leile_pinto@hotmail.com

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PAN-AMERICANO - 2011 QUADRO DE MEDALHAS - RESULTADO...VEJA AQUI.

Quadro de Medalhas dos países dos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011
Resultado final. Atualizado em 30 de outubro de 2011 às 20:30.

C - País - O - P - B - T

1º - Estados Unidos - 92 - 79 - 65 - 236

2º - Cuba - 58 - 35 - 43 - 136

3º - Brasil - 48 - 35 - 58 - 141

4º - México - 42 - 41 - 50 - 133

5º - Canadá - 30 - 40 - 49 - 119

6º - Colômbia - 24 - 25 - 35 - 84

7º - Argentina - 21 - 19 - 35 - 75

8º - Venezuela - 12 - 27 - 33 - 72

9º - República Dominicana - 7 - 9 - 17 - 33

10º - Equador - 7 - 8 - 9 - 24

Legenda:
C - Classificação | P - País | O - Medalhas de Ouro | P - Medalhas de Prata | B - Medalhas de Bronze | T - Total.

Comparando ao último o Pan, realizado em 2007 no Rio de Janeiro, o país manteve o resultado em seis modalidades, melhorou em 11, mas piorou em 18 esportes. As modalidades que mais trouxeram ouro para o país foram o atletismo, a vela, o judô e a natação. O judô conquistou o maior número de medalhas de ouro da história do Pan na categoria masculina.

Outro que ajudou a manter o Brasil entre os três melhores das Américas foi o nadador Thiago Pereira. Ele se torou o esportista mais vitorioso da história do Pan-americano, ultrapassando o saldo do mesatenista Hugo Hoyama. Além disso, Lucélia Ribeiro tornou-se a primeira brasileira tetracampeã no karatê.

A ginástica olímpica foi uma das modalidades que mais sofreu nestes Jogos. A quebra da equipe interferiu no resultado final da delegação. Daniele Hypólito, única ginástica que trouxe medalhas, não quer deixar os atuais técnicos, enquanto Daiane dos Santos, que teve um péssimo desempenho, quer a volta do ucraniano Oleg Ostapenko. O irmão de Daniele e também ginasta, Diego Hypólito, disse que a equipe deve pensar apenas nos treinos. Diego conquistou muitos ouros junto com os companheiros nos Jogos de Guadalajara.

Com show das mulheres, que conquistaram 12 das 23 medalhas do País no atletismo, sendo seis de ouro, quatro de prata e duas de bronze, o Brasil brilhou no esporte e só não foi mais soberano que Cuba, tradicional na modalidade e maior vencedor de condecorações nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara - 33 lugares no pódio.

Representadas em primeiro lugar por sua principal estrela no atletismo, a atual medalhista de ouro olímpica no salto em distância Maurren Maggi, as brasileiras fizeram bonito em solo mexicano. Maurren, por exemplo, pulou 6,94 m e conquistou o tri dos Jogos Pan-Americanos com tranquilidade.

Além dela, vale destaque a brasilera Rosângela Santos, ouro nos 100 m rasos femininos. A velocista levou 11s22 para cruzar a linha de chegada na primeira colocação e registrar a melhor marca de sua carreira. Outra que brilhou foi Ana Claudia Lemos da Silva, que fez 22s76 na final dos 200 m rasos feminino, disputada no Estádio Telmex de Atletismo.

A superação das atletas do Brasil em 2011 continua com Adriana da Silva. A velocista mostrou regularidade na versão feminina da maratona e terminou os 42 km de corrida na primeira colocação, com o tempo de 2h36min37s - novo recorde pan-americano da prova. Lucimara Silvestre também foi ouro no heptatlo feminino e apenas confirmou a hegemonia das mulheres brasileiras.
Para completar, as velocistas Ana Claudia Lemos, Rosângela Santos, Vanda Gomes e Franciela Krasucki conseguiram conquistar o posto mais alto no pódio no revezamento 4x100 m, mesma colocação de Ailson Feitosa, Sandro Viana, Nilson André e Bruno de Barros, que venceram o ouro no 4x100 m masculino.

Os homens do País, por sua vez, ainda foram ouro com Leandro Oliveira, que venceu por apenas 0s01 com o tempo de 3min53s44 na prova dos 1500 m; com Solonei Silva, na maratona masculina de 42 km (2h16min37s); e Marilson Santos, que conquistou a modalidade dos 10000 m, ao completar as 25 voltas do percurso em 29min00s64.

O Brasil ainda levou seis medalhas de prata: com Kleberson Davide, nos 800m; Hudson Souza, nos 3000 m com obstáculos; Fabiana Murer, que decepcionou no salto com varas; Cruz da Silva, nos 10000 m feminino; e com a equipe feminina do revezamento 4x400 m.
Para completar, Bruno de Barros (200 m), Geisa Courinho (400 m), Sabine Heitling (3000 m com obstáculos), Joilson Silva (5000 m), Ronald Julião (lançamento de discos), Jefferson Sabino (salto triplo) e Giovani dos Santos (10000 m) completaram o quadro de medalhas brasileiro no atletismo com mais sete condecorações de bronze.

domingo, 30 de outubro de 2011

VOCÊ CONHECE O ECA? ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O Estatuto da Criança e do Adolescente é conhecido pela sociedade brasileira por ECA (as primeiras letras das palavras Estatuto Criança e Adolescente).

A Lei que deu vida ao ECA é de Nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e esta foi sancionada pelo ex-Presidente do Brasil Fernando Collor de Mello.

O ECA nada mais é do que um instrumento de cidadania. Na verdade o ECA é uma lei, fruto da luta de movimentos sociais, profissionais e de pessoas preocupadas com as condições e os direitos infanto-juvenis no Brasil.

O ECA foi especialmente criado para revelar os direitos e os deveres das crianças e dos adolescentes. Também há neste estatuto os direitos e deveres dos adultos.

O ECA também dispõe sobre a proteção integral das crianças e dos adolescentes. O art. 3° do ECA assegura-lhes a proteção integral que se traduz em todas as oportunidades e facilidades "a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade" .

O ECA garante que todas as crianças e adolescentes, independentemente de cor, etnia ou classe social, sejam tratados como pessoas que precisam de atenção, proteção e cuidados especiais para se desenvolverem e serem adultos saudáveis.

Antes do surgimento do ECA, existia apenas o Código de Menores (uma lei de 1979), uma lei voltada apenas para os menores de 18 anos, pobres, abandonados, carentes ou infratores.

Vale a pena lembrar ainda que o ECA respeita as demais leis internacionais que mencionam os direitos das crianças e dos adolescentes, como: a Declaração dos Direitos da Criança (Resolução 1.386 da ONU - 20 de novembro de 1959); as regras mínimas das Nações Unidas para administração da Justiça da Infância e da Juventude - Regras de Beijing (Resolução 40/33 - ONU - 29 de novembro de 1985); as Diretrizes das Nações Unidas para prevenção da Delinqüência Juvenil - diretrizes de Riad (ONU - 1º de março de 1988 - RIAD) entre outros.


ECA é o número um!

Você sabia que o ECA coloca o Brasil em posição de destaque entre os demais países do mundo por ser considerado uma das leis mais avançadas na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes?Conhecendo e utilizando o ECA...

Como já vimos o ECA nasceu de um movimento de conscientização e respeito pela criança e pelo adolescente. Assim, com o espírito de somar esforços para se chegar a uma sociedade melhor, é preciso conhecer muito bem o nosso ECA para não fazermos um uso inadequado ou um comentário não verdadeiro sobre ele.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ENEM 2011 - COMO RESOLVER ESSA QUESTÃO?

O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG), que representa 3.000 instituições de ensino, vai requerer a anulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Os advogados da entidade estão redigindo o documento que será protocolado no Ministério Público Federal no estado até a próxima terça-feira.

De acordo com o presidente da entidade, Emiro Barbini, o vazamento das questões do exame nacional, reconhecido nesta quarta-feira pelo Ministério da Educação (MEC), motiva o pedido de cancelamento de todo o Enem. "Não é a primeira vez que falhas acontecem no Enem. Não há mais confiança no exame, os alunos e as famílias não acreditam mais nos resultados", diz.

Segundo Barbini, o cancelamento do exame é uma orientação dada pelo próprio MEC a instituições de ensino privadas em situações semelhantes. "Temos vários casos de faculdades que tiveram questões divulgadas antes do vestibular e que tiveram que cancelar o teste a pedido do MEC", diz.

O representante das escolas privadas mineiras argumenta ainda que não há garantias de que as questões do Enem divulgadas previamente foram conhecidas apenas pelos alunos do Colégio Christus, de Fortaleza. "Com a internet, é muito simples um aluno do Norte mandar testes e questões para amigos no Sul do país, por exemplo", conta.

Já é o segundo pedido de cancelamento do exame federal. Nessa quinta-feira, Ministério Público Federam ajuizou ação em que pede a anulação das 14 questões do exame que vazaram. Caso o pedido não seja aceito pela Justiça, o MPF quer o cancelamento de todo o Enem 2011.

O Sinep-MG vai solicitar também a suspensão da divulgação dos resultados e do início da correção das provas até que as investigações policiais sobre o vazamento se encerrem e que a Justiça se pronuncie sobre os pedidos de suspensão do Enem. Para Barbini, as dimensões do Enem (são 5,4 milhões de inscritos) prejudica o processo de elaboração e aplicação do exame. "Queremos enviar uma sugestão oficial ao MEC para que passe a ser considerada a aplicação descentralizada do Enem", diz. Ele sugere que cada universidade federal que aderir ao Enem seja responsável pela aplicação do exame em seu estado.

MPF pede à Justiça anulação de questões - ou de todo o Enem
MEC admite que 14 questões do Enem estavam na apostila do Colégio Christus
Cancelar provas de alunos de Fortaleza no Enem é inconstitucional, diz OAB
Escola vai recorrer da decisão do MEC de cancelar provas de seus alunos
Insatisfeito com o MEC, procurador da República pedirá anulação do Enem 2011
Alunos do Colégio Christus terão de refazer o Enem 2011.


Nesta quinta-feira (27), o Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) decidiu entrar com uma ação civil pública para pedir a anulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo território brasileiro ou ainda que as 14 questões que foram vazadas pelo Colégio Christus, de Fortaleza, sejam anuladas.

A ação, que foi encaminha pelo procurado federal do Ceará, Oscar Costa Filho, ainda consta o pedido que o Ministério da Educação (MEC) suspenda a medida que determina que os 639 candidatos do colégio Christus tenham que refazer a prova. O pedido foi protocolado na Justiça Federal do Ceará. “Esses 639 competem igualmente com candidatos de todo o país, independente da base territorial. Essas seriam as formas de manter a isonomia entre todos os alunos do Brasil”, comentou o Costa Filho.

Nesta segunda-feira (24), o Inep afirmou que foi aberta uma investigação para apontar possíveis erros que permitiram o vazamento do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2011. Possíveis erros permitiram que o repórter do jornal O Globo fraudasse o Exame. O jornalista Lauro Neto divulgou o tema na internet, às 13h59 de domingo.

O jornalista realizou a prova e divulgou no site do jornal. “Bateu vontade de ir ao banheiro. Como não havia nenhum fiscal por perto, decidi testar a segurança da prova e mandei um SMS para a equipe de reportagem do GLOBO com o tema da redação: ‘Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado’. (…) Deu tempo até de mandar outro torpedo com os títulos e autores dos textos da coletânea”.

Lauro Neto também testou a fiscalização do Exame de outras formas. Além de usar o celular, ele também compareceu ao local de prova com boné, óculos escuros, caneta não transparente, lápis e borracha. Todos os itens são proibidos e desclassificatórios.

A assessoria de comunicação do Inep informou que os coordenadores da prova foram chamados para avaliar o que teria acontecido. Segundo o Instituto, não houve vazamento algum ou prejuízo aos demais candidatos. Isso porque a prova teria permanecido em sigilo total até seu início, às 13h de domingo.
Fiscal que trabalhou na Faculdade Cantareira durante o Exame nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 detalhou falta de organização e descaso com os deficientes físicos
Maria Lúcia Zanutto

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011, realizado no último final de semana para 5,3 milhões de estudantes inscritos, não teria ocorrido de forma totalmente regular. Deficientes físicos teriam sofrido com o descaso dos coordenadores, segundo relato de um fiscal do exame ao Universia Brasil.

Paulo*, 24 anos, aluno de Administração da Faculdade Cantareira no campus Belém, São Paulo, relatou que não houve preocupação com os deficientes físicos durante a aplicação do Enem. Segundo ele, a faculdade (que é emprestada ao MEC) não estava adaptada para receber o número de pessoas portadoras de deficiência que receberam. “As cadeiras não entravam nos elevadores. Algumas eram muitas pesadas. O transporte até a sala de aula foi feito de forma separada: primeiro a cadeira, depois o candidato carregado por alguém”, contou.

Além disso, um dos quatro coordenadores responsáveis pela Faculdade Cantareira no Enem (Marcos, Sérgio, Kelly e Sonia) teria xingado um cadeirante que não quis esperar até o final da prova. No Enem, os três últimos presentes na sala só podem ser liberados juntos. “A coordenação teve um desacordo com um cadeirante. Uma das coordenadoras chamou o candidato de ‘deficiente doido’ na frente de todos os presentes”, contou.

“Um deficiente físico tem o direito a uma hora a mais para fazer o Enem. Nós fiscais ficamos até as 19h30 e não ganhamos hora extra por isso. Esse Enem é uma bagunça. Desorganização total”, completou.

www.noticiasbr.com.br/enem

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ELEIÇÃO PARA DIRETOR E VICE-DIRETOR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

É COM ENORME PRAZER QUE COMPARTILHO COM VOCÊS, A MINHA VITÓRIA NESSA ELEIÇÃO. LEILE ELLIAN E ELIETE, MINHA VICE. A NOSSA PROMESSA É DEDICAÇÃO TOTAL NA ESCOLA NO ANO DE 2012.



O calendário eleitoral para a escolha de diretores e vice-diretores das unidades de ensino da rede municipal de maceió para o quadriênio 2012/2016 está aberto e o prazo para a inscrição das chapas junto à Comissão Eleitoral Central (CEC) começa no final deste mês. No pleito que ocorre em 25 de outubro, participarão 120 das 132 escolas da rede municipal de ensino.

A CEC é composta por 12 representantes, divididos em quatro segmentos: Secretaria Municipal de Educação (Semed); Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Alagoas (Sinteal); União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (Uesa); e pais e alunos das escolas públicas. A representação da Semed na comissão é formada por Harry Clark, do Departamento de Gestão Democrática, Álvaro Brandão, do Departamento de Normas e Legislação, e Antônio de Barros, da Procuradoria Setorial da secretaria, que ocupa o cargo de presidente.

Segundo Paula Alessandra, técnica do Departamento de Gestão Democrática, após um ano de sua criação, a escola está apta a realizar eleições, desde que tenha profissionais que atendam aos critérios definidos por lei. O regulamento do processo eleitoral estabelece critérios para participar da eleição: os candidatos precisam ser integrantes do magistério superior em efetivo exercício; não estar em estágio probatório; ter, no mínimo, um ano de exercício na escola à qual concorre; apresentar um plano de gestão para a escola e as certidões negativas emitidas pelos órgãos municipais competentes.

As escolas aptas devem formar suas Comissões Eleitorais Escolares (CEE) para, entre outras atribuições, analisar os documentos do processo eleitoral e supervisionar os trabalhos no dia da eleição. A CEE deverá ser composta por quatro membros do Conselho Escolar, escolhidos em reunião ordinária, sendo um representante de cada segmento (professores, pessoal administrativo, pais e alunos), licenciando-se os conselheiros candidatos a partir da data de inscrição, e a relação dos mesmos deverá ser entregue com a ata à Comissão Eleitoral Central até 24 de agosto.

As inscrições de candidatos e o recebimento do Projeto de Gestão pela Comissão Eleitoral Central serão no período de 29 de agosto a 9 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h. A eleição será no dia 25 de outubro, das 8h às 18h, nas escolas em que funcionam os dois turnos diurnos e das 8h às 21h, nas escolas que também tem ensino noturno.

Conforme o regulamento das eleições, entre as atribuições da CCE estão a análise dos documentos que legitimam o processo eleitoral (Lei, Decreto, Regulamento e Edital); o cadastramento dos eleitores e seu posterior encaminhamento à CEC; e a supervisão de todo o processo eleitoral na escola. Ainda de acordo com o documento, o voto é facultativo, direto e secreto. Haverá paridade com proporcionalidade entre os quatro segmentos da escola. O quórum mínimo é de um terço do total de integrantes da comunidade escolar.

A apuração dos votos ocorrerá nas escolas e os técnicos do Departamento de Gestão Democrática estão trabalhando na construção do processo eleitoral, oferecendo todo o suporte necessário às CEEs e a toda a comunidade escolar.

Desde 1993, a gestão democrática é uma prática de administração das escolas públicas no município de Maceió, consolidando a política de descentralização e a fiscalização dos recursos públicos. A gestão democrática é um princípio constitucional e nas escolas públicas encontra respaldo na Lei nº. 9.394/96 (LDBEN), na Lei Orgânica de Maceió; na Lei nº. 4.167/93 (do Estatuto do Magistério) e nas leis 5.313/07 e 4.167/93, que tratam das eleições de diretores e vice-diretores das escolas da rede.

PARALISAÇÃO NACIONAL DA EDUCAÇÃO - ACONTECEU ONTEM, VEJA.

Comunicamos aos (as) Trabalhadores (as) em Educação que estaremos abrindo inscrição no dia 30/09 para o preenchimento das vagas dos (as) sócias (as) que desejam participar da 5ª Marcha Nacional que acontecerá no dia 26/10 em Brasília.

Vagas limitadas aos (as) 18 primeiros (as) inscritos (as).

Inscrições exclusivamente pelo fone: 3482.1744

dia 26 é a paralisação nacional que defende 10% do PIB na educação.

No dia 26 de outubro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e suas 43 entidades filiadas em todo o Brasil irão fazer uma mobilização que promete reunir cerca de dez mil pessoas no Planalto Central. É a 5ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que nesta edição pede 10 mil pelos 10% do PIB para a Educação. O Brasil investe, hoje, cerca de 5% do PIB no setor.
Para a CNTE, não há dúvidas de que o direito à educação depende de mais recursos financeiros e de sua melhor aplicação. A meta de investimento de 10% do PIB visa tirar o atraso no qual a educação pública brasileira se encontra. Atualmente, é notório o quanto os educadores estão desestimulados devido à baixa remuneração e à estrutura precária das escolas.

Pesquisas denunciam que a juventude não se sente atraída pela carreira de educador. O número de formandos nos cursos preparatórios de docentes para os primeiros anos da educação básica – como Pedagogia e Normal Superior – foi reduzido pela metade em quatro anos, segundo os últimos dados do Censo do Ensino Superior, realizado anualmente pelo MEC. De 2005 a 2009, o número de graduados caiu de 103 mil para 52 mil, comprovando o desinteresse dos jovens pela carreira.

Motivos para parar não faltam.


As muitas paralisações organizadas revelam a dificuldade de interlocução com os governantes para o atendimento das atuais demandas da educação. Somente na rede pública estadual, a CNTE contabiliza doze greves em 2011. Atualmente, a rede estadual do Pará está paralisada.
A longa duração dessas greves chama a atenção. Os professores cearenses voltaram às salas de aula somente após 63 dias e com o compromisso do governo do estado de pagar o piso vinculado à carreira. Em Minas Gerais, os professores permaneceram em greve por 112 dias até conseguirem dar início a um processo de negociação com o governo estadual.

O motivo principal das greves de 2011 é o descumprimento da Lei 11.738/08, que trata do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Sancionada há 3 anos pelo presidente Lula, a lei ainda não é cumprida integralmente em nenhum estado e município. “Na maioria dos estados e municípios que dizem cumprir o piso, a norma não é seguida como deveria, pois não estruturaram uma carreira para os profissionais”, afirma o presidente da CNTE, Roberto Leão.

Equívoco sobre o valor do piso
A Lei do Piso estabeleceu o valor de R$950,00 para ser pago como vencimento inicial de carreira do professor com formação de nível médio, a partir de 2008. Este valor sofreria reajustes anuais utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno do Fundeb, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano. Por isso, a CNTE calcula que os professores de nível médio deveriam receber em 2011 um salário inicial de R$1.597,87. O Ministério da Educação, porém, estabeleceu a quantia de R$1.187,97.


A Marcha Nacional no dia 26 de outubro visa sensibilizar a sociedade e dar visibilidade para questões que comprometem a qualidade da educação. Neste dia, os participantes se concentrarão às 9 horas em frente ao estádio Mané Garrincha (em reforma para a Copa de 2014) e marcharão a partir das 10 horas até o Congresso Nacional, onde será feito um ato pela defesa de 10% do PIB e não apenas 7% como consta no Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso.
A CNTE pretende entregar ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e ao relator do PNE, Deputado Ângelo Vanhoni, cem mil assinaturas de apoio à destinação de 10% do PIB para a educação pública brasileira.

Também estarão expostos em frente ao Congresso, os trabalhos da mostra cultural promovida pela Confederação. Nesta mostra, lançada no dia 16 de setembro, alunos de escolas públicas inscreveram desenhos, poemas, cordéis, qualquer manifestação artística sobre o tema “Por que 10% do PIB para a Educação Pública?”.

A CNTE convida todos a participar do movimento por mais financiamento para o setor. A educação tem papel importante na formação dos trabalhadores, na distribuição da renda e no desenvolvimento sustentável a longo prazo. “10% do PIB não é muito e todos sabem disso, principalmente em se tratando de educação, que é essencial para a construção de um país justo e preparado para o futuro” afirma Leão.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VIOLÊNCIA, A TRISTE REALIDADE DAS ESCOLAS!

O QUE É PRECISO FAZER,PARA MINIMIZAR ESSE PROBLEMA QUE VEM CRESCENDO ASSUSTADORAMENTE?



Nesta semana o JORNAL DA BAND(19h25) começa uma nova série especial: ESCOLA AMEAÇADA. As reportagens vão detalhar os vários ângulos de uma história triste que pode ser mudada.

Nesta semana, de segunda(24) a sábado( 29) o Jornal da Band vai tratar da insegurança nas escolas brasileiras, dentro e fora das salas de aula. As reportagens mostram alunos agredindo professores, meninas e meninos que combinam brigas pela internet e gravando os confrontos com câmera de celular para colocar no “Youtube”. Estudantes que carregam armas nas mochilas e gangues que invadem escolas para fazer acertos de conta. E a dura rotina dos profissionais do ensino, ameaçados em pleno local de trabalho sem ter como se defender. E ainda a violência no entorno dos ambientes escolares.

Mas existe o outro lado. A série traz o exemplo de escolas que conseguiram melhorar a situação com medidas simples e eficazes, que podem servir de inspiração para professores, pais e governantes interessados em mudar essa história.

A nova série, ESCOLA AMEAÇADA, vai ar de segunda(24) a sábado(29) no JORNAL DA BAND, as 19h20, na BAND.

domingo, 23 de outubro de 2011

V BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO - LANÇAMENTO DO LIVRO DE POESIAS DA ESCRITORA HILDA LACERDA

COM GRANDE PRAZER FUI CONVIDADA PELA AMIGA HILDA LACERDA A PREFACIAR O LIVRO DELA. OBRIGADA AMIGA! QUE HONRA!


Até às 22h, a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas vai oferecer uma rica programação com palestras, oficinas, mesas-redondas, bate-papos com autores e lançamentos de livros. Confira a programação:


EXCELENTE PROGRAMAÇÃO, APAREÇA VENHA CONFERIR OS TRABALHOS MARAVILHOSOS! VAMOS PRESTIGIAR OS TALENTOS DA TERRA.

Crianças se divertem na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Livros, personagens e peças atraem a atenção da criançada.

A V Bienal Internacional do Livro de Alagoas começou na última sexta-feira (21) e atrai um grande número de pessoas. As crianças são o público alvo de várias editoras que participam do evento. Muitos pais levaram até mesmo os filhos que mal aprenderam a falar para começar a desenvolver seu gosto pela leitura e auxiliar o desenvolvimento dos pequenos.
Neste domingo (23) as crianças puderam curtir o espetáculo “Patinho Feio”, apresentado pelo Grupo Ata, no auditório Gustavo Leite. Outra opção para os pequenos, no decorrer de toda a Bienal, é a Mostrinha Gogó da Ema de Contadores de Histórias, que acontece no Palco Aberto, próximo ao Túnel do Livro, das 10 às 11 horas; das 14 às 15 horas e das 15h30 às 16h30.

A Bienal do Livro, organizada pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), movimenta Maceió entre os dias 21 a 30 deste mês.


Com 147 estandes e mais de 22 mil títulos à disposição, começa nessa sexta-feira (21) a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento, que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso até o dia 30 deste mês, ainda deve contar com 102 palestras e 57 oficinas, 315 lançamentos, quatro seminários, um simpósio, 22 mesas-redondas e um fórum.

Essa quinta edição do evento já tem confirmada a participação de países como Itália, México, Peru, Portugal, França e Colômbia. Mais de 500 editoras universitárias estarão reunidas em um só espaço, que também promoverá espetáculos, contação de histórias, e uma série de performances durante os nove dias de realização.

Neste ano, a Bienal terá várias novidades. “Teremos a Bienal da Criança, com monitores fantasiados contando histórias, oficinas de escritores, o Palco Livro Aberto, exposição do SESC Compartilhando Palavras e, a partir do dia 25, teremos um túnel que é um intestino gigante promovido pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Intestino”, citou a organizadora do evento, Sheila Maluf.

Centenas de artistas e autores consagrados como Jessier Quirino, André Trigueiro, além dos alagoanos Lêdo Ivo e José Marques de Melo também estarão marcando a presença no evento. Este ano, o país homenageado é a Italia, de modo que a abertura já contará com a participação do cônsul do país. Quatro autores italianos estarão participando da Bienal, além de outros dois autores franceses.

A quinta edição da Bienal do Livro também traz em sua programação um espaço valorizado de incentivo à leitura. Dentro do programa Leitura para Todos, a V Bienal terá 14 oficinas de literatura inclusiva nas modalidades de Braille, libras e oficinas voltadas para portadores de deficiências intelectuais e múltiplas.

sábado, 22 de outubro de 2011

2º prêmio alagoano de blogs

AGUARDE O PRÓXIMO ANO, ENTRE NESSA VOCÊ TAMBÉM!








Obs: Após a entrega do prêmio os convidados poderão continuar na casa gratuitamente para se confraternizarem na festa “Quinta Nervosa”, que terá a animação das bandas Cannibal, Affarra e Mô Fio.

O II Prêmio Alagoano pretende incentivar a inserção de indivíduos, através de seus blogs, na Blogosfera Alagoana, reconhecendo e premiando os blogs que se sobressaírem mediante votação popular e técnica, de acordo com os seguintes critérios:

1. Requisitos do Blogueiro
1.1. O responsável pelo blog deve ter mais de 18 anos e se responsabilizar por todo o conteúdo publicado em seu blog. Em caso de posts copiados de outra fonte, sem a devida citação ou referencia ao texto original, haverá eliminação imediata. Os organizadores são responsáveis por este controle.
1.2 Ser naturalizado alagoano ou residir no Estado de Alagoas, podendo ou não ser naturalizado alagoano.
1.3 Possuir um blog (página virtual) há pelo menos três meses.

2. Requisitos do Blog
2.1 Para participar do II Prêmio Alagoano de Blogs o blogueiro deve possuir um blog em idioma Português há no mínimo 3 meses antes da data de inicio das inscrições. A participação é voluntária e gratuita.
2.2 Não poderão participar do concurso os blogs dos organizadores, júri e patrocinadores do concurso;
2.3 Não possuir conteúdo ou links que estimulem atividades ilícitas, pornografia, pedofilia e/ou estímulo à violência. Isso resultará na eliminação do Blog do II Prêmio Alagoano de Blogs.

3. Inscrições
3.1 As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do portal
www.premioalagoanodeblogs.com.br no período de 21 de julho a 30 de agosto de 2011 de acordo com as instruções deste regulamento.
3.2 No momento da inscrição o blogueiro deve preencher um formulário e definir apenas uma categoria na qual seu blog se enquadra para concorrer ao 2º Prêmio Alagoano de Blogs.
3.3 A escolha indevida da categoria ao perfil do blog poderá implicar em eliminação. Antes da eliminação, a comissão organizadora entrará em contato para fazer o ajuste a categoria devida.
3.4 O blogueiro pode inscrever mais de um blog no concurso em diferentes categorias. Não será permitido que um único blog se inscreva em várias categorias.
3.5 No ato da inscrição o participante fica ciente que seu blog e sua imagem poderão ser citado(s), sugerido(s) e associado(s) ao Prêmio nas diversas mídias pelos organizadores, patrocinadores ou parceiros do evento, sem qualquer ônus para seus organizadores, inclusive não cabendo aos mesmos responder por qualquer tipo de violação ou processo por direitos de imagem.
3.6 O responsável pela inscrição se declara detentor do conteúdo do blog inscrito.
3.5 O responsável pela inscrição se declara ciente e de total entendimento deste regulamento.

4. Categoria
4.1 Todos os blogs participantes do concurso deverão se enquadrar em uma das
categorias descritas abaixo, no ato da inscrição.
4.2 As categorias são definidas pelo conteúdo de predominância do blog.

4.3 As categorias são:

1. Melhor blog – escolhido como o mais votado pelo júri popular.
2. Política – blogs de caráter político, com discussões sobre a política alagoana, brasileira ou internacional.
3. Moda – blogs cuja temática seja o universo da moda.
4.Opinião – blogs cujo conteúdo faz juízo ou crítica a determinado tema. Conteúdo reflexivo, com defesa de idéias próprias.
5. Arte e Música – blogs que falam sobre cinema, teatro, dança, fotografia e
tudo que se relacione à cultura geral e de Alagoas.
6.Literatura – blogs que falam sobre poesias, contos, crônicas e narrativas em geral.
7.Cidades – blogs com o propósito de informar aos leitores sobre noticias,
acontecimentos ,pontos turísticos da cidade e/ou viagens.
8.Corporativo – blogs de empresas, organizações, instituições e corporações. Ligados a Indústria, comércio e negocios.
9. Profissional – blogs que tratam de temas ligados ao universo ou mercado de trabalho de sua profissão.(Por exemplo: Design Gráfico, Médico, Advogado, Arquiteto, Dentista,etc)
10.Variedades – blogs que não se dedicam a um tema específico, ligados a entretenimento, cotidiano e sem pornografia.
11.Educação – discussão em torno da educação no Estado de Alagoas. Blogs acadêmicos, que discutem disciplinas, teorias, métodos.
12. Religião – com assuntos e temas religiosos, videos e fotos relacionados.
13.Meio ambiente e Sustentabilidade – com notícias de preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável do planeta e eventos relacionados ao tema.
14. Gastronomia – blogs que envolvem orientações, demonstrações, sugestões e dicas de
como fazer pratos, bebidas, materiais utilizados nas respectivas preparações.
15.Esportes – blogs que envolvem discussões, dicas, orientações sobre todas as
modalidades de esporte.
16. Games – blogs com notícias e opiniões sobre games e jogos, dicas, novidades e
campeonatos relacionados ao tema.
17. Tecnologia – blog com informação sobre tecnologia, dicas e serviços, desde que de pessoas físicas.
18. Comunicaçao – jornalistas, comunicadores em geral.

4.4 As categorias listadas no item 4.3 ficam condicionadas ao número de no mínimo 5 blogs inscritos. Caso não preencha este número mínimo, haverá remanejamento da categoria respectiva para outra afim.

5. Votação
5.1 O período de votação ocorrerá entre o dia 31 de Agosto de 2011 e terminará no dia 10 de outubro de 2011.
5.2. Para votar é necessário fazer um cadastro no site do evento e aguardar uma mensagem de confirmação, que chegará em seu e-mail.
5.3 O cadastro permite votar em um blog por categoria a cada 24 horas.
5.4 Haverá sorteio de brindes para o público votante. Os internautas que votarem em todas as categorias estão automaticamente concorrendo aos brindes.
5.5 Para cada blog participante será disponibilizado um selo eletrônico de votação, para ser aplicado no blog participante do premio.
5.6 Para não influenciar na votação Popular e Avaliação do Júri Acadêmico não será divulgado publicamente em momento algum o número de votos dos participantes.
5.7 Os cinco blogs mais votados de cada categoria pelo juri popular serão votados pelo juri técnico.

6. Resultado
6.1 Será realizada uma avaliação dos blogs no período de 31 de Agosto a 10 de outubro de 2011, onde o público poderá votar nos seus blogs preferidos através do portal www.premioalagoanodeblogs.com.br
6.2 Os cinco finalistas serão divulgados no dia 11 de outubro, e deverão confirmar a presença ou a de um representante, podendo ser desclassificado por não comparecer a entrega do prêmio.
Os finalistas serão comunicados através do portal e por email.
6.3 O júri será composto por oito integrantes de área diversas, competentes e gabaritados para avaliar os blogs conforme os critérios pré-estabelecidos.
6.4 Os critérios de avaliação feita pelo júri são: layout (aparência), conteúdo, coerência e criatividade.
6.5 A atualização, a interatividade e a divulgação do blog através das redes sociais, vale nota e é definida pela comissão organizadora de forma quantitativa.
6.6 Os primeiros colocados serão contemplados com certificados, troféus, selo e prêmio, a serem entregues na festa de premiação.
6.7 Em caso de empate vence o blog melhor avaliado pelo juri técnico.
6.8 O não comparecimento do vencedor ou de seu representante, no evento da premiação, o desclassificará automaticamente. Neste caso prêmio será destinado ao segundo colocado, e assim sucessivamente.
6.6 Haverá sorteio de brindes para o público votante durante o periodo de votação, atraves do twitter @blogsalagoas e/ou durante o EBA que acontecerá neste período de votação.

7. Informações

7.1 Toda e qualquer informação referente ao II Prêmio Alagoano de Blogs será informado no site da competição, sendo de responsabilidade dos organizadores a veracidade das informações divulgadas no portal e demais mídias.
7.2 O blog participante poderá utilizar em seu blog, um selo informando a participação no II Prêmio Alagoano de Blogs. Este mesmo selo servirá como link para votação durante o período das votações. Apenas quando as mesmas estiverem em aberto.
7.3 Será eliminado do concurso o participante que tentar fraudar ou incentivar a fraude durante a competição; assim como tentar comprar ou induzir o júri para obter qualquer privilégio ou beneficio para favorecimento ou preferência na escolha dos vencedores. Será eliminado, ainda, do concurso o participante que incentivar os seus leitores a fraudar a votação popular.
7.5 Qualquer dúvida ou esclarecimento relacionado ao concurso deverá ser tratado diretamente
com seus organizadores através do email contato@premioalagoanodeblogs.com.br
7.6. As decisões tomadas pelos jurados e diretoria do Prêmio são soberanas, não cabendo qualquer tipo de recurso ou manifestação contrária, aceitando, todos os inscritos, tacitamente e de pleno acordo.

8. Maiores informações:
http://www.premioalagoanodeblogs.com.br

9. Datas:
Início das inscrições as 20h do dia 21/07/2011 e encerramento as 23:59h do dia 30/08/2011.
Início das votações dia 31/08/2011, por volta das 18h, durante o EBA (Encontro de Blogueiros de Alagoas) e encerramento as 23:59h do dia 10/10/2011.
Data da Festa da Premiação: 20/10/2011, no Maikai Show Bar, festa exclusiva para blogueiros e convidados.
Realização de um EBA, no dia 31/08, dia internacional do blogueiro. Para incentivar as votações e mobilizar a blogosfera alagoana através de discussões e troca de informações.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CARRO ESTACIONADO EM CIMA DE CALÇADA...CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO, POR FAVOR!

É ABSURDO DEMAIS! SEM NOÇÃO O MOTORISTA QUE ESTACIONA EM CIMA DA CALÇADA. QUANTA GENTE MAL EDUCADA! PRECISAMOS TER MAIS CONSCIÊNCIA DOS NOSSOS ATOS IMPRUDENTES E DOS TRANSTORNOS QUE CAUSAMOS AOS PEDESTRES.


RIO - Alvo de reclamação frequente dos internautas, carros estacionados em cima de calçadas da cidade do Rio foram flagrados mais uma vez por leitores do GLOBO, que enviaram fotos e relatos para o Eu-Repórter, a seção de jornalismo participativo do jornal. Em comum, a indignação com a falta de respeito de motoristas, que parecem não se importar com a dificuldade de passagem imposta aos pedestres.

Caminhando pela movimentadíssima Avenida Washington Luiz, tive que passar pela pista, onde os carros transitavam em alta velocidade, pois na calçada, onde eu deveria estar andando, estavam estacionados dois automóveis de uma agência de carros. É muito comum essa agência estacionar seus veículos à venda lá ou permitir que clientes estacionem na calçada. Não é possível que a gente se depare com tamanha irresponsabilidade.


"Motoristas ignoram as leis de trânsito em Jacarepaguá. O carro em cima da calçada impede o acesso de pedestres. Segundo informações de comerciantes próximos, essa infração é comum e o guarda municipal nada faz, sempre. Ele deveria punir os infratores, que impedem a população de ter acesso livre às calçadas", escreveu Manoel.

Bom, andei lendo na internet pessoas que estacionam em calçadas, são autuadas e ainda têm dúvida se é infração. Puxa, será que não percebem, logicamente, que a calçada é a via para os pedestres, que são o elemento mais vulnerável do sistema de trânsito?! Tem pessoas que dizem "mas a calçada é minha", bom, a calçada pode até ser sua, só que você é o responsável pela manutenção deste passeio para o trânsito de pedestres. O Código de Trânsito Brasileiro é bem claro com relação a esta infração, e estacionar na calçada pode ser configurado apenas um pneu sobre a mesma...

Semana passada eu estava voltando para casa aqui em São Paulo (de bike), quando vejo na R. Borges Lagoa, entre a Av. Ibirapuera e a Ascendino Reis, um carro atravessado na calçada, cobrindo-a totalmente. O pior é que naquela região há vários hospitais, incluindo um da AACD, ou seja: muitos pedestres com deficiência de mobilidade. Absurdo. Sem noção total.

Um pouco adiante, sobre a ponte que fica entre as duas pistas da Ascendino Reis (sobre a Rubem Berta), havia um caminhão da CET, desses que rebocam quem estaciona em local proibido.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/participe/mat/2011/02/06/carros-estacionam-sobre-calcadas-dificultam-passagem-de-pedestres-no-rio-923743159.asp#ixzz1bHHjBP2C
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

LEI SECA...VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA?

NÃO SEJA IRRESPONSÁVEL, TENHA CONSCIÊNCIA, SUA VIDA E A DOS OUTROS DEPENDE DE VOCÊ NO VOLANTE. BEBER E DIRIGIR NÃO DÁ CERTO, PORTANTO EXISTE UMA LEI QUE SERVE PARA EDUCAR E CONSCIENTIZAR AS PESSOAS E CONSEQUENTEMENTE EVITAR TRAGÉDIAS E SOFRIMENTOS PARA AS FAMÍLIAS.










Em parceria com o Ministério da Justiça e com apoio do Ministério da Saúde, a Polícia Rodoviária Federal lançou em maio de 2009 campanha para reforçar o conceito da Lei Seca ao volante em seu primeiro de ano de existência.

Com o conceito "Dirigir alcoolizado é crime e pode dar cadeia', a campanha tem envergadura nacional, e inclui ações promocionais em quatro capitais - São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Florianópolis - escolhidas em função da alta incidência de acidentes em rodovias federais.

A Lei 11705 alterou, basicamente, os artigos 165, 276 e 277 do Código de Trânsito Brasileiro, que passaram a ficar com a seguinte redação:

Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa (cinco vezes) (R$957,70) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses;

Medida Administrativa - retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação.

Parágrafo único. A embriaguez também poderá ser apurada na forma do art. 277.

“Art. 276. Qualquer concentração de álcool por litro de sangue sujeita o condutor às penalidades previstas no art. 165 deste Código.

Parágrafo único. Órgão do Poder Executivo federal disciplinará as margens de tolerância para casos específicos.”

Art. 277. Todo condutor de veículo automotor, envolvido em acidente de trânsito ou que for alvo de fiscalização de trânsito, sob suspeita de dirigir sob a influência de álcool será submetido a testes de alcoolemia, exames clínicos, perícia ou outro exame que, por meios técnicos ou científicos, em aparelhos homologados pelo CONTRAN, permitam certificar seu estado. (Redação dada pela Lei nº 11.275, de 2006)

§ 1o Medida correspondente aplica-se no caso de suspeita de uso de substância entorpecente, tóxica ou de efeitos análogos.(Renumerado do parágrafo único pela Lei nº 11.275, de 2006)

§ 2o A infração prevista no art. 165 deste Código poderá ser caracterizada pelo agente de trânsito mediante a obtenção de outras provas em direito admitidas, acerca dos notórios sinais de embriaguez, excitação ou torpor apresentados pelo condutor. (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)

§ 3o Serão aplicadas as penalidades e medidas administrativas estabelecidas no art. 165 deste Código ao condutor que se recusar a se submeter a qualquer dos procedimentos previstos no caput deste artigo. (Incluído pela Lei nº 11.705, de 2008)

De acordo com o Decreto 6.488, publicado em 20/06/2008:

Art. 1o Qualquer concentração de álcool por litro de sangue sujeita o condutor às penalidades administrativas do art. 165 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro, por dirigir sob a influência de álcool.

§ 1o As margens de tolerância de álcool no sangue para casos específicos serão definidas em resolução do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, nos termos de proposta formulada pelo Ministro de Estado da Saúde.

§ 2o Enquanto não editado o ato de que trata o § 1o, a margem de tolerância será de duas decigramas por litro de sangue para todos os casos.

§ 3o Na hipótese do § 2o, caso a aferição da quantidade de álcool no sangue seja feito por meio de teste em aparelho de ar alveolar pulmonar (etilômetro), a margem de tolerância será de um décimo de miligrama por litro de ar expelido dos pulmões.

Art. 2o Para os fins criminais de que trata o art. 306 da Lei no 9.503, de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro, a equivalência entre os distintos testes de alcoolemia é a seguinte:

I - exame de sangue: concentração igual ou superior a seis decigramas de álcool por litro de sangue; ou

II - teste em aparelho de ar alveolar pulmonar (etilômetro): concentração de álcool igual ou superior a três décimos de miligrama por litro de ar expelido dos pulmões.

A Lei 11705 também alterou o artigo 306 do CTB, que trata dos crimes de trânsito, dando a ele a seguinte redação:

Art. 306. Conduzir veículo automotor, na via pública, estando com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:

Penas - detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Parágrafo único. O Poder Executivo federal estipulará a equivalência entre distintos testes de alcoolemia, para efeito de caracterização do crime tipificado neste artigo.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CONFIRA O QUADRO DE MEDALHAS DO PAN-AMERICANO 2011 EM GUADALAJARA





















País Ouro Prata Bronze Total




1 [USA] Estados Unidos 12 - 9 - 11 - 32
2 [BRA] Brasil 6 - 5 - 3 - 14
3 [MEX] México 4 - 3 - 5 - 12
4 [COL] Colômbia 3 - 2 - 2 - 7
5 [ARG] Argentina 3 - 2 - 1 - 6
6 [DOM] Rep. Dominicana 3 - 0 - 0 - 3
7 [CAN] Canadá 2 - 4 - 8 - 14
8 [CUB] Cuba 1 - 3 - 4 - 8
9 [VEN] Venezuela 0 - 2 - 4 - 6
10 [ESA] El Salvador 0 - 1 - 0 - 1
11 [GUA] Guatemala 0 - 1 - 0 - 1
12 [PER] Peru 0 - 1 - 0 - 1
13 [TRI] Trin.e Tobago 0 - 1 - 0 - 1
14 [CHI] Chile 0 - 0 - 5 - 5
15 [GUY] Guiana 0 - 0 - 1 - 1
16 [CAY] Ilhas Cayman 0 - 0 - 1 - 1
17 [PAR] Paraguai 0 - 0 - 1 - 1
18 [AHO] Ant.Holandesas 0 - 0 - 0 - 0
19 [ANT] Ant.e Barbuda 0 - 0 - 0 - 0
20 [ARU] Aruba 0 0 0 0
21 [BAH] Bahamas 0 0 0 0
22 [BAR] Barbados 0 0 0 0
23 [BIZ] Belize 0 0 0 0
24 [BER] Bermudas 0 0 0 0
25 [BOL] Bolívia 0 0 0 0
26 [CRC] Costa Rica 0 0 0 0
27 [DMA] Dominica 0 0 0 0
28 [ECU] Equador 0 0 0 0
29 [GRN] Granada 0 0 0 0
30 [HAI] Haiti 0 0 0 0
31 [HON] Honduras 0 0 0 0
32 [ISV] Ilhas Virgens 0 0 0 0
33 [IVB] I.V.Britânicas 0 0 0 0
34 [JAM] Jamaica 0 0 0 0
35 [NCA] Nicarágua 0 0 0 0
36 [PAN] Panamá 0 0 0 0
37 [PUR] Porto Rico 0 0 0 0
38 [LCA] Santa Lúcia 0 0 0 0
39 [SUR] Suriname 0 0 0 0
40 [SKN] São C.e Neves 0 0 0 0
41 [VIN] S.V.Granadinas 0 0 0 0
42 [URU] Uruguai 0 0 0 0

sábado, 15 de outubro de 2011

AO MESTRE, COM CARINHO...

















O valor de ser educador

Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.

Um ótimo dia dos professores àqueles que são verdadeiros guerreiros na luta pela educação no país!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

FESTA DIA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA

SEMANA DAS CRIANÇAS

UMA SEMANA DIVERTIDA COM MUITAS BRINCADEIRAS, PRESENTES, LEMBRANCINHAS, LANCHE, FESTA, FILMES, MÚSICAS, JOGOS E ALEGRIA.
FOI UMA GRANDE ANIMAÇÃO! AS CRIANÇAS ESTAVAM FELIZES E TUDO ISSO SÓ FOI POSSÍVEL COM A AJUDA DE TODOS QUE FAZEM PARTE DA ESCOLA: FUNCIONÁRIOS E PAIS DE ALUNOS.






























quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ESCOLA ESTADUAL CORREIA DAS NEVES, MAIS UM GRANDE EXEMPLO!









11/10/2011 - 16h41m
Escola Estadual Correia das Neves realiza gincana das nações

Na programação haverá apresentações típicas dos países pesquisados pelos alunos


Diretora explica como será a gincana

NESTA 5ª FEIRA

Por Ricardo Moresi

Fotos: José Demétrio

Cerca de 900 alunos da Escola Estadual Drº José Correia das Neves participam, a partir desta quinta-feira (13), da 3ª edição da Gincana das Nações. Este ano o evento terá como tema central “Descobrindo as Nações” e será realizado em três momentos para contemplar os alunos dos três turnos da unidade escolar, que está situada no Prado, em Maceió.

Segundo Solange Gomes de Moura, diretora adjunta da escola, a gincana ocorrerá na quinta-feira à tarde e segue na sexta-feira (14) durante o dia inteiro. “Os alunos irão falar sobre a localização geográfica, culinária, pontos turísticos, língua natural dos países, hinos, bandeiras, aspectos econômicos e a influências desses territórios na população mundial”, explicou.

Ela acrescenta que os estudantes escolheram falar a respeito da França, Espanha, Itália, Japão, África do Sul, Egito, México, Índia, Grécia, Estados Unidos da América e Brasil. “Há o envolvimento total dos alunos nesta gincana. Ela promete ser muito rica em relação à cultura destas localidades”, adiantou.

A gestora da escola disse ainda que cada professor da escola é responsável por uma turma. “Nossos aprendizes irão realizar apresentações teatrais, danças com roupas típicas dos países, exibir maquetes e painéis, coletar recipientes para serem doados à Maternidade Santa Mônica para acondicionar leite materno e vão construir a horta da escola com garrafas pet coletadas durante a gincana”, elencou.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

LEI QUE PROTEGE OS ANIMAIS 9.605. NÃO SEJA OMISSO! FAÇA A SUA PARTE, RESPEITE OS ANIMAIS!

PROTEÇÃO E DEFESA AOS ANIMAIS

"Salvando os animais da ameaça humana".

Lei: abandono e maus-tratos é crime. Veja como denunciar!

Caso você veja ou saiba de maus-tratos cometidos contra qualquer tipo de animal, não pense duas vezes: vá a delegacia de polícia mais próxima para lavrar boletim de ocorrência ou, se preferir, compareça ao Fórum para orientar-se com o Promotor de Justiça (Promotoria de Justiça do Meio-Ambiente em SP: [11] 3119-9524). A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais). É importante levar com você uma cópia do número da Lei (no caso, a 9.605/98) e do Art. 32 porque, em geral, as autoridades policiais nem tem conhecimento dessa lei. Leve também o Art. 319 do Código Penal, caso a autoridade se recuse a abrir o Boletim de Ocorrência. Afinal de contas estamos no Brasil, e se os próprios cidadãos deste País sofrem com o descaso de muitas autoridades, imagine os animais! Eis o texto da Lei:

"Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98

È considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.

Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.

Parágrafo 1°. - Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

Parágrafo 2°. - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)."

Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são:

abandono;

manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis;

deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico;

envenenamento;

agressão física, covarde e exagerada;

mutilação;

utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;

não procurar um veterinário se o animal estiver doente;

Isto serve para os animais domésticos mais comuns como cães, gatos e pássaros, também cavalos usados em trabalho de tração (aquelas carroças muito comuns nas ruas de grandes cidades), além de animais criados e domesticados em sítios, chácaras e fazendas. Animais silvestres estão inclusos nessa Lei, possuindo também Leis e Portarias próprias criadas pelo IBAMA.

Assim que o Policial ou Escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cabe cumprir a instauração de inquérito policial. Se ele se negar a fazê-lo, sob qualquer motivo, lembre-o que ele pode ser responsabilizado por crime de prevaricação e negligência, previsto no Art. 319 do Código Penal que diz: "È crime retardar ou deixar de praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa da lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal." Exija falar com o Delegado responsável, que tem o dever de lhe atender e de fazer cumprir a Lei. Faça valer seus direitos e o daqueles que não podem falar e sofrem em silêncio!

Caso ainda assim não consiga atendimento satisfatório, denuncie! Denúncia ao Ministério Publico - SP Tel.: (11) 6955-4352. Para tanto, anote o nome e a patente de quem o atendeu, o endereço e número da delegacia, o horário, data e faça um relato em duas vias, pedindo para protocolar uma delas. Se você estiver acompanhado de alguém, este poderá ser sua prova testemunhal para o encaminhamento de queixa ao MP.

Tudo o que você conseguir como fatos e provas devem ser anexados junto à ocorrência para auxiliar no seu B.O.: relatos de testemunhas, fotografias, laudo veterinário, placa do carro que abandonou o animal, etc.

Uma questão muito comum: " - Tenho medo de denunciar pois isso poderá causar problemas para mim e para as testemunhas, como ameaças, agressões, etc". Sobre isso, leia abaixo:

VOCÊ NÃO SERÁ O AUTOR DO PROCESSO JUDICIAL QUE PORVENTURA SEJA ABERTO A PEDIDO DO DELEGADO.

Preste atenção: o Decreto 24.645/34 diz, em seu artigo 1° e 2º (parágrafo 3°):

"Todos os animais existentes no País são tutelados pelo Estado";

"Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Publico, seus substitutos legais e pelos membros das Sociedades Protetoras dos Animais"

Portanto, na verdade, não é você quem estará abrindo um processo judicial e sim o Estado. Uma vez concluído o inquérito para apuração do crime, o Delegado o encaminhará ao Juízo para abertura de ação, onde o Autor será o Estado.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

MAU EXEMPLO DE UMA DIRETORA NA ESCOLA EM SÃO PAULO




NÃO DÁ PARA ACREDITAR QUE UMA DIRETORA, UMA EDUCADORA SE PRESTE A FAZER TAL COISA.
NÃO SEI O QUE SE PASSA NA CABEÇA DE CERTAS PESSOAS.
SERÁ QUE ELA ACHAVA QUE A VERDADE NÃO APARECERIA?
QUANTO TEMPO ELA JÁ VEM PRATICANDO ESSES ATOS?
É IMORAL...

domingo, 9 de outubro de 2011

ALUNOS ANDAM NUS PELO CAMPUS DA UNIVERSIDADE -NÃO SEI O QUE FALTA ACONTECER



Alunos andam nus para festejar aniversário de universidade filipina


Estudantes da Universidade Politécnica das Filipinas (PLP) andaram nus pelo campus em Manila para comemorar o aniversário de 107 anos da instituição.


GLOBO.COM


Dezenas de estudantes correram nus pelo campus da universidade das Filipinas nesta quarta-feira, atraindo milhares de curiosos ao local.

O evento é organizado por uma fraternidade de alunos e tem como objetivo chamar atenção a uma causa social. Este ano, os jovens pediam justiça a 45 pessoas vítimas de uma explosão em setembro no país.

A polícia suspeita que a explosão tenha sido resultado do uso de violência entre a fraternidade que organiza o evento e uma outra irmandade. No entanto, as duas entidades negam qualquer envolvimento.

A manifestação acontece no país desde 1977. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.


Todos os anos, integrantes da fraternidade Alpha Phi Omega, da Universidade das Filipinas, tiram a roupa para participar da chamada "Corrida da Oferenda", em que eles correm nus em torno do prédio principal da universidade, chamando atenção para algum assunto de interesse público.

Este ano, os corredores protestaram contra as medidas aprovadas para realizar emendas na constituição, que estão sendo consideradas uma manobra dos aliados da presidente Gloria Arroyo para estender seu mandato.

Centenas de estudantes e curiosos lotaram as dependências da universidade para ver os corredores de perto.

Muitas jovens que se aglomeraram na rua gritaram e aplaudiram os participantes, que desfilaram mascarados e distribuíram rosas para o público.

sábado, 8 de outubro de 2011

MEC DIVULGA LISTA DE ESTUDANTES PARA INTERCÂMBIO NO JAPÃO



PORTAL.MEC.GOV.BR




Dez estudantes brasileiros participarão da 24ª edição do programa de intercâmbio cultural Ship for World Youth (navio para a juventude mundial, em tradução livre) promovido pelo governo japonês. Para esta edição do programa foram selecionados pelo Ministério da Educação estudantes dos cursos de relações internacionais, comunicação social, arquitetura e urbanismo e gastronomia.

Foram escolhidos aqueles que obtiveram as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, entre estudantes beneficiados com bolsa integral do Programa Universidade para Todos (ProUni), com fluência em inglês. O programa contará com a participação de cerca de 270 jovens de 12 países.

O objetivo do programa é desenvolver a cooperação internacional e a amizade entre os participantes. Os estudantes são orientados a respeitar a diversidade cultural e a ter em mente o ideal de liderar pessoas em busca de uma sociedade melhor e mais justa.

O programa tem duração de 48 dias e é dividido em duas etapas. A primeira, de 18 a 30 de janeiro, no Japão, onde os participantes serão recebidos por uma família japonesa e participarão de cursos de orientação e atividades culturais voltadas para a juventude. E a segunda, de 31 de janeiro a 5 de março, a bordo do cruzeiro, onde acontecerão palestras, cursos, atividades culturais e esportivas. Estão programadas atividades em terra em Colombo, capital do Sri Lanka, e Chennai, na Índia.

Os custos com translado, alimentação e hospedagem dos participantes serão pagas pelo governo do Japão.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MENSAGEM DE GILBERTO COTRIN - COMO CONSERTAR O MUNDO






Como consertar o Mundo
Gilberto Cotrin



Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de melhorá-lo. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.
Certo dia,seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar.
O cientista, nervoso pela interrupção, insistiu para que o filho fosse brincar em outro lugar.
Vendo que seria impossível de movê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção.
De repente d eparou-se com o mapa do mundo, e pensou; é isto.
Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva,o entregou ao filho dizendo;
- Você gosta de quebra-cabeças, não é ? Então vou dar-lhe o mundo para consertar.
Aqui está o mundo, todo quebrado.Veja se consegue consertá-lo bem direitinho. Faça tudo sozinho.
Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Algumas horas depois, ouviu a voz do filho, que o chamava calmamente...
- Papai, papai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho.
A princípio o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível , na sua idade ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto.
Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança.
Para sua surpresa,o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível?
Como o menino havia sido capaz?
- Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?
- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem.
Quando você me deu o mundo para consertar, eu até tentei, mas não consegui. Foi então que me lembrei do homem.
Então, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu já conheço bem.
Quando consegui consertar o homem, virei do outro lado e vi que dessa forma eu havia consertado o mundo.
Para consertar o mundo, primeiro teremos que consertar o homem...

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CIED- EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Educação a distância
Coordenadoria Institucional de Educação à Distância - CIED



A CIED é um órgão de apoio acadêmico vinculado à Reitoria, que coordena os planos de ações de Educação à Distância na Universidade Federal de Alagoas. A Universidade Federal de Alagoas foi pioneira em Alagoas em oferecimento de curso de graduação a distância. Em 1996, visando à formação dos professores da rede pública que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, criou o curso de licenciatura em Pedagogia, que foi também o primeiro curso de graduação a distância a ser reconhecido pelo MEC em Alagoas.

Moodle UFAL

Programa de Educação a Distância para cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

MOODLE - Modular Object Oriented Distance LEarning - é um sistema para gerenciamento de cursos (SGC); um programa para computador de codigo aberto, destinado a auxiliar educadores a criar comunidades online de aprendizagem. Saiba mais acessando moodle.org.


www.ufal.edu.br

domingo, 2 de outubro de 2011

A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Propostas para a arte na educação infantil
Silvia Sell Duarte Pillotto

coordenadora pedagógica do Projeto Institucional Arte na Escola / Univille, e Letícia Coneglian Mognol, pesquisadora*

A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. Até bem pouco tempo o aspecto cognitivo não era considerado na a educação infantil e esta não estava integrada na educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 veio garantir este espaço à educação infantil, bem como o da arte neste contexto.

Para compreender a arte no espaço da educação infantil no momento atual, mesmo que brevemente, é preciso situar o panorama histórico das décadas de 80 e 90. Os referenciais que fundamentavam as práxis do profissional da educação infantil eram os Cadernos de Atendimento ao Pré-escolar (1982), criados pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. Os textos destes Cadernos para aquele momento histórico tiveram contribuição fundamental como subsídio para as ações dos educadores atuantes na educação infantil. Entretanto, vale ressaltar que pouco priorizavam o conhecimento, centrando-se apenas nas questões emocionais, afetivas e psicológicas e nas etapas evolutivas da criança. Com relação à arte na educação, os pressupostos eram muito mais voltados à recreação do que às articulações com a arte, a cultura e a estética. Como exemplo, é possível citar a ênfase em exercícios bidimensionais que priorizava desenhos e pinturas chapadas. Ou seja, os conceitos sobre arte resumiam-se a simples técnicas. De acordo com PILLOTTO (2000, 61) “é interessante observar que esse Caderno, embora tenha uma fundamentação teórica voltada às concepções do ensino da arte modernista, na sua essência é muito mais tecnicista no que diz respeito aos exercícios repetitivos, mecânicos e sem a preocupação com a reflexão dos conceitos”.

A partir de 2000 as discussões reflexivas sobre a arte na educação infantil ganham novos espaços na literatura, nas propostas curriculares e especialmente na pesquisa. É com este propósito que em 2002 iniciou-se na Universidade da Região de Joinville a pesquisa “O Programa Institucional Arte na Escola e sua dimensão no ensino e aprendizagem da arte”. O objetivo desta pesquisa é avaliar reflexivamente as ações dos programas de educação continuada para profissionais da educação, no intuito de perceber os aspectos frágeis com relação a arte no contexto escolar, diagnosticando a realidade para construir coletivamente novas proposições.


A partir desta pesquisa, a proposta é apontar constructos (a curto, médio e longo prazos), nos quais cada instituição de educação infantil tenha um profissional habilitado no ensino da arte, capaz de desenvolver projetos pedagógicos em parceria com os demais educadores, enfatizando os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais em arte.

Nesta perspectiva, entende-se por novos constructos propostas que partem de uma visão de currículo não linear ou sistêmico, considerando o contexto histórico-social, as necessidades e interesses das crianças, no qual educadores, crianças, instituição e comunidade desenham um currículo que parte do trabalho coletivo.

O planejamento no currículo, a partir da perspectiva sistêmica, pressupõe como método de trabalho no qual professores “apresentam objetivos educacionais gerais, mas não formulam objetivos específicos para cada projeto ou atividade de antemão. Em vez disso, formulam hipóteses sobre o que poderia ocorrer com base em seu conhecimento das crianças e das experiências anteriores.” (RINALDI: 1999,113).

A partir desta visão, especificamente para a arte na educação infantil está o educador em arte, que atua em consonância com os demais educadores da instituição, aprofundando conceitos e linguagens da arte. A função do profissional em arte na educação não é simplesmente ministrar aulas fragmentadas de arte, mas, sobretudo de organizar um espaço de cultura que possibilite a ampliação das expressões e das linguagens da criança. No que este espaço contribui? “Ajuda que os professores compreendam como as crianças inventam veículos autônomos de liberdade expressiva, de liberdade cognitiva, de liberdade simbólica e vias de comunicação”. (VECCHI: 1999, 129)