistentes sociais. Os profissionais fazem o encaminhamento para identificar o real problema das pessoas que buscam os serviços do local, como aquelas que precisam retornar à cidade de origem, ou até mesmo não têm um local para morar.

O albergue abre as portas às 17h, horário em que começa a registrar os albergados. A partir das 18h30, é servido um jantar, ficando a cozinha aberta até 21h, para atender os retardatários. Após o jantar, é realizado um trabalho com uma psicóloga que desenvolve atividades com argila e pintura, com o objetivo de despertar os sentimentos e emoções de cada um.


Quando acordam, a partir das 6h30, os abrigados tomam um café da manhã e, às 8h, é hora de fechar as portas e começar a arrumar a casa, para que às 17h esteja tudo pronto para, novamente, receber os albergados.



PROJETOS


No ano passado foram desenvolvidos projetos e atividades para sensibilizar os moradores de rua em relação aos perigos das drogas, identificando os fatores de risco e fazendo também encaminhamentos para o tratamento de dependência química.


A coordenação dos projetos também se preocupou em realizar uma busca para identificar as famílias desses moradores, a fim de que eles pudessem participar no resgate dos vínculos familiares e na recuperação da dependência química.


Este ano, a Semas dará continuidade aos trabalhos em prol das pessoas que vivem nas ruas, buscando proporcionar a elas uma vida mais digna e livre das drogas.

Fonte:Ascom/Maceió

ASSISTI NO SBT ONTEM A NOITE,A REPORTAGEM SOBRE MORADORES DE RUAS E ALBERGUES.
É LAMENTÁVEL QUE FALTEM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MINIMIZAR ESSA SITUAÇÃO QUE CRESCE A CADA DIA.
E O PIOR É VER GENTE QUE UM DIA TEVE TUDO O QUE NÓS TEMOS: FAMÍLIA, TRABALHO,ENTRE OUTRAS COISAS E HOJE ENCONTRAM-SE NAS RUAS, SEM NADA.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

DIA DO AMIGO - POUCOS SABEM PRESERVAR UMA AMIZADE!





Estou enviando uma plantinha para você.

Essa plantinha é chamada de AMIZADE!

Você deve regá-la dia após dia, com palavras de Carinho
e Sinceridade adubá-la com Respeito e Dedicação e
deixar que o sol do amanhecer ilumine e
aqueça suas raízes para que ela possa
crescer sempre forte e bonita!

Essa plantinha, quando nova aparenta pouca
importância, ou até mesmo sem vida.

Mas quando começa a crescer você percebe como
suas flores são lindas e suas raízes,

fortes e profundas... Por isso trate essa plantinha da amizade com muito
Amor e Carinho não deixando jamais
de adubá-la e regá-la.

POIS SE ISSO NÃO ACONTECER...

Ela poderá morrer, sem ao menos te dar a chance
de mostrar a essência mais linda que
essa planta possui...

A ESSÊNCIA DA VERDADEIRA AMIZADE!


Feliz Dia do Amigo!

terça-feira, 19 de julho de 2011

UM ESPETÁCULO DO UNIVERSO!!!









A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.
Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes), ou luzes do Norte (nome mais comum entre os escandinavos). Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.

O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.

A aurora aparece tipicamente tanto como um brilho difuso quanto como uma cortina estendida em sentido horizontal. Algumas vezes são formados arcos que podem mudar de forma constantemente. Cada cortina consiste de vários raios paralelos e alinhados na direção das linhas do campo magnético, sugerindo que o fenômeno no nosso planeta está alinhado com o campo magnético terrestre. Da mesma forma a junção de diversos fatores pode levar à formação de linhas aurorais de tonalidades de cor específicas.

As auroras boreais vêm sendo estudadas cientificamente desde o século XVII. Em 1621, o astrônomo francês Pierre Gassendi descreveu o fenômeno observado no sul da França. No mesmo ano, o astrônomo italiano Galileu Galilei começou a investigar o fenômeno como parte de um estudo sobre o movimentos dos astros celestes. Como seu raio de estudo limitava-se à Europa, o fato de verificar o fenômeno no norte do continente levou-o a batizá-lo aurora boreal. No século XVIII o navegador inglês James Cook presenciou no Oceano Índico o mesmo fenômeno de Galileu, batizando-o aurora austral.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

DÊ A SUA VIDA O VALOR QUE ELA MERECE



MENSAGEM- O PRESENTE PRECIOSO

Era uma vez um menino que ouviu um velho falar. E assim começou a des cobrir O Presente Precioso.
- É um presente, porque é uma dádiva – Explicou o velho satisfeito. É pre-cioso porque aquele que recebe um presente assim é feliz para sempre.
- Puxa! – exclamou o garoto. Espero que alguém me dê O Presente Precioso. Talvez eu ganhe no Natal.
E o velho sorriu. Ele gostava de ver o menino brincar. Contemplava o sorriso em seu rosto e o ouvia rir, balançando de uma árvore.
O menino era feliz. Uma alegria de se ver. O velho também gostava de observar o menino trabalhar e levantava cedo na manhã de sábado para ver o menino cortar a grama lá no outro lado da rua… O menino até assobiava enquanto trabalhava.O menino era feliz, não importa o que fizesse. Uma alegria de se contemplar.
Quando pensava nas palavras que o velho dissera, o menino achava que entendia. Tudo sabia de presentes.Como a bicicleta que ganhou de aniversário e os presentes debaixo da árvore na manhã de Natal.
Mas pensando mais e mais o menino descobriu.
A alegria dos brinquedos, nunca dura para sempre.
E o menino se sentia inquieto. – O que é então o Presente Precioso?
O que pode me fazer feliz para sempre?
Era difícil até a resposta e o menino foi ao velho indagar:
- O Presente Precioso é um anel mágico? Ponho no dedo e faço os meus sonhos serem verdade?
- Não respondeu o velho. O presente Precioso nada tem a ver com sonhos.
O menino foi crescendo e não parou de pensar. Procurou o velho outra vez:
- O Presente Precioso é um tapete voador? Um tapete em que subirei para ir aonde quiser?
- Não respondeu o velho calmamente. Quando tiver o Presente Precioso, você se sentirá contente de estar onde está.
O menino se tornou agora um rapaz e sentia-se um pouco bobo de perguntar. Mas ainda se sentia inquieto, e começou a perceber que não conseguia o que queria.
- O Presente Precioso é um tesouro escondido? Talvez moedas de ouro enterradas por piratas há muito tempo?
- Não, meu rapaz – disse-lhe o velho. Não é isso. A riqueza é rara, é verdade, mas…o valor do presente só provém dele mesmo.
O rapaz pensou por um momento e depois se aborreceu.
- Você me disse uma vez que quem recebe tal presente, seria feliz para sempre. Nunca recebi tal presente quando menino.
- Acho que não está compreendendo – respondeu o velho. Você já conhece o Presente Precioso. Você já sabe onde encontrá-lo. E já sabe como pode fazê-lo feliz. E conheceu melhor quando era menino. Apenas esqueceu.
O rapaz se afastou e pôs-se a pensar. Mas o tempo foi passando e ele sentindo-se frustado, acabou procurando o velho mais uma vez.
- Se quer me fazer feliz – gritou bem alto o rapaz – porque não me conta agora o que é o Presente Precioso?
- E aonde vai encontrá- lo? Rebateu o velho.
- Isso também – insistiu o rapaz.
- Eu bem que gostaria, meu rapaz, mas não tenho esse poder. Ninguém o tem.
- Só você tem o poder de se fazer feliz. – Explicou o velho. Só você.
O Presente Precioso não é uma coisa que alguém lhe dá. É um presente que você dá a si mesmo.
O rapaz estava confuso, mas determinado. Resolveu descobrir o Presente Precioso por si mesmo.
E assim…arrumou as malas e partiu de onde estava. E foi a outros lugares, a procura do Presente Precioso.
Depois de muitos anos cheios de frustração, o homem se cansou de buscar o Presente Precioso. Ele havia lido todos os últimos livros. E procurando nos jornais de negócios, procurando no espelho, nos rostos das outras pessoas, queria tanto descobrir que tudo fizera em sua busca.
Por ele procurara no alto das montanhas, em cavernas escuras,frias, procurara também em selvas densas,úmidas e no fundo dos mares.
Mas tudo fora em vão. A busca angustiante deixou-o esgotado, que até caiu doente algumas vezes.
Mas não sabia porque, o homem voltou cansado para o lado do velho. O velho ficou feliz e riram muito juntos.
O homem gostava da companhia do velho,sentia-se feliz na sua presença.
E pensou que isso acontecia porque o velho era feliz consigo mesmo. Não que a vida do velho fosse livre de problemas. Ele não parecia ter muito dinheiro,estava sozinho quase sempre. Não havia mesmo motivo aparente para que ele fosse mais feliz e mais saudável que a maioria das pessoas. Mas feliz ele era, e também aos outros que ao seu lado ficavam.
- Por que é tão bom estar em sua companhia? Por que? – E o homem ficou imaginando.
Depois de muitos anos, o homem voltou a perguntar, a insistir na questão. Era agora muito infeliz e quase sempre doente. Precisava conversar bastante com o velho. Mas estava muito velho. E veio o momento em que não mais falou. A sábia voz não mais se podia ouvir.
O homem estava agora sozinho. No início, ficou triste pela perda do amigo e depois sentiu medo. Muito medo. Tinha medo de nunca descobrir como poderia ser feliz.Até que o homem acabou por aceitar o que sempre fora verdadeiro. Era o único que podia encontrar a própria felicidade. O homem infeliz recordou o que lhe dissera o velho feliz a tantos anos atrás.
Por mais que tentasse,porém, não pode descobrir…
Tentou compreender o que ouvira. – O Presente nada tem a ver com os sonhos… -
Quando tiver o Presente, você se sentirá contente de estar onde está… - O valor do Presente só provém de si mesmo… - O Presente não é uma coisa que alguém lhe dê… - É um presente que você dá a si mesmo…
O homem infeliz cansara agora de procurar O Presente Precioso. E estava cansado de tentar, que simplesmente parou de tentar.
E foi assim que aconteceu! Ele não sabia porque aconteceu.
Apenas…aconteceu! Ele compreendeu que o Presente Precioso era apenas isso: O PRESENTE. Não o passado, nem o futuro, mas o PRESENTE PRECIOSO.
Em um instante, o homem foi feliz! Compreendeu que estava no Presente Precioso. Ergueu as mãos triunfante para o ar fresco. Estava alegre…por um momento… Mas depois, tão depressa quanto descobrira, deixou a alegria do momento se evaporar. E devagar baixou as mãos, tocou a testa, franziu o rosto. O homem estava infeliz novamente.
Por que não percebi antes o óbvio há tanto tempo? Por que perdi tantos momentos preciosos? Por que levei tanto tempo para viver no presente?
E se lembrando das inúteis viagens ao redor do mundo, em busca do Presente
Precioso, ele pensou em quanta felicidade perdera.
Não experimentava o que cada momento e cada lugar tinham a oferecer. Perdera muita coisa. E sentiu- se triste.
O homem continuou a censurar a si mesmo. Então, depois viu o que fazia. Compreendeu que estava preso na culpa pelo seu passado. E quando se apercebeu de sua felicidade,que estava no passado, ele voltou ao momento presente. Ficou feliz. Mas depois começou a se preocupar com o futuro.
Poderei conhecer a alegria de viver no Presente Precioso amanhã?
Mas logo entendeu que estava vivendo o futuro e riu de si mesmo. Aprender a estar no presente era um processo que teria de viver muitas e muitas vezes…uma depois da outra…até que se tornasse parte dele.
Agora ele sabia porque gostava tanto da companhia do velho,ele estava totalmente presente quando se achava com o homem mais moço, não ficava pensando em outra coisa ou desejando estar em outro lugar.Estava plenamente presente, e era tão bom estar com uma pessoa assim. O homem sorriu de si mesmo, como o velho costumava sorrir. – Posso escolher ser feliz agora ou posso tentar ser feliz quando…ou se…
O homem escolheu o agora! E agora ele era feliz. Sentiu- se em paz consigo mesmo. Concordou em saborear cada momento de sua vida… O aparentemente bom e o aparentemente mau…
Mesmo que não compreendesse. Pela primeira vez em sua vida, não tinha importância, ele aceitava cada um dos seus momentos preciosos neste planeta como uma dádiva.
Sei que algumas pessoas escolhem receber o Presente Precioso quando são jovens.Outras na meia idade e alguns quando estão muito velhos. E há pessoas que nunca o fazem. Posso escolher receber o Presente Precioso sempre que eu quiser.
E ali sentado, a pensar, o homem sentiu-se afortunado. Era quem ele era onde estava. E agora ele sabia!Seria sempre quem ele era onde ele estava. Ele escutou outra vez os seus pensamentos.
O Presente é o que é. E é valioso. Mesmo que eu não saiba porquê, já é justamente como deveria ser. Quando eu vejo o presente, aceito e experimento.Estou bem e estou feliz!
Era como se ele pudesse ouvir o velho falando. Ele sorriu. E o sorriso aumentou. Sentiu uma imensa alegria. Sabia que estava escutando, não ao velho…mas a si mesmo! Era bom estar consigo mesmo – apenas do jeito como era. Ele sentiu que sabia bastante, que tinha bastante,que era bastante.
Agora, ele encontrara finalmente O Presente Precioso, e estava completamente feliz!
Várias décadas depois…o homem se tornara um velho feliz, próspero e saudável. E um dia uma menina foi falar com ele. Ela gostava de ouvir o velho quando a chamava. Era uma companhia divertida. Havia alguma coisa
especial nele. Mas ela não sabia o que era. E um dia ela começou a escutar o velho de verdade. Sentiu algo importante em sua voz serena. Ele parecia muito feliz. A menina não podia entender porquê.
- Como alguém tão velho, pode ser tão feliz? - ela perguntou e o velho explicou porque. E de repente a menina deu um salto e gritou com grande alegria! Enquanto ela saía para brincar, o velho sorriu. Pois ouviu o que ela disse…
- Puxa! – exclamou a menina – Espero que algum dia alguém me dê…

domingo, 17 de julho de 2011

CONHEÇA A MISS ALAGOAS 2011






No sábado dia 02 de julho de 2011, aconteceu em Arapiraca o concurço Miss Mundo Alagoas 2011 e a vitoriosa foi a Miss Maceió, Maria Daniella Borçatto. A representante de Maceió venceu praticamente por unanimidade, tendo sido votada por todos os 10 jurados na etapa final do concurso. Ela também foi a primeira colocada nas três provas do concurso, com média máxima de 10,0 pontos nos quesitos entrevista e beleza plástica, e 9,50 em traje de banho.

A nova miss Alagoas, Maria Daniella Borçatto tem 18 anos, 1.71 m de altura, é estudante de Direito, fala espanhol e inglês.

O segundo lugar ficou com a Miss Arapiraca, Jéssica, quem também levou o prêmio de "Mais Belo Corpo".

A Miss São Miguel dos Campos, Patrícia, foi a terceira classificada.

Completaram o grupo de 5 finalistas as Misses Casa das Napas (vencedora do concurso de redação) e Lagoa da Canoa. A Miss Água de Cheiro foi a escolhida como Miss Simpatia.

Maria Daniella recebeu faixa e coroa das mãos de Morgana Mello, Miss Mundo Alagoas 2010, e Kamilla Salgado, Miss Mundo Brasil 2010.

NÃO PERCAM!!!
Miss Brasil 2011 que acontecerá no dia 23 de julho, no HSBC Brasil, em São Paulo, e será transmitido ao vivo pela Band, com apresentação de Adriane Galisteu.

sábado, 16 de julho de 2011

INGRESSOU NA UNIVERSIDADE RECORRENDO À JUSTIÇA! LUTAR PELOS DIREITOS É UMA FORMA DE VENCER OBSTÁCULOS!

Aos 16 anos e ainda sem completar o ensino médio, Isabel Tolentino ocupa uma das carteiras do curso de medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande (MS), onde nasceu e mora.

Ela ingressou no curso por meio do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Aos 15 anos de idade, ela já podia ter ingressado no curso de engenharia de produção na Universidade Federal de Pelotas (RS). “Não quis isso porque estava no primeiro ano do ensino médio e não havia definido “se gostava ou não do curso”, diz Isabel.

Isabel teve de recorrer à Justiça para garantir seu ingresso na universidade. Até duas semanas atrás, ela frequentava medicina e o ensino médio ao mesmo tempo. Agora, com uma permissão concedida pelo desembargador Joenildo de Souza Chaves, do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a garota pode continuar os estudos só no ensino superior.

Segundo o desembargador, a limitação de idade para cursar a faculdade refere-se apenas à “capacidade intelectual da pessoa”. Os impedimentos deixariam de existir por Isabel ter provado seus conhecimentos no Enem.

Filha única de um advogado e veterinário, com uma psicóloga, Isabel diz que conseguiu a vaga por ter “estudado mais que os colegas” no ano passado. “Cursava o 2º ano durante o dia, mas à noite frequentava um curso preparatório para o Enem. Agora, com a decisão, estou aliviada e estudando menos.”

Isabel acha que as escolas devem preocupar-se mais com o Enem. “O ensino médio se preocupa em questões específicas, já o Enem é mais amplo. Tanto que só passei porque fiz um cursinho para o Enem”, diz.

A decisão de cursar medicina veio logo que entrou no ensino médio. “Sempre gostei de biologia e de matemática”. Ela pretende se especializar em genética médica ou em neurologia. Até que isso ocorra, serão necessários mais oito anos – seis do curso de graduação mais dois de especialização. Ou seja, aos 22 anos já poderá atuar como médica.

Isabel gosta de ir a shows, ao cinema e ao shopping nos fins de semana. “Sou normal”, brinca. Durante o ensino básico, sua nota mais baixa foi um oito em educação artística, disciplina da qual “não gosta muito”.

Já como estudante de medicina, ela já enfrentou sua primeira prova. “Tirei dez”, diz sorrindo a adolescente.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS - A FORÇA DE VONTADE É FUNDAMENTAL!

Após reportagem, aluno da USP que passa o dia com R$ 11 ganha livros e até notebook
Em São Paulo
Após reportagem publicada pelo UOL Vestibular semana passada, o estudante Enedino Neres da Cruz Júnior, 19, que passa o dia na USP (Universidade de São Paulo) com R$ 11, já recebeu doações de livros e até um notebook, enviado por um brasileiro que vive em Dubai. "A repercussão foi muito positiva, não esperava por isso. As pessoas realmente querem ajudar", conta Júnior.

As pessoas interessadas em ajudar o estudante entraram em contato com a redação, que repassou os contatos para ele. "Ontem (14), eu recebi um livro para o próximo semestre e outros estão para chegar", disse. Segundo ele, essa ajuda alivia bastante os gastos, uma vez que grande parte do orçamento ficava comprometida com cópias.


"Estava conversando com um cara que mora em Dubai e comentei que não tinha computador em casa, que estava em uma Lan House. Ele imediatamente disse que iria me dar um notebook. Fiquei sem jeito, falei que não precisava, mas ele insistiu. Deve chegar no serviço da minha irmã essa semana, porque deu problema com o endereço aqui de casa", contou o estudante.

O melhor, segundo Júnior, é que as ofertas de ajuda não são restritas somente ao próximo semestre: "O pessoal já falou que sempre que os professores pedirem algum livro é para eu avisá-los. Eles não querem que eu desamine ou desista da faculdade por falta de recursos". Assim ele se sente mais tranquilo e pretende utilizar a ajuda até quando
conseguir um estágio.

Júnior também encontrou pessoas dispostas a ajudar na procura por um estágio. "Uma menina que trabalha em um banco de investimentos ficou de pegar meu currículo e me apresentar para o pessoal da seleção. Mas eu não sei se quero estagiar agora, tenho muita coisa para aproveitar na USP. E a universidade também só autoriza o estágio a partir do segundo ano e com quatro horas diárias".

Conheça a história de Júnior
Aluno do curso de contabilidade na USP, oriundo de escola pública, Enedino Júnior, resolveu abandonar o trabalho como auxiliar administrativo para se dedicar aos estudos. O esforço deu frutos e ele conseguiu ser aprovado nos vestibulares mais concorridos do país – USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade de Campinas). “Somos sempre o herói da nossa própria história”, diz o adolescente.

O jovem diz não ser fácil se manter na faculdade. No dia em que o UOL o acompanhou, ele gastou apenas R$ 11. “Nas primeiras semanas, tive dificuldade para pagar os três ônibus que utilizo para chegar à universidade. Depois que eu recebi a bolsa fiquei mais aliviado”, conta o estudante, que recebe um auxílio no valor de R$ 300 mensais, além dos tickets de alimentação popular (R$ 1,90 cada), ambos disponibilizados pela USP.

Morador do Jardim São Luís, zona sul de São Paulo, o universitário é o primeiro de sua família a ingressar no ensino superior público. Os pais de Enedino são divorciados e ele mora com a mãe, que trabalha como empregada doméstica e o ajuda com os gastos acadêmicos -livros, condução, alimentação e xerox.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

ELEIÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS - UM SONHO, UM PROJETO E O GRANDE DESAFIO!




ESTIVE PRESENTE NESSE EVENTO E TERÇA-FEIRA ESTAREI NA ESCOLA, REUNIÃO SOBRE A ELEIÇÃO DE DIRETORES E VICE. GRANDE PROJETO!

O processo eleitoral para eleição de diretores e vice-diretores de escolas da rede municipal será lançado nesta quinta-feira (14), às 9h, no Ginásio Tenente Madalena (Bom Parto). São 120 unidades envolvidas no processo de seleção, o que representa uma renovação de gestão em mais de 80% da rede municipal.

Desde 1993, a gestão democrática é uma prática de administração das escolas públicas no município de Maceió, consolidando a política de descentralização e a fiscalização dos recursos públicos. Para o secretário adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, ao adotar a gestão democrática nas escolas públicas, Maceió abdica do modelo tradicional da administração escolar, redefinindo os papeis e colocando a comunidade em posição democrática.


“Maceió é uma das poucas cidades que vêm trabalhando o processo de democratização num ambiente tradicionalmente autoritário”, enfatizou. “Enquanto serve de exemplo, ao mesmo tempo impõe desafios, porque permite que se estabeleçam nas escolas parâmetros de convívio que exigem preparação cidadã”, acrescentou o secretário adjunto.

Durante a solenidade, a Comissão Eleitoral Central vai apresentar a agenda eleitoral, compreendendo prazo de inscrição das chapas, período de campanha dos candidatos e a data de votação, programada para o dia 19 de outubro

A Comissão Eleitoral Central para a eleição de diretores e vice-diretores das unidades de ensino da rede municipal para o quadriênio 2012/2016 realizou ontem sua primeira reunião, com todos os segmentos que compõem a comissão, para discutir assuntos ligados ao pleito.

Ao todo, a comissão é composta por 12 representantes divididos em quatro segmentos: Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (Uesa) e pais e alunos das escolas públicas.

O secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, esteve na reunião e garantiu, por parte do gabinete, todo apoio necessário ao pleito. “Essa é a primeira eleição de nossa gestão e temos todo o interesse de que ela ocorra da melhor forma possível, garantindo aos seus participantes todos os direitos constitucionais”, afirmou Nascimento.

Para a diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Elaine Oliveira, o objetivo é garantir a estrutura necessária para o sucesso da eleição. “Temos condições de mostrar a maturidade e os avanços que este processo simboliza. Vamos garantir a tranquilidade e a transparência para que as eleições possam alcançar o nosso objetivo, que é o da democracia”, disse.

Segundo o diretor do Departamento de Gestão Democrática, Harry Guerra Clark, o estímulo à democracia na escola é um dos principais objetivos do departamento. “Todos os segmentos da escola participam do processo e essa participação não se restringe à eleição. Ela deve ser efetiva durante toda a gestão, com a atuação nos conselhos escolares fazendo da vivência escolar um verdadeiro exercício de cidadania”, explicou.

O cronograma das eleições deverá estar pronto no início de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315 4580.

Os estudantes de cem escolas municipais poderão votar no horário das 8h às 18 e, nas unidades que funcionam os três turnos, a eleição se estenderá das 8h às 21h. Doze escolas têm duas chapas concorrendo, nas demais há apenas uma chapa participando do processo. O mandato dos cargos de diretor e vice-diretor será de quatro anos, podendo a chapa vencedora concorrer à reeleição no pleito seguinte.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

VOCÊ CONHECE PAULO FREIRE?



Paulo Reglus Neves Freire (Recife,nasceu em 19 de setembro de 1921 — São Paulo,morreu em 2 de maio de 1997), foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.

O educador procurou fazer uma síntese de algumas correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.

A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.
Freire entrou para a Universidade do Recife em 1943, para cursar a Faculdade de Direito, mas também se dedicou aos estudos de filosofia da linguagem. Apesar disso, nunca exerceu a profissão, e preferiu trabalhar como professor numa escola de segundo grau lecionando língua portuguesa. Em 1944, casou com Elza Maia Costa de Oliveira, uma colega de trabalho.

Em 1946, Freire foi indicado ao cargo de diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco, onde iniciou o trabalho com analfabetos pobres. Também nessa época aproximou-se do movimento da Teologia da Libertação.

Em 1961 tornou-se diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife e, no mesmo ano , realizou junto com sua equipe as primeiras experiências de alfabetização popular que levariam à constituição do Método Paulo Freire. Seu grupo foi responsável pela alfabetização de 300 cortadores de cana em apenas 45 dias. Em resposta aos eficazes resultados, o governo brasileiro (que, sob o presidente João Goulart, empenhava-se na realização das reformas de base) aprovou a multiplicação dessas primeiras experiências num Plano Nacional de Alfabetização, que previa a formação de educadores em massa e a rápida implantação de 20 mil núcleos (os "círculos de cultura") pelo País.
Em 1964, meses depois de iniciada a implantação do Plano, o golpe militar extinguiu esse esforço. Freire foi encarcerado como traidor por 70 dias. Em seguida passou por um breve exílio na Bolívia e trabalhou no Chile por cinco anos para o Movimento de Reforma Agrária da Democracia Cristã e para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Em 1967, durante o exílio chileno, publicou no Brasil seu primeiro livro, Educação como Prática da Liberdade, baseado fundamentalmente na tese Educação e Atualidade Brasileira, com a qual concorrera, em 1959, à cadeira de História e Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes da Universidade do Recife.

O livro foi bem recebido, e Freire foi convidado para ser professor visitante da Universidade de Harvard em 1969. No ano anterior, ele havia concluído a redação de seu mais famoso livro, Pedagogia do Oprimido, que foi publicado em várias línguas como o espanhol, o inglês (em 1970) e até o hebraico (em 1981). Em razão da rixa política entre a ditadura militar e o socialismo cristão de Paulo Freire[carece de fontes?], ele não foi publicado no Brasil até 1974, quando o general Geisel assumiu a presidência do país e iniciou o processo de abertura política.

Depois de um ano em Cambridge, Freire mudou-se para Genebra, na Suíça, trabalhando como consultor educacional do Conselho Mundial de Igrejas. Durante esse tempo, atuou como consultor em reforma educacional em colônias portuguesas na África, particularmente na Guiné-Bissau e em Moçambique.

Com a Anistia em 1979 Freire pôde retornar ao Brasil, mas só o fez em 1980. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores na cidade de São Paulo, e atuou como supervisor para o programa do partido para alfabetização de adultos de 1980 até 1986. Quando o PT venceu as eleições municipais paulistanas de 1988, iniciando-se a gestão de Luiza Erundina (1989-1993), Freire foi nomeado secretário de Educação da cidade de São Paulo.Exerceu esse cargo de 1989 a 1991. Dentre as marcas de sua passagem pela secretaria municipal de Educação está a criação do MOVA - Movimento de Alfabetização, um modelo de programa público de apoio a salas comunitárias de Educação de Jovens e Adultos que até hoje é adotado por numerosas prefeituras (majoritariamente petistas ou de outras orientações de esquerda) e outras instâncias de governo.

Em 1991 foi fundado em São Paulo o Instituto Paulo Freire, para estender e elaborar as idéias de Freire. O instituto mantém até hoje os arquivos do educador, além de realizar numerosas atividades relacionadas com o legado do pensador e a atuação em temas da educação brasileira e mundial.

Freire morreu de um ataque cardíaco em 2 de maio de 1997, às 6h53, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a complicações em uma operação de desobstrução de artérias.

terça-feira, 12 de julho de 2011

SABE QUANDO ISSO VAI ACONTECER? NUNCA...FILHOS DE POLÍTICOS EM ESCOLA PÚBLICA. QUERO VER ESSA LEI SER APROVADA..







Projeto que obriga políticos a colocarem seus filhos em escolas públicas ganha força na internet.

Quero ver se o povo tem força mesmo!

Imagine se todos os políticos eleitos tivessem que colocar seus filhos na escola pública? Parece um sonho utópico, mas não para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que transformou a ideia no Projeto de Lei n°. 480 - obrigaria os filhos de todos os agentes públicos eleitos a serem matriculados em escolas públicas. Até há pouco tempo, o assunto parecia engavetado, mas a comoção pública na internet voltou a dar força para a idéia.

O projeto, protocolado em 2007, atualmente se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Graças a uma movimentação online o projeto veio à tona novamente. Pessoas influentes no Twitter como o apresentador Marcelo Tas divulgaram a proposta e uma petição pública na web com mais de 55 mil assinaturas engrossou o coro.

Segundo o senador, seu principal objetivo é fazer com que os políticos enxerguem a questão da educação por outro ângulo: o de dentro de casa. A lei obrigaria todo político eleito a colocar seus filhos em escolas públicas e isso incentivaria a melhorar a qualidade de ensino no país. "Não há dúvida que na hora que isso acontecer, a escola pública melhora", disse o senador. Cristovam defende que o objetivo principal da lei é impor decoro aos parlamentares, somos responsáveis pelo serviço público. "Então como vamos usar os serviços privados?", questiona.

De acordo com o senador, poucos parlamentares já entraram em uma escola pública, sendo que dos que entraram quase nenhum foi como estudante. "A partir do momento que eles tiverem um filho lá, vão começar a se informar da tragédia que é o ensino público e querer melhorá-lo".


Obrigatoriedades a parte
No entanto, apesar da lei soar como uma boa solução para a sociedade, não foi bem aceita pelos parlamentares. Uma das críticas é em relação a questão da obrigatoriedade, que poderia ferir o direito ao livre arbítrio. No entanto, o senador rebate: "Você é livre também para ser ou não parlamentar. Mas no momento que você assume esse compromisso também tem que cumprir algumas obrigatoriedades. Essa seria só mais uma delas".

Outra questão levantada pelos que não dão crédito à lei seria o fato de que os filhos dos parlamentarem iriam ocupar vagas de alunos que realmente precisam desse serviço público. Cristovam defende que o governo tem o dever de oferecer vagas a todos os brasileiros, filhos de parlamentares ou não. "No Brasil são 50 mil parlamentares, se cada um deles tiver um filho chegaria a 50 mil vagas. O Brasil tem 52 milhões de alunos estudando e temos que dar vagas para todo mundo que quiser", afirma o político.

Ao perguntar ao senador o que ele faria se tivesse um filho em idade escolar, ele respondeu que se não fosse obrigado, não colocaria o filho na escola pública que temos atualmente. "Preferia renunciar o mandato
conclui Cristovam. Enquanto seus colegas de Planalto o acusam de demagogia, ele lembra que seu pai não era deputado e que não conseguiu vaga na escola pública, então acabou estudando em um colégio de padres. "As escolas públicas eram boas, mas eram poucas", diz Cristovam.

Pressão popular
O senador sabe das dificuldades de aprovar um projeto desse tipo e acredita que a melhor solução seria a pressão popular, seja fazendo uma audiência pública ou participando da mobilização online assinando a petição pública. Se depender dos parlamentares, vai demorar para sentirem na pele como é a educação pública no país.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

HOMENAGEM AOS ILUSTRES ALAGOANOS!!!

Alagoas também possui alguns nomes ilustres que fizeram e fazem história em seu tempo.


ARTHUR RAMOS
1903 - 1949) nasceu em Pilar e formou-se em medicina na Bahia, voltando-se para a clínica psiquiátrica e para os estudos das ciências sociais. Fundou a Sociedade Brasileira de Antropologia e Etnografia, em 1941. Era Chefe do Departamento de Ciências Sociais da UNESCO, quando faleceu, em Paris, por problemas cardíacos. Além de importantes estudos na área médica, Arthur Ramos notabilizou-se como antropólogo e etnógrafo, tendo publicado entre outras obras: Os horizontes míticos do negro na Bahia, O negro brasileiro, Folclore negro no Brasil, Introdução à antropologia brasileira, A aculturação dos negros no Brasil e Estudos de Folclore. Seus livros são, ainda hoje, fontes de consultas indispensáveis a quem se dedica ao estudo da africanologia.

AURÉLIO BUARQUE DE HOLLANDA
Mestre Aurélio (1910 - 1989), alagoano de Passo de Camaragibe, tornou-se conhecido, em todo o Brasil, como sinônimo do dicionário que criou. Contista, tradutor, ensaísta, poeta, filólogo, crítico literário, revisor e professor. Passou a residir no Rio de Janeiro desde 1938. Imortalizado pela Academia Brasileira de Letras, erudito por vocação e encantado pela cultura popular, sua presença era uma festa, especialmente nas rodas literárias. Sabia guardar palavras... Patrimônio da cultura brasileira, segundo o escritor Paulo Rónai, “A Consciência Viva da Língua”.

AVELAR BRANDÃO VILELA
Dom Avelar nasceu em Viçosa e, enquanto seu irmão Teotônio aspirava a política, desde cedo se voltou para a vida religiosa, tendo sido ordenado Bispo de Petrolina com apenas 33 anos. Em 1955, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Teresina, no Piauí. Com uma atividade pastoral intensa, Dom Avelar foi nomeado, em 1971, Arcebispo Primaz do Brasil e 23º Arcebispo de Salvador. Dois anos depois, foi eleito em 1985, por ocasião do seu Jubileu Sacerdotal de Ouro. Dom Avelar Brandão Vilela tem seu nome gravado na história da Igreja Católica, como um dos representantes mais lúcidos, ponderados e virtuosos.

GRACILIANO RAMOS
O Mestre Graça (1892 - 1953), nasceu em Quebrangulo e morreu no Rio de Janeiro. Em Graciliano, vida e letras se imbricam mutuamente, herança do enfrentamento penoso, que teve com o mundo da linguagem, desde a infância. Um clássico experimentador. Um carpinteiro da linguagem literária. A forma neo-realista de escrever, acompanhada de forte preocupação com a contingência fatal da vida humana e, ainda, aliada à meticulosidade nas escolhas de palavras, construções, ritmos dos fatos e dos próprios fatos tornaram a sua composição perfeita e personalíssima. Político sem ser panfletário. Metafórico corrosivo, irônico e de humor cáustico, lírico e sincero, afirmava: “arte é sangue, é carne. Além disso, não há nada. As nossas personagens são pedaços de nós mesmos, só podemos expor o que somos”.

FLORENTINO DIAS
Florentino Dias nasceu em Alagoas. Aos 9 anos de idade, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou música e se formou pela UFRJ, pela qual é livre docente e professor titular. Concluiu Mestrado em Regência pela Washington University, nos Estados Unidos. É fundador e Regente titular da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro há 26 anos. É membro da Academia Internacional de Música na Cadeira de “Richard Strauss” e da American Symphony Orchestra League. Primeiro e único regente brasileiro homenageado com uma “Batuta de Ouro”, representando o Brasil, como Membro Internacional Order of Merit e pelos Estados Unidos, recebeu, do América Biographical Institute, “The Presidencial Seal of Honor” por sua exemplar realização no campo da música.


NISE DA SILVEIRA
(1905 - 1999) nasceu em Maceió. Formada em medicina, na Bahia, defendeu, com suas teses, um tratamento humanista para os doentes mentais. Reinventou a psiquiatria. A sua paixão pelo inconsciente transparece através da luta e da construção da sua trajetória: fundou o Museu de Imagem do Inconsciente, criou a Casa das Palmeiras, fundou a Sociedade Internacional de Psicopatologia da Expressão (França). Publicou dezenas de livros, textos científicos e catálogos. Recebeu prêmios, títulos e homenagens. Inspirou a criação de inúmeras instituições voltadas para os que estão à margem da vida, tratando-os como seres humanos dignos e merecedores de afeto. Nise, uma figura pública e coletiva. Uma alagoana universal!

JORGE DE LIMA
(1893 - 1953) nasceu em União dos Palmares. Aos seis anos escreveu os primeiros versos. Pela emoção lírica, pela evocação ingênua, pela espontaneidade tornou-se “o príncipe dos poetas alagoanos”. Um dos fundadores da Academia Alagoana de Letras. Médico humanitário; político de forte espírito ético; poeta impossível, mestre inconfundível e revolucionário; tinha como passatempo preferido: pintar, esculpir e compor. Adorava o mar. Em Alagoas, na Bahia e no Rio de Janeiro sempre morou perto do mar. Materialista convertido ao Cristianismo desenvolveu profundo misticismo. Reconhecido e prestigiado nacionalmente pelos intelectuais e pela crítica, sua obra literária, de intensa comunicabilidade, deixa transparecer toda a sua vida, “subordinada ao sol da poesia”.

FLORIANO VIEIRA PEIXOTO
O Marechal Floriano Peixoto (1839 - 1895) nasceu em Ipioca, bairro de Maceió, e fez carreira militar no Rio de Janeiro, onde era respeitado pela sua conduta, chegando a ser eleito Vice-Presidente da chapa contrária a Deodoro, com uma votação superior a do próprio Presidente. Seu governo, de 1891 a 1894, consolidou a República e Floriano passou a ser conhecido como o Marechal de Ferro pelo seu poder e pertinácia, vencendo os rebeldes e adotando medidas que favoreciam as classes mais pobres, até o fim de seu andato.

PONTES DE MIRANDA
Francisco Cavalcante Pontes de Miranda (1892 - 1979) nasceu em Maceió e faleceu no Rio de Janeiro. Filósofo, jurista, diplomata, sociólogo, cientista político, economista, esteta, matemático, pedagogo, poeta e prosador literário. Pertenceu à Academia Brasileira de Letras, dominava vários idiomas. Dentre inúmeros tratados, escreveu 60 volumes do tratado de direito privado. Defensor dos princípios e fundamentos constitucionais, das garantias dos direitos fundamentais do homem e da família. Um autêntico enciclopedista da era moderna! Em língua hispânica ou portuguesa, não existe trabalho científico na área jurídica que não traga citações das obras do mestre dos mestres das ciências jurídicas.

MARECHAL DEODORO
O Militar e Político Manuel Deodoro da Fonseca (1827 - 1892), nasceu em Santa Maria Magdalena da Lagoa do Sul, antiga capital de Alagoas. Participou de várias guerras e batalhas em defesa da pátria. Proclamou a República, tornou-se chefe do Governo Provisório, de 1889 a 1891. Foi eleito o primeiro Presidente do Brasil, em 1891. Seu governo foi marcado por crises sucessivas. Renunciou à República, sendo substituído por outro alagoano, o Marechal Floriano Peixoto.


CACÁ DIÉGUES
Carlos Diegues nasceu em Maceió, em 1940. Começou suas atividades de cineasta amador fundando, com alguns companheiros universitários, um cineclube na PUC-RJ. Um dos líderes do cinema novo, participou do movimento de resistência intelectual e política à ditadura militar. Cineasta conhecido no mundo inteiro, com seus filmes sendo rodados regularmente e premiados em festivais internacionais. Em parceria com a TV Cultura, lançou, em 1994, o programa “Veja esta canção”, pioneiro nas relações cinema / TV brasileira. Diretor de diversos curta-metragens e de 15 longa-metragens, aparece, junto à população, segundo pesquisas recentes, como o melhor e mais popular cineasta brasileiro.

ZUMBI
Zumbi (1655 - 1695) é símbolo de resistência da luta e do sonho do negro pela liberdade. Recebeu o nome de Zumbi em homenagem ao Deus da Guerra. Neto da princesa Aquatune e sobrinho de Ganga Zumba, aprisionado aos sete anos de idade, foi educado por um Padre de Porto Calvo. Em 1670, fugiu para Palmares. Juntou-se ao seu povo, sofrido e oprimido, tornando-se líder valente e guerreiro. Os negros organizados fundaram a República dos Palmares; Zumbi, o rei, lutou contra as expedições escravizadoras. Foi morto no dia 20 de novembro, na Serra de Dois Irmãos, em Viçosa. Este dia foi instituído como marco da luta do negro pela liberdade, o Dia da Consciência Negra.

ZAGALLO
Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu em Maceió em 1931. sua paixão pelo futebol surgiu na adolescência. Aos 17 anos de idade, jogou pelo juvenil do América, time carioca, depois, no Flamengo, conquistou dois campeonatos (61 - 62). Patenteou o estilo formiguinha. É treinador, supervisor técnico e comentarista. Pela Seleção Brasileira, foi campeão em 58 e 62, como jogador. Em 70, no México, como treinador, foi tri-campeão. Em 94, a vitória total com o tetra campeonato. Único homem no mundo a conquistar quatro campeonatos mundiais de futebol. Em 1977, foi eleito pelos jornalistas e treinadores de futebol da Alemanha, como o melhor técnico do mundo.

DJAVAN
Nasceu em Maceió, em 1949. O bairro do Farol e o mar lhe serviram de inspiração primeira. A versatilidade, a simplicidade, a musicalidade, a melodia, o colorido e o lirismo de suas músicas encantam os palcos nacionais e internacionais. É também compositor, arranjador, roteirista e diretor musical. Cantor desde os 11 anos, sabe poetar, como ninguém, as belezas da sua terra natal, a liberdade, o amor. “O amor como único sentido da vida”.

ERMETO PASCHOAL
Em 1944, com apenas oito anos, este alagoano de Lagoa da Canoa começou a tocar sanfona de oito baixos. A música é a sua grande alegria de viver, fusão de ritmos e apuro técnico. Compositor, arranjador, e multiinstrumentista. Cidadão do mundo, respeitado internacionalmente, assegura-nos um caldeirão de sons e significados, harmoniosos e complexos, simplesmente irreverente. Por onde passa, surpreende, produzindo calorosa feira de sons e sonhos.

LÊDO IVO
Ledo Ivo nasceu em Maceió, em 1924. jornalista, poeta, contista, ensaísta, tradutor, cronista. Desde 1943 reside no Rio de Janeiro. Através de dezenas de trabalhos tem desenvolvido estilo original e um “sempre atualizado” e lúcido compromisso com a linguagem poética. Pertenceu à famosa geração de 45. É membro da Academia Brasileira de Letras. Carpinteiro da palavra. Sabe ser doce e insólito. Inventivo - eternamente inventivo. Recria sua vida, enraizada na terra nativa.

TEOTÔNIO VILELA
Teotônio Brandão Vilela (1917 - 1983), alagoano de Viçosa. Jornalista, cronista, ensaísta, empresário e político. Autor de discursos exuberantemente libertários, de amor à terra e ao homem brasileiro. O velho Senador! Testemunho das questões antropológicas e sociais da região. Um filósofo humanista que soube olhar, com amor e coragem, a sua pátria. Nas suas andanças, sonhou pregando o ideário da democracia, tornou-se, em cada canto do país, símbolo de ética, cidadania e dignidade: o guerreiro da paz, o Menestrel das Alagoas, o menestrel da nacionalidade e da felicidade propriamente dita.

ESCRITOR Guimarães Passos
Nasceu em Maceió em 22 de Março de 1869. Fez parte da Academia brasileira de letras, da qual foi um dos fundadores tinha um talento de poesia lírico espontâneo, escreveu para muitos jornais da capital Federal. É considerado um dos maiores poetas nacionais.
+ Faleceu em Paris em 10 de setembro de 1909.

MESTRA Virgínia de Moraes
Dona Virgínia ou Mestra Virgínia (1916 - 2003), é alagoana de Rio Novo, Maceió. Mestra de reisado, cantadora, rezadeira, benzedeira, parteira de profissão, autora e intérprete de belíssimos momentos da poesia e da música popular tradicional alagoana. Comandou o grupo de reisado Três Amores. Autêntica e ingênua, encantava pesquisadores, professores, folcloristas, etnomusicólogos, apreciadores e, principalmente, a platéia, com suas músicas singelas e bem inspiradas.


Ao citar “alagoanos ilustres que orgulham o Brasil” a exemplo de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque, fez elogiosas referências ao professor José de Freitas Machado como “o precursor da Química Industrial no país”. Alagoano de Pão de Açúcar formou-se na Bahia e estudou Química em Paris. Foi o fundador e primeiro diretor da Escola Nacional de Química. É, na verdade considerado “o pai da Química Industrial no Brasil”. Um alagoano admirado aqui e no exterior, mas com certeza não existe uma obra em Alagoas com o seu nome. Os nossos administradores preferem “homenagear” aqueles que lhes dão votos ou prestígio.

MARTA
Marta Vieira da Silva, mais conhecida como Marta (Dois Riachos,ALAGOAS- 19 de fevereiro de 1986), é uma futebolista brasileira que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Western New York Flash.

Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, um recorde entre mulheres e homens.Foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
Após a grandes exibições recentes e, principalmente, nos Jogos Pan-americanos de 2007, Marta chegou a ser comparada a Pelé, sendo chamada pelo mesmo de o "Pelé de Saias". A alagoana declarou que se emocionou ao saber que o rei do futebol acompanhou os jogos da seleção feminina. Além disso, entrou na calçada da fama do Maracanã, sendo a primeira e, até agora, a única mulher a deixar a marca dos pés neste local.

domingo, 10 de julho de 2011

Confira os grupos da Copa América 2011








No sorteio realizado na quinta-feira dia(11), em La Plata, na Argentina, a Seleção Brasileira conheceu os seus adversários na primeira fase da Copa América. O time de Mano Menezes vai encarar Paraguai, Equador e Venezuela no Grupo B da competição.

A estreia do time canarinho será contra os venezuelanos, no Estádio Ciudad La Plata, no dia 3 de julho de 2011, às 16h (de Brasília). O ex-goleiro Sergio Goycoechea, campeão do torneio em 1991 e 1993, foi o apresentador oficial do evento.

Na sequência, a Seleção vai enfrentar o Paraguai, no dia 9 de julho, às 16h (de Brasília) e, em seguida, o Equador, no dia 13, às 21h45m (de Brasília). Os dois jogos vão acontecer em Córdoba. Se conquistar a primeira colocação no grupo, o Brasil vai pegar o segundo melhor terceiro, em La Plata, no dia 17.

A Argentina, como país-sede, ficou no Grupo A e terá como adversários a Colômbia, Costa Rica e a Bolívia. Curiosamente, em outubro, os hermanos foram derrotados pelos nipônicos por 1 a 0, em amistoso internacional. Os hermanos vão estrear contra a Bolívia, no dia 1º de julho, em La Plata. Em seguida, os adversários será Costa Rica e por fim a Colômbia.

No Grupo C, o Uruguai, quarto colocado na Copa do Mundo da África do Sul, vai enfrentar Chile, México e Peru.

Antes do sorteio, todos os países tiveram uma breve apresentação e ainda exibiram danças típicas para os presentes no auditório em La Plata. Juan Ramon Véron, pai do apoiador Sebástian Véron, do Estudiantes, foi homenageado pela Conmbol por serviços prestados ao futebol argentino.

La Plata será a cidade que vai receber mais partidas da competição, seguida de Córdoba, Santa Fé e Mendoza. Buenos Aires será sede apenas da final da Copa América, no dia 24 de julho. O estádio Monumental de Nuñez, do River Plate, foi o escolhido para o confronto.

Os dois primeiros colocados de cada grupo garantem vagas nas quartas de final. Os dois melhores também passam de fase. A abertura do torneio acontece no dia 1º de julho de 2011 e a decisão no dia 24 de julho.

Confira os três grupos da Copa América:

Grupo A

Argentina
Colômbia
Costa Rica
Bolívia


Grupo B

Brasil
Paraguai
Equador
Venezuela


Grupo C

Uruguai
Chile
México
Peru


O Brasil perdeu 4 pênaltis para o Paraguai no dia 17 de julho.Lamentável!

sábado, 9 de julho de 2011

CLONAGEM, VOCÊ É CONTRA, OU A FAVOR?



Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – microorganismo, vegetal ou animal.

A reprodução assexuada é um método próprio dos organismos constituídos por uma única ou por um escasso número de células, por via de regra absolutamente dependentes do meio onde vivem e muito vulneráveis às suas modificações.

Clonagem em biologia é o processo de produção das populações de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas reproduzirem assexuadamente. Clonagem em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos. Mais genericamente, o termo refere-se à produção de várias cópias de um produto, tais como os meios digitais ou de software.


Clonagem natural

A clonagem é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada (ou seja, na qual não há participação de células sexuais), como é o caso das bactérias, dos seres unicelulares e mesmo da relva de jardim. A clonagem natural também pode ocorrer em mamíferos, como no tatu e nos gémeos univitelinos. Nos dois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do ovo, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular. Os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo gene, ou patrimônio genético.

Clonagem induzida

A clonagem induzida é feita a partir de um processo no qual é retirado de uma célula o núcleo, e de um óvulo a membrana. A junção dos dois depois é colocada numa barriga de aluguel, ou mesmo em laboratório, para a clonagem terapêutica.

A clonagem induzida artificialmente é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à pesquisa científica. Nesse caso, o termo aplica-se a uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratório, de forma artificial, baseada num único patrimônio genético. A partir de uma célula-mãe, ocorre a produção de uma ou mais células (idênticas entre si e à original), que são os clones. Os indivíduos resultantes desse processo terão as mesmas características genéticas do indivíduo "doador", também denominado "original".

Clonagem reprodutiva

Uma das técnicas básicas usadas por cientistas é a transferência nuclear da célula somática (SCNT ou TNCS). Esta técnica foi usada por cientistas durante muitos anos, para clonar animais através de células embrionárias.

Como o nome da técnica implica, a transferência de uma célula somática está envolvida neste processo. Esta célula somática é introduzida, então, numa célula retirada de um animal (ou humano), logo depois da ovulação. Antes de introduzir a célula somática, o cientista deve remover os cromossomos, que contêm genes e funcionam para continuar a informação hereditária, da célula recipiente.

Após ter introduzido a célula somática, as duas células fundem. Ocasionalmente, a célula fundida começará a tornar-se como um embrião normal, produzindo a prole, colocando-se no útero de uma "mãe-de-aluguel" para um desenvolvimento mais propício.

Os problemas associados com a técnica de SCNT são o stress em ambas as células envolvidas no processo. Isto resulta numa taxa elevada de mortalidade de ovos recipentes. Além disso, o processo inteiro é um consumo de tempo e de recursos, porque as partes deste requerem o trabalho manual sob microscópio. Similar a outras técnicas, esta é também ineficiente pois, apenas aproximadamente 2,5% dos embriões sobrevivem dado logo após o nascimento.

Clonagem terapêutica

A Clonagem Terapêutica é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos à clonagem para fins reprodutivos mas que difere no fato da blástula (segundo estado de desenvolvimento do embrião) não ser introduzida no útero: esta é utilizada em laboratório para a produção de células estaminais a fim de produzir tecidos ou órgãos para transplante.

Esta técnica tem como objetivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão duma pessoa doente para transplante. As Células embrionária/células-tronco embrionárias são particularmente importantes porque são multifuncionais, isto é, podem ser usadas em diferentes tipos de células. Podem ser utilizadas no intuito de restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir as células perdidas pela doença, ou substituir células que não funcionam adequadamente devido a defeito gene/genético (ex:neurônio/doenças neurológicas,diabetes, coração/problemas cardíacos, Acidente vascular cerebral, lesões da coluna cervical e sangue/doenças sanguíneas etc… ).

As Célula embrionária/células-tronco adultas não possuem essa capacidade de transformarem-se em qualquer tecido. As células músculo/musculares vão originar células musculares, as células do fígado vão originar células do fígado, e assim por diante.

Ao longo da evolução do tempo, foram vários os benefícios que os cientistas acreditam que a clonagem humana tem;dentre os tais podemos concluir :

# O rejuvenescimento. O Dr. Richard Seed, um dos principais propulsores da clonagem humana, sugere que um dia, poderá vir a ser possível inverter o processo do envelhecimento devido à aprendizagem que nos é fornecida através do processo de clonagem;
# A tecnologia humana da clonagem podia ser usada para inverter os ataques cardíacos. Os cientistas afirmam que conseguirão tratar vítimas de ataques cardíacos através da clonagem das suas células saudáveis do coração, e injectando-as nas áreas do coração que foram danificadas. As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte em grande parte dos países industrializados;
# Casos de infertilidade. Com a clonagem, os casais inférteis poderiam ter filhos. Uma estimativa é de que os tratamentos actuais de infertilidade são menos de 10% bem sucedidos. Os casais passam por um sofrimento psíquico e emocional muito grande, para uma possibilidade remota de ter filhos. Muitos perdem o seu tempo e dinheiro sem sucesso. A clonagem humana torna possível fazer com que muitos casais inférteis consigam ter filhos.
# A Cirurgia plástica, reconstrutiva e estética. Devido à clonagem humana e à sua tecnologia, os problemas, que, por vezes, ocorrem depois de algumas cirurgias de implantes mamários ou de outros procedimentos estéticos deixam de existir,
# Casos de Síndrome de Down. As mulheres com risco elevado para a Síndrome de Down poderão evitar esse risco através da clonagem;
# Problemas no fígado e nos rins. Poderá ser possível clonar fígados humanos para transplante dos mesmos;
# A Leucemia. Este espera-se ser um dos primeiros benefícios a vir desta tecnologia;
# Vários tipos de Cancro.
# Fibrose Cística. Poderemos conseguir produzir uma terapia genética eficaz contra a fibrose cística.
# Ferimento da coluna vertebral. Aprenderemos a fazer crescer, outra vez, os nervos ou a parte posterior da coluna vertebral, quando magoada.
# Tetraplégicos poderão sair das suas cadeiras de rodas e voltar a andar.
Testar algumas doenças genéticas. A clonagem pode ser usada para testar, e talvez curar, doenças genéticas.
# As espécies em via de extinção poderiam ser salvas - com a pesquisa que conduz à clonagem humana nós aperfeiçoaremos a tecnologia para clonar animais, e assim nós poderíamos para sempre preservar a espécie posta em perigo, incluindo seres humanos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

MAIS UM PROJETO NA ESCOLA - TRABALHANDO CIDADANIA ATRAVÉS DO LIXO




TODOS OS DIAS ASSISTIMOS NOS PROGRAMAS DE TELEVISÃO,A SUJEIRA QUE AS PESSOAS FAZEM,COLOCANDO LIXO NOS RIACHOS, NOS TERRENOS ABANDONADOS, NAS CALÇADAS,JOGANDO LIXO DOS CARROS, ÔNIBUS NA RUA, ENFIM, POR ONDE ELAS PASSAM DEIXAM SUAS MARCAS DA FALTA DE CONSCIÊNCIA, PARECEM NÃO TER NOÇÃO DO QUE ESTÃO FAZENDO COM O MEIO AMBIENTE.ESTÁ NA HORA DE SER MAIS CIVILIZADO E DE COLOCAR A EDUCAÇÃO EM PRÁTICA, NÃO DÁ MAIS PARA ACEITAR ESSE TIPO DE ATITUDE.


O PROJETO "LIXO" NA ESCOLA,TEM A FINALIDADE DE CONTRIBUIR E PRESERVAR COM O MEIO AMBIENTE,ORIENTANDO OS ALUNOS E ENVOLVENDO A COMUNIDADE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DO PROBLEMA.

Assim, no decorrer do Projeto, espera-se modificar de forma significativa o modo de pensar e as posturas individuais, familiares e coletivas para a construção de um mundo melhor.

O Projeto Pedagógico "O Lixo" em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao lixo produzido na escola e no bairro em que o aluno vive de forma que possa participar e estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir em seu meio e em outras realidades.

Partimos do pressuposto de que geralmente a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito.
Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade.

Buscaremos parceria para a realização e desenvolvimento do projeto,bem como: palestrantes, a prefeitura e outros órgãos envolvidos, além de multiplicadores dessa ação ambiental, que podem ser os alunos, funcionários da escola e a comunidade familiar.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

VOCÊ TRABALHADOR, SABE O QUE É CAT? MUITOS NÃO SABEM E SE PREJUDICAM.

Esta aplicação possibilita cadastrar a "Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT" junto ao INSS, para facilitar e agilizar o registro dos Acidentes de Trabalho e das Doenças Ocupacionais, pelo Empregador, havendo ou não afastamento do trabalho por parte do acidentado.

CAT foi prevista inicialmente na Lei nº 5.316/67, com todas as alterações ocorridas posteriormente até a Lei nº 9.032/95, regulamentada pelo Decreto nº 2.172/97.

A Lei nº 8.213/91 determina no seu artigo 22 que todo acidente do trabalho ou doença profissional deverá ser comunicado pela empresa ao INSS, sob pena de multa em caso de omissão.

Cabe ressaltar a importância da comunicação, principalmente o completo e exato preenchimento do formulário, tendo em vista as informações nele contidas, não apenas do ponto de vista previdenciário, estatístico e epidemiológico, mas também trabalhista e social.

A aplicação permite também imprimir o formulário da CAT em branco para preenchimento das informações do Empregador, do Acidentado, do Acidente e do Atestado Médico.



ESSE DOCUMENTO É MUITO IMPORTANTE!
VOU FAZER UM PEQUENO RELATO DO QUE ACONTECEU COMIGO.
TRABALHEI POR DEZ ANOS EM UMA EMPRESA E ADQUIRI UMA DOENÇA, DEVIDO A MINHA PROFISSÃO, PRECISEI DO INSS, PARA ME AFASTAR POR UM PERÍODO DO TRABALHO, A EMPRESA QUE TRABALHAVA NÃO ME DEU O CAT,O MÉDICO QUE ME ASSISTIU PROVAVELMENTE ESQUECEU DE ME DAR, OU DE ORIENTAR SOBRE O ASSUNTO, NO INSS TAMBÉM ESQUECERAM, ACREDITO E FIZERAM COMO AUXÍLIO DOENÇA, BEM, QUANDO RETORNEI AO TRABALHO, APÓS OBTER ALTA, FUI DEMITIDA, AO ENTRAR NA JUSTIÇA, FOI COBRADO ESSE DOCUMENTO E EU NÃO TINHA, FOI UMA LUTA MUITO GRANDE PARA OBTER MEUS DIREITOS DE TRABALHADORA, PORTANTO NÃO ESQUEÇA E QUANDO PRECISAR PEÇA O CAT E EVITE MAIORES TRANSTORNOS.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

DEMOROU, MAS SAIU!!!




TANTA COISA ACONTECENDO ATUALMENTE NAS ESCOLAS,CHEGO ATÉ A PENSAR QUE OS PAIS DESSAS CRIATURAS NÃO OS ENSINAM A RESPEITAR OS PROFESSORES E SEUS COLEGAS DE SALA.
O RESPEITO É FUNDAMENTAL NA VIDA DE TODOS NÓS, ABSOLUTAMENTE NADA JUSTIFICA AGRESSÕES.



Projeto de Lei 267/11


A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.

Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente.

A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.

Indisciplina
De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte:http://primasfalando.blogspot.com/2011/04/camara-analisa-projeto-de-lei-que-pune.html

PASSEM PARA TODOS OS PROFESSORES.... VAMOS APOIAR!!!!!!!

terça-feira, 5 de julho de 2011

DEZ DOENÇAS MAIS BIZARRAS!!!

Achei no blog Ceticismo, ciência e Tecnologia um texto originalmente publicado pela revista Mundo Estranho. São as Dez doenças mentais mais bizarras. Não creio que sejam as dez mais, mas são dez doenças bem estranhas mesmo. Vejamos:

1- CEGUEIRA EMOCIONAL

A expressão “cego de emoção” existe na prática, e pode acontecer com qualquer pessoa normal. O problema foi descoberto recentemente por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Depois de olhar para alguma imagem forte, principalmente com conteúdo pornográfico, a maioria das pessoas perde a vista por um curto espaço de tempo – décimos de segundo na verdade. Até agora, nenhum especialista conseguiu explicar o porquê dessa reação. A descoberta da cegueira emocional deu origem a um movimento no Congresso americano para que seja banida toda a publicidade com apelo erótico em grandes rodovias do país.

2- SÍNDROME DA REDUÇÃO GENITAL

Também conhecido como koro, esse distúrbio mental deixa a pessoa convencida de que seus genitais estão desaparecendo. A maioria dos casos até hoje foi relatada em países da Ásia ou da África, e em muitos deles a síndrome parece ter sido contagiosa! Um dos episódios mais estranhos ocorreu em Cingapura, em 1967, quando o serviço de saúde local registrou centenas de casos de homens que acreditavam que seu pênis estava sumindo.

Um único caso da síndrome da redução genital foi registrado até hoje no Brasil, no Instituto de Psiquiatria da USP. Convencido de que seu pênis estava sumindo, o doente tentou se matar com duas facadas no abdômen!

3- SÍNDROME DE RILEY-DAY

Se você já sonhou em nunca mais sentir nenhuma dor, cuidado com o que pede… As vítimas dessa doença não sentem dores, mas isso é um problemão. Elas ficam muito mais sujeitas a sofrer acidentes porque param de registrar qualquer aviso de dano nos tecidos do corpo, como cortes ou queimaduras. A doença é causada por uma mutação no gene IKBKAP do cromossomo 9 e foi descrita pela primeira vez pelos médicos Milton Riley e Richard Lawrence Day. Sem o aviso de perigo que a dor proporciona às pessoas comuns, a maioria dos doentes com a síndrome de Riley-Day tende a morrer jovem, antes dos 30 anos, por causa de ferimentos.

4- SÍNDROME DE COTARD

Depressão extrema, em que o doente passa a acreditar que já morreu há alguns anos. Ele acha que é um cadáver ambulante e que todos à sua volta também estão mortos. Em casos extremos, o sujeito diz que pode sentir sua carne apodrecendo e vermes passeando pelo corpo… Na fase final, a vítima deixa até de dormir e sua ilusão pode efetivamente se tornar realidade. O nome da doença faz referência ao médico francês Jules Cotard, que a descreveu pela primeira vez em 1880.

Apesar de depressivo e certo de que está morto, o doente – contraditoriamente – também pode apresentar idéias megalomaníacas, como a crença na própria imortalidade.

5- MALDIÇÃO DE ONDINA

O nome bizarro é uma referência a Ondina, ninfa das águas na mitologia pagã européia. A doença, mais estranha ainda, faz com que as vítimas percam o controle da respiração.

Se não ficar atento, o sujeito simplesmente esquece de respirar e acaba sufocado! A síndrome foi descoberta há 30 anos e já existem cerca de 400 casos no mundo. Pesquisadores do hospital Enfants Malades, de Paris, acreditam que a doença esteja relacionada com um gene chamado THOX2B. O sistema nervoso central se descuida da respiração durante o sono e o doente precisa dormir com um ventilador no rosto para não ficar sem ar!

6- PICA

Esse nome também estranho não tem nada de pornográfico: pica é uma palavra latina derivada de pêga, um tipo de pombo que come qualquer coisa. E a pica a síndrome, é claro… faz exatamente isso: a pessoa sente um apetite compulsivo por coisas não comestíveis, como barro, pedras, tocos de cigarros, tinta, cabelo… O problema atinge mais grávidas e crianças. Após comerem muita porcaria involuntariamente, os glutões ficam com pedras calcificadas no estômago.Em 2004, médicos franceses atenderam um senhor de 62 anos que devorava moedas. Apesar dos esforços, ele morreu. Com cerca de 600 dólares no estômago…

7- SÍNDROME DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Doença que provoca distorções na percepção visual da vítima, fazendo com que alguns objetos próximos pareçam desproporcionalmente minúsculos. O distúrbio foi descrito pela primeira vez em 1955, pelo psiquiatra inglês John Todd, que o batizou em homenagem ao livro de Lewis Carroll. Na obra, a protagonista Alice enxerga coisas desproporcionais, como se estivesse numa “viagem” provocada por LSD. As vítimas da síndrome também vêem distorções no próprio corpo, acreditando que parte dele está mudando de forma ou de tamanho.

8- SÍNDROME DA MÃO ESTRANHA- Também conhecida como Síndrome da mão alheia


“Minha mão agiu por conta própria…” Essa desculpa usada por alguns cafajestes pode ser verdadeira. A síndrome em questão alien hand syndrome, em inglês faz com que uma das mãos da vítima pareça ganhar vida própria. O problema atinge principalmente pessoas com lesões no cérebro ou que passaram por cirurgias na região. O duro é que o doente não presta atenção na mão boba, até que ela faça alguma besteira. A mão doida é capaz de ações complexas, como abrir zíperes… Os efeitos da falta de controle sobre a mão podem ser reduzidos dando a ela uma tarefa qualquer, como segurar um objeto.

9- SÍNDROME DE CAPGRAS

Após sofrer uma desilusão com o cônjuge, com os pais ou com qualquer outro parente, a pessoa passa a acreditar que eles foram seqüestrados e substituídos por impostores. O sintoma por vezes se volta contra a própria vítima: ao se olhar no espelho, ela também acredita que está vendo a imagem de um farsante. Neurose total! O problema tende a atingir mais pessoas a partir dos 40 anos e suas causas ainda não são conhecidas. A síndrome foi descoberta pelo psiquiatra francês Jean Marie Joseph Capgras, que a descreveu pela primeira vez em 1923. Em graus mais extremos, a vítima acha que até objetos inanimados, como cadeiras, mesas e livros, foram substituídos por réplicas exatas.

10- SÍNDROME DO SOTAQUE ESTRANGEIRO

Após sofrer uma pancada ou qualquer outro tipo de lesão no cérebro, as vítimas desse distúrbio passam a falar com sotaque francês… ou italiano… ou espanhol. A língua varia, mas, na maioria dos casos, as vítimas desconhecem o novo idioma. Segundo cientistas, a pronúncia não é efetivamente estrangeira, só dá a impressão disso. Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, acreditam que o sintoma é causado por um trauma em áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, provocando mudanças na entonação, na pronúncia e em outras características da fala. Um caso bem recente da síndrome do sotaque rolou com a britânica Lynda Walker, no mês passado. Após um infarto, Lynda acordou falando com sotaque jamaicano.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

CHICOTE NUNCA MAIS!!! DENUNCIEM...VAMOS DAR UM BASTA NISSO!



NÃO DEVEMOS NOS OMITIR E DEIXAR DE AJUDAR,CHEGA DE GENTE QUE NÃO SABE CUIDAR DO SEU ANIMAL, QUE SERVE DE TRANSPORTE PARA ELES E QUE SÃO O SUSTENTO DELES.



Globo repórter de amanhã, dia 01 de julho - Conheça brasileiros que lutam para defender animais mal tratados
Na sexta-feira dia(1°), o Globo Repórter mostrou a carioca que abriu as portas do seu sítio para 60 cachorros e 150 gatos, o mineiro que convenceu a cidade inteira a devolver os pássaros às ruas e praças.
E os defensores na noite de São Paulo ajudam cães e gatos agredidos nas ruas.


Vamos mostra, na Serra Gaúcha, o médico que construiu um abrigo para os animais selvagens caçados pelo tráfico e expulsos da mata pela devastação e a vida de famílias que dão abrigo a animais abandonados enquanto aguardam a adoção."


Mulheres enfrentam carroceiros
e livram cavalos de chicotadas
Na Bahia e em Porto alegre, brasileiras lutam para defender animais de maus-tratos e os protegem do excesso de carga e do sofrimento.

A advogada baiana Ana Rita Tavares começou a defender animais há cerca de oito anos. Ela tem 17 cães perto dela e mais 250 em um abrigo. Todos têm histórias que começaram muito tristes, mas que ela proporcionou um final feliz.

Ana conta o que sente quando recolhe animais nas ruas: “Isso é uma coisa fantástica, porque você vê o animal que estava completamente desassistido, humilhado. Esses animais são muito maltratados, em todos os sentidos. Eles são humilhados. Ele quer o carinho, ele quer um cantinho, ele quer ser alimentado, ele quer ter direito ao sossego”.



Moradores libertam pássaros que viviam presos em gaiolas em MGCarioca abre as portas de sua casa e acolhe animais abandonadosCaçadores do bem castram animais abandonados em São PauloVira-lata adotada ajudava motoristas de ônibus em Porto AlegreNa mesa de trabalho, Ana Rita acumula, além dos históricos de cada um dos cães, cópias de processos contra maus-tratos. São mais de 100. Em um deles, ela conseguiu convencer um juiz e um padre a mudarem de opinião.

Um verdadeiro milagre aconteceu na Bahia. Depois de quase 230 anos de tradição, cavalos e jegues não foram usados no cortejo de lavagem das escadarias do Bonfim. É uma das festas mais populares de Salvador, que reúnem católicos e seguidores do candomblé.

Um dia, Ana Rita olhou para essa celebração com outros olhos e viu sofrimento. Ela registrou tudo no documentário “Os animais na terra da felicidade”. “São cavalos, éguas que carregam carroças cheias de gente. Na euforia própria da festa, essas pessoas pulam muito. Então, aquele peso maltrata muito o animal”, comenta a advogada. "Nós registramos esses ferimentos, inclusive a cela em cima do ferimento do animal. Aquilo maltrata demais. Têm outros ferimentos nas patas e nas pernas do animal”.

O documentário foi fundamental para convencer a Justiça. Desde janeiro, está proibido o uso de animais na festa.

O juiz Rui Eduardo Brito conta que se assustou quando viu as imagens do documentário: “Os animais estavam feridos, de certo modo com uma aparência bastante agastada, e isso me trouxe realmente uma sensação de que os animais não deveriam participar da festa".

Como fiel, ele já tinha participado do cortejo da lavagem do Bonfim, mas não percebia que os animais eram sobrecarregados e maltratados. “Percebia, mas eu não tinha, digamos assim, essa visão, porque eu ia participar da festa e também do lado religioso, da fé que nós devotamos ao Senhor do Bonfim”, declara.

No começo, o padre Edson Menezes da Silva era contra, mas Ana Rita conseguiu convencer até o religioso. “O padre foi sensível, e nós conseguimos, em uma conversa, mostrar a ele que era uma ação extremamente positiva e humanitária”, lembra a advogada.

“Eu penso que estão repensando e deverão hoje ter outro posicionamento. Não se trata de vencedor e vencido, mas da vitória da vida e da vitória daqueles que estão sofrendo. Conversando é que a gente se entende”, relata o padre.

A imagem do entardecer em Porto Alegre é linda, mas há um momento em que tudo parece perder a magia, o encanto, e o que os olhos veem dá medo.

O cavalo está estirado na estrada e foi levado por policiais. Ele não estava doente, mas cansado. Livre da carroça, rolou na grama, uma forma de relaxar e de se alongar.

Todos os dias é sempre igual. Na BR super movimentada, carroceiros e seus cavalos se arriscam em uma viagem perigosa entre caminhões carregados e carros velozes. É um risco permanente.

O destino desses homens, mulheres e até crianças é o centro. Eles vão atrás de restos. A reciclagem do lixo é o ganha pão de centenas de famílias pobres que vivem, principalmente, nas ilhas ao redor de Porto Alegre.

Nessa marcha de cavalos pelas ruas de Porto Alegre, seguem oficialmente quatro mil cavalos. As entidades protetoras garantem que esse número é muito maior. Dizem que a prefeitura não tem controle das carroças que chegam de cidades vizinhas à capital gaúcha. É o caso, por exemplo, da carroceira Maria Luiza Pereira Gomes, que viaja 17 quilômetros de Alvorada até Porto Alegre. Ela conta que demora, aproximadamente, uma hora e meia para chegar na cidade. Durante o trajeto, ela diz que corta pasto e dá água para o Popó, seu cavalo.

Pena que são poucas Marias e poucos Popós. A realidade, na maioria das vezes, é diferente. Cavalos apanham, não têm ferraduras adequadas para proteger os cascos do asfalto, celas mal colocadas provocam ferimentos, e as cargas são tão grandes que, às vezes, nem acreditamos no que vemos.

Mas, no meio desse caos que parece feito mais de sofrimento que de cuidado, nos deparamos com uma cena que parece inacreditável. O cavalo Osama não trabalha, não puxa carroça nem apanha e, ainda por cima, pode se dar ao luxo de comer dentro da cozinha.

Na maior tranquilidade, sempre que tem vontade de comer pão e geléia, Osama entra na casa da Márcia, dona do sítio onde vive, e come até se fartar. O sítio é uma espécie de refúgio para cavalos usados em carroças que foram tirados de seus donos.

“O atrito aquece o ferro. E o atrito é forte, porque eles estão carregando peso. Nas carroças, além de eles puxarem, como as rodas são muito pequenas, eles fazem uma força de cima para baixo. Você imagina no asfalto no verão, um calor de 50°C, a temperatura do asfalto e, ainda, o atrito com o ferro”, relata a nutricionista Fair Soares.

No sítio, os cavalos recebem tratamento e o carinho das amigas Márcia e Fair, a nutricionista que há três anos criou a ONG Chicote Nunca Mais para defender e proteger cavalos. As duas são umas mães.

No dia em que o Globo Repórter esteve no sítio, havia nove cavalos, todos com histórias muito tristes. “Esse aqui é o sargento. A polícia nos entregou ele, porque estava solto na via pública e tem uma pata com artrose, um tumor ósseo, que a gente ainda não conseguiu averiguar ver exatamente o que ele tem”, conta a nutricionista.

Com patas machucadas, quebradas e má nutrição, os cavalos chegam ao sítio sempre muito mal. Às vezes, em carne viva. O cavalo Bruno chegou desse jeito. Mas essa é uma história com final feliz. Dois meses depois de ter chegado ao sitio, de ter sido tratado, ele ainda não está 100%, mas não parece mais o mesmo cavalo.

Quando ficam bons e curados, os cavalos vão para propriedades de pessoas selecionadas pela ONG que os recebe e pelo poder público. Os fiéis depositários, como são chamados, não poderão usá-los para o trabalho.

Todos os dias, Fair, como fundadora da Ong Chicote Nunca Mais, anda pelas ruas conferindo o tratamento que os cavalos recebem de seus donos.

Fair e Márcia têm a ajuda de 400 associados na Chicote Nunca Mais. E o que alimenta o sonho de uma vida melhor para todos os cavalos é o que conseguem fazer a cada dia, mesmo que seja um pouco. “´É uma sensação de vitória. Na realidade, cada cavalo que você consegue resgatar da carroça, que você consegue tirar desse meio cruel, é o que faz no outro dia você levantar e continuar lutando”, declara a fundadora da ONG.

domingo, 3 de julho de 2011

ATENÇÃO SEMPRE- EVITE ACIDENTES - NUNCA ATRAVESSE RUA CONVERSANDO NO TELEFONE







Câmera de vídeo de uma loja flagrou nesta quinta-feira (30) o momento em que uma criança foi atropelada em Taguatinga Sul(DF). Pelo registro da câmera, um menino de 10 anos tentou atravessar a avenida falando ao celular. De acordo com a polícia, ele não acionou o botão do semáforo para fazer a travessia. O garoto esperou cerca de um minuto e tentou atravessar a pista, mas foi atingido por um carro.

O motorista parou e prestou socorro até a chegada da ambulância. O garoto foi levado para hospital com algumas fraturas, mas está fora de perigo.

TEM COISAS QUE PODEMOS EVITAR, NÃO HÁ NECESSIDADE DE FALAR AO TELEFONE QUANDO SE ATRAVESSA UMA RUA, TODO CUIDADO É POUCO.
NA SEMANA PASSADA UM MÉDICO FALAVA SOBRE ESSE TEMA,QUE AO CONVERSAR NO CELULAR, A MENTE ESTÁ VOLTADA PARA O ASSUNTO, DE FORMA QUE SEUS REFLEXOS PARA SE DEFENDER, FICAM COMPROMETIDOS,DIMINUEM E TUDO PODE ACONTECER,ENTÃO TERMINE SUA CONVERSA NA CALÇADA OU ONDE ESTIVER, PARA DEPOIS ATRAVESSAR RUAS, PRUDÊNCIA SEMPRE.A VIDA VALE MUITO E A PRESSA SÓ NOS PREJUDICA.
O MESMO OCORRE COM QUEM ESTÁ DIRIGINDO O CARRO E ESTÁ FALANDO NO CELULAR,O IDEAL É QUE ENCOSTE O VEÍCULO, ATENDA O TELEFONE, APÓS DESLIGAR A LIGAÇÃO, RETORNE A DIRIGIR.

sábado, 2 de julho de 2011

JÁ OUVIU FALAR NA SÍNDROME DA MÃO ALHEIA? É MUITO ESTRANHO E SÉRIO! VEJA.

ESSA REPORTAGEM PASSARÁ NO DOMINGO ESPETACULAR NA RECORD, ASSISTAM!


Imagine sua mão sem controle ? Com vontade própria, que te agride, tira sua roupa, agride outras pessoas, faz o que quiser sem vc poder controlar ?

Essa doença é rara, mas existe mesmo, a história dela consegue dar medo e ser até engraçada em certo ponto.
A Síndrome da mão alheia foi tema de um filme de comédia/terror chamado "A Mão Assassina" (um dos primeiros da atriz Jéssica Alba.
A doença rara é real, e apareceu um caso que saiu nos jornais esses dias, veja a notícia:
Imagine ser atacado por uma de suas próprias mãos, que tenta repetidamente estapear e socar você. Ou então entrar em uma loja e tentar virar à direita e perceber que uma de suas pernas decide que quer ir para a esquerda, fazendo-o andar em círculos.

LUTA DE PODER

O problema de Byrne foi provocado por uma luta por poder dentro de sua cabeça.
Um cérebro normal é formado por dois hemisférios que se comunicam entre si por meio do corpo caloso.
O hemisfério esquerdo, que controla o braço e a perna direitos, tende a ser onde residem as habilidades linguísticas.
O hemisfério direito, que controla o braço e a perna esquerdos, é mais responsável pela localização espacial e pelo reconhecimento de padrões.
Normalmente o hemisfério esquerdo, mais analítico, domina e tem a palavra final nas ações que desempenhamos.
A descoberta do domínio hemisférico tem sua raiz nos anos 1940, quando os cirurgiões decidiram começar a tratar a epilepsia com o corte do corpo caloso.
Isso porque esses pacientes revelariam, com o tempo, algo que parece incrível - que as duas metades do nosso cérebro têm cada um uma espécie de consciência separada. Cada hemisfério é capaz de ter sua própria vontade independente.

O homem que fez muitas das experiências que primeiro provaram essa tese foi o neurobiólogo Roger Sperry.
Em um estudo particularmente notável, que ele filmou, é possível ver um dos pacientes com o cérebro dividido tentando resolver um quebra-cabeças.
O quebra-cabeças exigia o rearranjo de blocos para que eles correspondessem a padrões em uma imagem.
Primeiro o homem tentou resolver o quebra-cabeças com sua mão esquerda (controlada pelo hemisfério direito), com bastante sucesso.
Então Sperry pediu ao paciente que usasse sua mão direita (controlada pelo hemisfério esquerdo). Essa mão claramente não tinha nenhuma ideia de como fazê-lo.
A mão esquerda então tentou ajudar, mas a mão direita parecia não querer ajuda, então elas terminaram brigando como se fossem duas crianças.
Experiências como essa levaram Sperry a concluir que "cada hemisfério é um sistema de consciência isolado, percebendo, pensando, lembrando, raciocinando, querendo e se emocionando".
Em 1981 Sperry recebeu um prêmio Nobel por seu trabalho. Mas em uma ironia cruel do destino, ele então já sofria com uma doença degenerativa do cérebro, chamada kuru, provavelmente contraída em seus primeiros anos de pesquisas com cérebros.




Síndrome da mão alheia
(síndrome da mão estranha, síndrome do Dr. Strangelove) é um efeito colateral à um problema neurológico onde a pessoa não tem domínio sobre uma das mãos. Foi relatada pela primeira vez por conta de acontecimentos posteriores à cirurgia que visava a minimizar os efeitos de ataques epilépticos. Os hemisférios cerebrais atuando separadamente, com as respostas motoras e os inputs também separados.
Este estranho mal faz com que a vítima perca o controle de uma de suas mãos, onde parece que o membro cria vida própria e pode chegar a fazer qualquer coisa, desde gesticular a desabotoar os botões que a outra mão tenta abotoar. Ela também é conhecida como síndrome da mão anárquica, por sua tendência a fazer sempre o contrário o que a outra mão faz, ou também chamada Síndrome do Dr. Strangelove, devido ao personagem de Peter Sellers no filme homônimo. Ali a mão mecânica do protagonista alternava entre tentativas de estrangular-se ao mesmo tempo fazer saudações nazistas.

A mão doida é capaz de ações complexas, como abrir zíperes… Os efeitos da falta de controle sobre a mão podem ser reduzidos dando a ela uma tarefa qualquer, como segurar um objeto.


A história de Karen Byrne, de 55 anos, foi contada no programa da série da BBC "The Brain", que foi ao ar na última quinta-feira. Aos 27 anos, a britânica foi submetida a uma operação que visava controlar a epilepsia de que sofria desde os 10 anos.

A cirurgia em causa implicou a remoção de um pequeno pedaço do cérebro de Karen, no qual se originariam os sinais elétrico anómalos. No seu caso, o cirurgião cortou o corpo caloso, através do qual é feita a transferência de informação entre os dois hemisférios.

Se, por um lado, a cirurgia curou, de facto, a epilepsia de Karen, deixou-a com um novo problema, detetado numa consulta: Enquanto falava com o médico, ia desabotoando a camisa. Interpelada pelo clínico, apressou-se a abotoar a camisa com a mãeo direita, mas, mal terminou, a mão esquerda recomeçou o processo inverso.

A mão esquerda fora do seu controle, na sequência da operação, fez ainda, relatou Karen no programa da BBC, com que perdesse várias coisas: "Ela [a mão esquerda] tirava coisas da minha mala, sem que eu me apercebesse."
Da aparente vontade própria da mão resultaram ainda agressões, que chegaram a deixá-la com o rosto inchado.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

RELÂMPAGO MATA 18 CRIANÇAS NUMA ESCOLA DA ÁFRICA






Relâmpago mata 18 crianças no Uganda e 11 na Nigéria

Kampala - Cerca de trinta pessoas foram mortas por relâmpago em dois países africanos: 18 crianças numa escola primária no Uganda e 11 pessoas na Nigéria, indicaram hoje (quarta-feira) fontes locais.



No Uganda, o relâmpago atingiu terça-feira a escola primária Runyang no distrito de Kiryandongo, cerca de 225 km de Kampala, matando 15 meninas e três rapazes, indicou à AFP a porta-voz da polícia, Judith Nabakooba. Cerca de 80 alunos ficaram feridos.

Os feridos foram levados para um hospital nos arredores, mas 15 deles, os mais afectados, foram transferidos para o hospital Mulago" de Kampala, na capital, acrescentou.



Segundo a imprensa local, 21 outros alunos foram enterrados terça-feira depois de terem sido mortos por um relâmpago numa escola no distrito de Zombo, cerca de 380 km ao norte de Kampala, mas a polícia não confirma essa informação.



A porta-voz da polícia não foi capaz de estabelecer um balanço de mortes por relâmpago nas últimas semanas, mas o jornal ugandês Daily Monitor contabilizou 28 mortos e dezenas de feridos nos últimos sete dias.



O Uganda registou nas últimas semanas fortes chuvas e tempestades, o que é incomum nesta época do ano.



Na África Ocidental, na Nigéria, 11 pessoas também foram mortas terça-feira após serem atingida pelo relâmpago, segundo a Cruz Vermelha e responsáveis locais.



Oito agricultores morreram e 12 ficaram feridos perto da aldeia de Balanga no Estado de Gombe, indicou à AFP um funcionário da Cruz Vermelha, Bala Ahmed.



"Os agricultores estavam a trabalhar quando começou a chuver. Eles buscavam abrigo debaixo de uma árvore que foi atingida por um raio", disse.