domingo, 31 de julho de 2011

FIFA SORTEIA OS GRUPOS DAS ELIMINATÓRIAS PARA A COPA 2014.CONFIRA






A Fifa sorteou neste sábado os grupos das eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014 em uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro.

O sorteio foi conduzido pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke em uma cerimônia que contou com dirigentes de futebol de vários países, com a presidente Dilma Rousseff e apresentações musicais..

O primeiro grupo a ser sorteado foi o da fase decisiva das eliminatórias africanas.

O jogador Neymar, do Santos, e o ex-jogador Cafú, participaram do sorteio dos jogos na chave africana.

Neymar, sorteou as seleções adversárias do primeiro jogo da primeira fase das eliminatórias africanas, Seicheles contra o Quênia.

Nesta fase, o Djibuti enfrentará a Namíbia, Ilhas Maurício jogará contra a Libéria, Comoros contra Moçambique, Guine Equatorial contra Madagascar e Somália enfrentará a Etiópia.

Outros jogos definidos foram Lesoto contra Burundi, Eritreia contra Ruanda, Suazilândia contra a República do Congo, São Tomé e Príncipe contra o Congo, Chade contra Tanzânia.

A eliminatória africana é longa, são 52 participantes disputando cinco vagas. Na segunda etapa, os vencedores do playoff vão se juntar a outros 28 times e formam dez grupos com quatro participantes. Em seguida, dez vencedores de cada grupo vão disputar entre si e os cinco vencedores chegam à Copa de 2014.

Fase decisiva
Os grupos da fase decisiva das eliminatórias africanas foram definidos em seguida em um sorteio realizado por Cafú. No Grupo A estão África do Sul, Bostuana, República Centro-Africana e o vencedor do jogo entre Somália e Etiópia.

No Grupo B estão Tunísia, Cabo Verde, Serra Leoa e o vencedor entre o jogo entre Guiné Equatorial e Madagascar.

O Grupo C conta com Costa do Marfim, Marrocos, Gâmbia e o vencedor do confronto entre Chade e Tanzânia.

No Grupo D estão Gana, Zâmbia, Sudão e o vencedor do jogo Lesoto e Burundi. O Grupo E foi formado por Burkina Fasso, Gabão, Níger, e o vencedor entre São Tomé e Príncipe e o Congo.

O Grupo F foi formado por Nigéria, Malauí, o vencedor do jogo entre Seicheles e Quênia e o vencedor do jogo em Djibuti e Namíbia.

No Grupo G estão Egito, Guiné, Zimbábue e o vencedor do jogo entre Comores e Moçambique. Do Grupo H participam Argélia, Mali, Benin e o vencedor do jogo Eritreia e Runda.

O Grupo H conta com Argélia, Mali, Benin e o vencedor do jogo entre Eritreia e Ruanda.

No Grupo I estão Camarões, Líbia, o vencedor do jogo entre Guiné-Bissau e Togo mais o vencedor do jogo entre Suazilândia e República do Congo. E o Grupo J conta com Senegal, Uganda, Angola e o vencedor do jogo entre Ilhas Maurício e Libéria.

Ásia e Américas
A América do Sul não precisa de sorteio. A disputa será feita em formato de pontos corridos e não contará com a participação do Brasil, automaticamente classificado por ser a sede da Copa.

O ex-jogador Zico e o jogador Lucas, do São Paulo, realizaram o sorteio das eliminatórias da Ásia. Ao todo são 43 equipes disputando quatro vagas e uma quinta que poderá ser conquistada na repescagem.

No Grupo A estão China, Jordânia, Iraque e Cingapura. Do Grupo B fazem parte Coreia do Sul, Kuwait, Emirados Árabes e Líbano.

O Grupo C é formado por Japão, Uzbequistão, Síria e Coreia do Norte. No Grupo D estão Austrália, Arábia Saudita, Omã e Tailândia. E no Grupo E estão Irã, Catar, Barein e Indonésia.

Para o sorteio seguinte, das Américas do Norte, Central e Caribe, foram chamados o ex-jogador Bebeto e o jogador Lucas Piazon, de categorias de base. Três equipes da Concacaf (confederação de futebol da América do Norte e do Caribe) se classificarão para a Copa do Mundo de 2014, a quarta vai disputar a repescagem.

E os grupos desta fase das Eliminatórias da Concacaf foram definidos como Grupo A: El Salvador, Suriname, Ihas Cayman e República Dominicana.

No Grupo B estão Trinidad e Tobago, Guiana, Barbados e Bermudas. O Grupo C foi formado por Panamá, Dominica, Nicarágua e Bahamas.

O Grupo D conta com Canadá, São Cristóvão e Névis, Porto Rico e Santa Lúcia. No Grupo E estão Granada, Guatemala, São Vicente e Granadinas e Belize.

No Grupo F estão Haiti, Antígua e Barbuda, Curaçao e Ilhas Virgens Americanas.

Na última fase entrarão as principais seleções. Serão três grupos com quatro equipes cada e os vencedores dos grupos irão à Copa de 2014.

No Grupo A estarão os vencedores dos Grupos E e F da fase anterior, Estados Unidos e Jamaica.

O Grupo B contará com os vencedores dos Grupos A e B da fase anterior mais o México e Costa Rica.

O Grupo C terá os vencedores dos Grupos C e D da fase anterior e também Honduras e Cuba.

Oceania
Para o sorteio do grupo da Oceania foram chamados ao palco o ex-técnico da Seleção Brasileira Zagallo e o jogador Fellipe Bastos, do Vasco. A Oceania não terá mais a participação da Austrália, que está nas eliminatórias da Ásia.

A melhor seleção das eliminatórias da Oceania disputará a repescagem.

As eliminatórias da Oceania terão dois grupos de quatro seleções e apenas uma vai avançar e disputar a repescagem contra o quarto colocado das Eliminatórias da Concacaf.

No Grupo A da Oceania estão Vanuatu, Nova Caledônia, Taiti e o vencedor de uma fase preliminar. No Grupo B estão Fiji, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Papua-Nova Guiné.

Europa
O ex-jogador Ronaldo e o jogador do Santos Paulo Henrique Ganso participaram do sorteio das eliminatórias da Europa. No total, 53 países vão disputar a fase de grupos destas eliminatórias.

Os melhores dos nove grupos estarão na Copa e haverá uma segunda fase com os melhores segundos colocados.

No Grupo A estão Croácia, Sérvia, Bélgica, Escócia, Macedônia e País de Gales. O Grupo B foi formado por Itália, Dinamarca, República Tcheca, Bulgária, Armênia e Malta.

O Grupo C conta com Alemanha, Suécia, Irlanda, Áustria, Ilhas Faroe e Cazaquistão. O Grupo D tem as seleções da Holanda, Turquia, Hungria, Romênia, Estônia e Andorra.

No Grupo E estão Noruega, Eslovênia, Suíça, Albânia, Chipre e Islândia. O Grupo F conta com Portugal, Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo.

No Grupo G estão Grécia, Eslováquia, Bósnia e Herzegovina, Lituânia, Letônia e Liechtenstein.

Do Grupo H participam a Inglaterra, Montenegro, Ucrânia, Polônia, Modávia e San Marino. No Grupo I estão Espanha, França Bielorrússia, Georgia e Finlândia.

Espanha e França estão no mesmo grupo e uma das duas seleções terá que disputar a repescagem. Os oito melhores segundos colocados disputarão a repescagem.

sábado, 30 de julho de 2011

VOCÊ CONHECE O PNUD?

Representante e Administrador

Desde abril de 2010, o Representante Residente do PNUD no Brasil é Jorge Chediek. Sua função é a de representar o PNUD no Brasil e coordenar as atividades, programas e operações da agência no país. Além desta função, o Representante Residente atual atua igualmente como Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil. (mais informações sobre o Sistema ONU no Brasil).

Através dessa coordenação, o PNUD busca garantir que os recursos da ONU e de seus projetos sejam usados da forma eficaz, além de auxiliar o governo, a sociedade civil e os parceiros do setor privado a alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Quem comanda a rede de 166 agências do PNUD ao redor do mundo é a administradora do PNUD. O cargo é ocupado desde 2009 por Helen Clark. Cada gestão do órgão tem um período de cinco anos de duração.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, presente em 166 países. Seu mandato central é o combate à pobreza. Trabalhando ao lado de governos, iniciativa privada e sociedade civil, o PNUD conecta países a conhecimentos, experiências e recursos, ajudando pessoas a construir uma vida digna e trabalhando conjuntamente nas soluções traçadas pelos países-membros para fortalecer capacidades locais e proporcionar acesso a seus recursos humanos, técnicos e financeiros, à cooperação externa e à sua ampla rede de parceiros.

Em 2000, líderes mundiais assumiram o compromisso de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que incluem reduzir a pobreza extrema pela metade até 2015. No PNUD Brasil, há um enfoque especial para encontrar e compartilhar soluções em três áreas principais:

Governança Democrática
Redução da Pobreza
Energia e Meio Ambiente
Em todas as suas atividades, o PNUD encoraja a proteção dos direitos humanos e a igualdade de gênero.

No Brasil há mais desde o início da década de 60, criando e implementando projetos, o PNUD busca responder aos desafios específicos do Brasil e às demandas do país através de uma visão integrada de desenvolvimento. Os temas centrais de atuação do PNUD Brasil são a modernização do Estado, o combate à pobreza e à exclusão social, a conservação ambiental e uso sustentável de recursos naturais.

A intervenção do PNUD em políticas sociais tem cinco focos definidos: a implementação de políticas que visam fortalecer setores críticos para o desenvolvimento humano; o apoio às políticas de descentralização e empoderamento nos municípios; a promoção dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio e do desenvolvimento humano sustentável; o desenvolvimento de capacidade institucional nos governos federal, estaduais e municipais; e a construção de novas redes e parcerias com o setor privado e a sociedade civil.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA. É INACREDITÁVEL E INADIMISSÍVEL !







140 milhões é o numero de mulheres que já foram submetidas a uma das práticas mais hediondas, e que representa um verdadeiro atentado à vida e saúde da mulher. A prática a que me refiro denomina-se Circuncisão Feminina, mais conhecida como Mutilação Genital Feminina – MGF. E a cada ano que passa, este número aumenta em 2 milhões. Estima-se que esta tradição bárbara se pratique em cerca de 29 países do continente africano e em 3 do Médio Oriente. Contudo, esta prática expandiu-se também aos chamados países civilizados da Europa, onde é praticada no seio das pequenas comunidades emigrantes provenientes dos locais já referidos.
Nos países onde é praticada, a MGF é considerada um pré-requisito para as jovens mulheres contraírem matrimónio. Os homens recusam-se a casar com um mulher não-excisada , esta chega a ser considerada um híbrido de mulher. As mulheres vítimas da excisão têm o seu desejo sexual reduzido, daí que diminua também a promiscuidade sexual, a vida sem sexo chega a ser mais tolerável. A mutilação é, assim, uma segurança quanto à fidelidade da esposa e quanto à castidade da noiva (o que nem sempre é verdade).
A MGF é uma tradição baseada em conceitos erróneos, existe a crença de que os órgãos genitais femininos são 'impuros’ ou ‘sujos’ pelo que, só através da extirpação ficam purificados. Baseia-se também na ideia de que só o homem tem o direito de desfrutar do prazer sexual. Além de discriminatória, esta prática é extremamente perigosa, uma vez que não envolve quaisquer cuidados higiénicos. Os materiais usados não são esterilizados, muitas vezes estão ferrugentos e é comum a utilização dos mesmos instrumentos para varias excisões (o que poderá levar à propagação de doenças como, por exemplo, a Sida). Entre esses instrumentos estão as facas, pedaços de vidros, laminas, gelo, pequenos troncos de árvore, espinhos, folhas e ervas. É, por isso, muito frequente a ocorrência de infecções graves que, quando não levam à morte, provocam danos na saúde reprodutiva, nomeadamente, a infertilidade.

São 3 os tipos de mutilação genital:
· Tipo I: Clitoridectomia ou sunna – consiste na remoção do prepúcio do clítoris , pode também incluir a remoção completa do clítoris . Procedimento: o clítoris é seguro entre o dedo polegar e indicador, puxado para fora e amputado com um corte de um objecto afiado. O sangue é estancado através de gazes ou outras substâncias e é aplicado um penso.
· Tipo II: Excisão – baseia-se na remoção do prepúcio e do clítoris com parcial ou total excisão dos lábios menores. Procedimento: a principal diferença neste tipo é gravidade do corte. Normalmente o clítoris é amputado e os lábios menores são removidos total ou parcialmente, muitas vezes com um mesmo golpe. O sangue é estancado com ligaduras ou com alguns pontos, que podem ou não cobrir parte da abertura vaginal.
· Tipo III: Circuncisão faraónica ou infibulação – consiste na remoção do prepúcio, do clítoris , dos lábios menores e maiores. Procedimento: Os lábios maiores são unidos através de pontos ou espinhos/picos e as pernas são atadas durante 2 a 6 semanas. É deixada uma pequena abertura para permitir a passagem de urina e sangue menstrual (tem normalmente 2-3 cm de diâmetro, mas pode chegar a ser tão pequena como a cabeça de um fósforo). Se depois da infibulação a posterior abertura for suficientemente grande, a mulher poderá ter relações sexuais depois da gradual dilatação, que pode demorar semanas, meses ou, em alguns casos, cerca de 2 anos. Se a abertura for demasiado pequena, tradicionalmente recorre-se à defibulação antes de se ter relações sexuais, normalmente efectuada pelo marido ou um parente feminino usando uma faca ou pedaço de vidro. Em quase todos os casos de infibulação, é necessário recorrer a defibulação durante o parto para permitir a saída do feto e, para tal, é essencial a ajuda de uma parteira pois podem ocorrer complicações para a mãe e/ou o feto.
Tradicionalmente, a re-infibulação é feita após a mulher dar à luz. Este procedimento visa criar a ilusão de virgindade, já que uma pequena abertura vaginal é culturalmente entendida como capaz de dar maior prazer ao homem. Devido aos cortes e suturas repetidos, as consequências físicas, sexuais e psicológicas da infibulação são maiores e mais duradouros do que os outros tipos de MGF .
Dentre todas as mulheres sujeitas à mutilação genital, 80 a 85% são vitimas dos tipos I e II, e as restantes 15 a 20% do tipo III.

Principais países onde se pratica a MGF :
Senegal, Egipto, Sudão, Etiópia, Siri Lanka, Somália, Malásia, Serra Leoa, Emirados Árabes Unidos, Índia, Yemen , Indonésia, Omã, Guiné-Bissau, Nigéria, Uganda, Quénia, Tanzânia, Togo, Mauritânia, Gana, Congo, Benim, Camarões, Costa do Marfim,Chade, Gâmbia, Libéria, Mali.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

DE QUE VOCÊ ESTÁ RECLAMANDO?









ONTEM ASSISTI O DOCUMENTÁRIO NO SBT COM O ROBERTO CABRINI, FIQUEI TRISTE E INDIGNADA COM O QUE ACONTECE COM OS NOSSOS IRMÃOS NA SOMÁLIA.PESSOAS DOENTES ACORRENTADAS, PRESAS, SEM ASSISTÊNCIA, FILAS PARA PEGAR QUATRO ALIMENTOS: ÓLEO,FARRINHA,MILHO. FALTA ÁGUA E ASSISTÊNCIA MÉDICA. MUITAS DOENÇAS,DESNUTRIÇÃO E MUITAS MORTES.
MENINAS DOS SETE AOS DOZE ANOS TENDO O CLÍTORIS COSTURADO POR UMA MULHER SEM EXPERIÊNCIA EM MEDICINA,SEM ANESTÉSICO, COM DORES TERRÍVEIS, E MUITAS DESSAS MENINAS MORREM COM INFECÇÃO. OLHA, NÃO DÁ PARA ACREDITAR. ONDE ESTÁ A HUMANIDADE,QUE FECHA OS OLHOS PARA ESSAS CRIATURAS?




As crianças que chegam a um dos cinco postos de saúde de MSF no campo de refugiados de Dadaab, no Quênia, são examinadas pela equipe médica para checar seu estado nutricional.


13 de julho de 2011 - Dia após dia, milhares de pessoas fugindo do conflito na Somália continuam a chegar ao acampamento superlotado. A região toda está sofrendo com uma grave seca, após duas estações de chuvas que não vieram. Ao chegarem exaustos no acampamento, após dias ou semanas de viagem, os refugiados estão recebendo assistência inadequada.
O complexo de Dadaab é formado pelos acampamentos de Ifo, Hagadera e Dagahaley. É o maior campo de refugiados do mundo, e agora está cheio. Os recém-chegados são obrigados a se instalar em abrigos precários nos arredores do acampamento. Apesar de MSF ter pedido repetidamente por soluções para o problema da superlotação do acampamento, nenhuma resposta foi dada. O número de pessoas nesses acampamentos está chegando aos 400 mil, apesar de ter sido construído para abrigar 90 mil pessoas.

MSF está oferecendo assistência médica aos 113 mil habitantes de Dagahaley. O número de novas chegadas aumenta a cada mês, com uma média de 500 novas pessoas chegando por dia. Cerca de 25 mil pessoas estão vivendo do lado de fora das fronteiras do acampamento, e esse número deve crescer ainda mais. Desde o começo do ano, equipes de MSF estão oferecendo assistência aos recém-chegados nas proximidades do acampamento de Ifo, enquanto esperam pela abertura da expansão do acampamento (Ifo 2) para aumentar suas atividades.

Taxas de desnutrição extremamente elevadas

Desde o começo de junho, um novo centro de recepção em Dagahaley, gerenciado pelas autoridades quenianas e pela Agência de Refugiados das Nações Unidas, foi aberto, com o propósito de aumentar a oferta de cuidados médicos aos recém-chegados."Os níveis de desnutrição são altos. Nós estamos extremamente preocupadosf", disse Monica Rull, coordenadora dos projetos de MSF na Somália. "Eu esperava encontrar uma situação difícil, mas não catastrófica", explicou Anita Sackl, coordenadora da avaliação nutricional. "A maioria dos recém-chegados fugiu porque não tinha nada para comer, e não só porque seu país estava em guerra há décadas", completou.

Devido a esses alarmantes resultados a respeito dos recém-chegados na região, MSF está incluindo crianças com mais de cinco anos de idade em seu programa nutricional no acampamento de Dagahaley.

Ajuda humanitária é muito lenta

A demora na oferta de ajuda humanitária também é problemática. Os refugiados têm que esperar 40 dias para serem oficialmente registrados pelo Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), que oferece um cartão que lhes dá direito às distribuições regulares de alimentos. Até o término desse prazo de 40 dias, eles recebem apenas uma porção de alimentos para dois dias e um recipiente para água de cinco litros.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

GOLPES NAS REDES SOCIAIS. NÃO VACILE, ESTEJA ATENTO!

SE VOCÊ SE PREVENIR E TOMAR CERTOS CUIDADOS, ISSO NÃO OCORRERÁ, MUITA GENTE FACILITA E PASSA UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES:ONDE MORA,TRABALHA, FAMÍLIA, FOTOS DA CASA,SE ESTÁ SÓ, QUANDO VAI VIAJAR, ENTRE OUTRAS COISAS.
ESTEJA ALERTA, VOCÊ ESTÁ USANDO A REDE DE FORMA INGÊNUA, ENQUANTO O OUTRO TIRA PROVEITO FAZENDO MALDADE.



Homem que usou o Facebook para perseguir mulheres em 17 estados é condenado



Rebecca Porphírio
GLOBO.COM


George Bronk, 24 anos, foi condenado a quatro anos de cadeia por usar o Facebook para invadir a conta de muitas mulheres. O morador da Califórnia procurava, nos perfis da rede social, por pistas que o levassem a descobrir as senhas dos emails de suas vítimas.

Assim que encontrava dados, o hacker invadia os computadores e procurava por conteúdo erótico. Bronk chegou a enviar imagens das mulheres a seus maridos, namorados e colegas de trabalho. O jovem hacker fez mulheres em mais de 17 estados dos Estados Unidos de vítimas.

“O caso é um bom exemplo das consequências do ciberespaço.Tudo reverbera no mundo real”, disse o juiz da Corte Superior de Sacramento, Lawrence Brown. “Invadir o perfil de uma pessoa não difere em nada de invadir a casa de alguém”.

Bronk foi acusado por invasão, falsidade ideológica e posse de material pornográfico ilegal e sentenciado a quatro anos e seis meses de cadeia. A advogada do acusado disse que seu cliente sentia remorso por tudo que havia feito.


Golpes via redes sociais cresceram 90% em 2010
Por PC Advisor / EUA
Publicada em 20 de janeiro de 2011 às 10h40

De acordo com relatório, dois em cada cinco perfis já receberam algum tipo de malware enviado por meio de sites como Facebook e Twitter.
De acordo com um relatório apresentado pela empresa de segurança online Sophos, dois em cada cinco perfis de rede social já receberam algum tipo de malware enviado por meio de sites como Facebook e Twitter.

Em comparação a 2009, esses números representam um aumento de 90% na tentativa e eventual sucesso dessas infecções digitais. Dessas, 67% foram resultado de spam em redes sociais e outros 43% foram vítimas de um ataque de phishing nelas.

De acordo com Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia na Sophos, a modalidade dos ataques mudou radicalmente. “Hoje usam aplicativos escondidos, sequestro de cliques e pesquisas fajutas. Tudo isso era desconhecido há dois anos. Agora, essas ameaças estão pipocando todos os dias por todas as redes sociais, como Facebook”, diz.

Cluley acredita que a culpa pela onda de ataques não é apenas responsabilidade dos gestores da rede social. “Por que o Facebook não toma uma providência contra esse fenômeno? Mas também cabe às pessoas serem mais cuidadosas ao decidirem clicar em algo e ao informar dados pessoais”, alerta.

A pesquisa revela que mais de a metade dos usuários infectados têm acesso irrestrito às redes sociais a partir dos computadores no local de trabalho. Mesmo com quase 60% dos entrevistados cientes do fato do acesso a essas redes poder ser perigoso para a rede corporativa e outros 57% preocupados com a quantidade de informação que os colegas espalham, o banimento das redes sociais do ambiente de trabalho é um acontecimento cada vez mais raro.

“As empresas reconhecem o valor intrínseco das redes sociais, que podem ajudar a promover as marcas e ser usadas para realizar campanhas de marketing”, completa Cluley. “Se sua empresa não estiver no Facebook e a concorrência, sim, haverá uma razoável desvantagem. Todavia, cabe avaliar os riscos de participar desses círculos sociais”.

No relatório, a Sophos informa que um ataque realizado via Twitter foi a mais bem sucedida infecção em redes sociais no ano passado.

Era setembro de 2010 quando o “onMouseOver worm” atacou a rede. Bastava um usuário passar por cima de uma mensagem no site do Twitter que imediatamente abriam janelas de diversos sites.

Outra ameaça que fez a festa na rede em 2010 foi a onda de falsos antivírus.

terça-feira, 26 de julho de 2011

A SOLIDARIEDADE É FUNDAMENTAL EM NOSSAS VIDAS!






Leões doentes comovem internautas e motivam campanha na web

O sofrimento de Ariel e Simba, dois leões doentes, provocou uma onda de solidariedade pelas redes sociais no Brasil, aproveitada por ativistas para sensibilizar a sociedade sobre os problemas enfrentados pelos animais.

Com três anos de idade, o leão Ariel - cujo nome em hebraico significa leão de deus - sofre uma rara doença degenerativa autoimune que lhe provocou paralisia das patas. Ele não pode andar e recebe cuidados quase maternais e atenção privilegiada para muitos seres humanos.

O animal, que vivia com cuidados especiais em um canil na cidade de Maringá (PR), nasceu em 2008 e ganhou fama ao aparecer na TV, vivendo em um sítio de uma família local. Foi levado a São Paulo para ser submetido a uma cirurgia.

Pelo tratamento, o sangue é extraído do corpo e processado de modo que os glóbulos brancos e vermelhos se separem do plasma. As células do sangue são devolvidas e se pratica uma reinfusão com plasma doado por outros exemplares de sua espécie.

"Muitas pessoas não conseguem entender o grande amor que sentimos por um animal", disse Raquel Borges, que, junto a seu marido, se encarrega dos cuidados de 14 animais, entre os quais se encontra Ariel. Raquel explicou que o felino, que faz tratamento na casa da médica veterinária Livia Pereira Teixeira, não foi levado a um hospital para que ela pudesse ficar 24 horas a seu lado.

Para Raquel, o grande apoio que recebe através das redes sociais é essencial para seguir adiante. "As pessoas me transmitem muita energia positiva. Sei que estão do meu lado, que não estou sozinha", disse a dona do animal. As redes sociais têm contribuído para sensibilizar e estimular as doações à causa. Até esta sexta-feira, 59 mil pessoas já haviam manifestado apoio à comunidade "Ajuda ao Leão Ariel" no Facebook.

Segundo os cálculos de Raquel, desde o fim do ano passado até agora, o tratamento que o animal está recebendo já custou cerca de R$ 18 mil, financiados em parte graças às doações arrecadadas através de organizações simpatizantes. "A respiração de Ariel marca o ritmo quando estou perto. Todas as minhas energias estão com ele. Está fraco, mas só vamos parar quando ele se recuperar", disse Raquel, que cuida do leão em um colchão no salão da casa da veterinária. Em sua opinião, o pequeno Ariel está "lutando pela vida"; para ela, é "uma grande emoção mostrar às pessoas que vale a pena amar".

Simba
Enquanto isso, no Mato Grosso do Sul, o leão Simba sofre de depressão após a morte de sua companheira e passa seus dias solitário em um zoológico fechado ao público desde 2005 no município de Ivinhema.

O estado de Simba também comoveu os internautas e suscitou uma corrente internacional de simpatia pelo Facebook. A comunidade "Leão Simba também precisa de você" recebe mensagens de apoio provenientes até do outro lado do Atlântico, como Portugal.

Para o prefeito de Ivinhema, Renato Pieretti Câmara, o leão recebe todos os cuidados necessários. Sua transferência a outro zoológico ou reserva, tal como pedem algumas vozes, depende de se encontrar o local adequado, além de resolver os custos necessários para isso.

Outros casos
Ariel e Simba não são dois casos isolados. Os responsáveis pelo bem-estar de outros animais doentes aproveitaram o exemplo dos dois leões para militar na internet, mobilizar campanhas de sensibilização e pedir contribuições econômicas.

O pastor alemão Buba, de dois anos, que chegou tetraplégico a uma clínica de São Paulo, seria sacrificado por seu dono que não podia pagar o tratamento, mas os veterinários decidiram adotá-lo. Em três meses, recuperou peso, reflexos e sensibilidade e seus donos pediram ajuda a um site de apoio a animais para arrecadar os R$ 10 mil necessários para continuar o tratamento.

Já a gata Luciana, encontrada na rua por seu atual dono, tem problemas de crescimento por fraturar várias vértebras. Para cuidar do animal, seu responsável promove rifas e vende doces que o permitem financiar o custo das sessões de acupuntura e fisioterapia requeridas para seu desenvolvimento. Também no caso de Luciana, uma comunidade do Facebook serviu para obter a ajuda financeira de "padrinhos", que querem tornar mais alegre a vida dos animais em sofrimento.


TERRA

segunda-feira, 25 de julho de 2011

SÍNDROME DA BELA ADORMECIDA - VOCÊ JÁ OUVIU FALAR? CONHEÇA





A Síndrome de Kleine-Levin (SKL) caracteriza-se pela trilogia dos sintomas: hipersônia (diurna e noturna), hiperfagia e hipersexualidade. Ainda podem ser acrescentados à trilogia clássica: irritabilidade e apatia.

A SKL foi descrita pela primeira vez em 1925 e 1929 por Klein e Levin. É uma perturbação crônica (com duração variável, em torno de 8 anos), paroxística (com períodos críticos de "ataques", que persistem por cerca de 10 dias e que recorrem três a quatro vezes por ano) e bastante incapacitante (tanto para as tarefas intelectuais quanto para a vida profissional e social), embora seja "autolimitada" quanto ao tempo de evolução, isto é, terminando, espontaneamente, com ou sem tratamento.

É bastante rara, chegando alguns estudos a mencionarem que até 2004 eram apenas 500 casos registrados em todo mundo. Acredita-se que seja subdiagnosticada.

EPIDEMIOLOGIA

Mais frequente entre homens, ainda que alguns estudos apontem 21% de mulheres acometidas.

Há divergências quanto à idade em que geralmente ocorre o primeiro episódio: alguns trabalhos mencionam primeiro episódio na adolescência como típico, outros o primeiro episódio na segunda década. Dando continuidade aos sintomas na segunda ou terceira décadas de vida.


Ainda de causa desconhecida. Suspeita-se que seja uma doença auto-imune desencadeada por vírus, vez que a maioria dos casos principia após uma infecção viral (semelhante à influenza, síndrome gripal), com febre mediana e amidalite.


s episódios podem ser precedidos por uma fase prodrômica que dura de 1 a 3 dias com: mal-estar, cefaléia e letargia.

Os ataques de sonolência surgem e terminam repentinamente e duram de dias a semanas. A pessoa dorme por 18, 20h seguidas. Os intervalos de normalidade entre os ataques podem durar: semanas, meses, até anos.

Outro sintoma é o consumo de grandes quantidade de comida, que pode se dar pela hiperfagia ou pelo binge eating (compulsão alimentar, ficar comendo toda hora). Com marcante predileção por doces e chocolate. A hiperfagia ou o binge eating podem não estar presentes em todos os ataques de hipersonia.

Alguns trabalhos mencionam que a hiperssexualidade somente se apresenta em 1/3 dos pacientes, sendo muito mais frequente em homens. A desinibição social também é marcante.

Além disto, humor eufórico é o mais frequente: com o indivíduo acometido tagarelando, cantando, inquieto, nas horas em que não está dormindo. mas labilidade emocional e depressão também são encontrados.

Podem apresentar ainda idéias delirantes persecutórias e alucinações visuais.

Alguns casos apresentam ainda confusão mental leve.

BIBLIOGRAFIA

LIMA, Dênio and ZAGALO-CARDOSO, José Antônio. Síndrome de Kleine-Levin: caso clínico e dificuldades de diagnóstico. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2007, vol.29, n.3 [cited 2009-11-25], pp. 328-332.

REIMAO, RUBENS and SHIMIZU, MARISA H.. Kleine-levin syndrome: clinical course, polysomnography and multiple sleep latency test. Case report. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1998, vol.56, n.3B [cited 2009-11-25], pp. 650-654 .

JUSTO, Luís Pereira; CALIL, Helena Maria; PRADO-BOLOGNANI, Sílvia A. and MUSZKAT, Mauro. Kleine-Levin syndrome: interface between neurology and psychiatry. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2007, vol.65, n.1 [cited 2009-11-25], pp. 150-152 .

Síndrome de Kleine-Levin: Revisión y caso clínico.

Manual de psiquiatría médica. Por David P. Moore,James W. Jefferson, pp 59-60.

Bela Adormecida verdadeira passa 22 horas por dia na cama

Louisa Ball tem síndrome de Kleine-Levin, ou SKL, uma doença que não tem cura. Depois de dias de sono, ela acorda sem se lembrar de nada, cinco quilos mais magra e com muita fome.


A Bela Adormecida existe e chama-se Louisa. Tem 17 anos, parece uma princesa e dorme. Se nós contamos as horas de sono, a inglesa Louisa Ball conta o sono em dias. Dias e mais dias de uma adolescência que ela quase não viu passar.

A Bela Adormecida de verdade não vive em um castelo, e, sim, em uma casa comum, perto do mar, no sul da Inglaterra. O sono não foi provocado por nenhuma bruxa, e, sim, por uma doença rara. E a diferença mais importante é que, na vida real, o conto de fadas às vezes parece um pesadelo.

Tudo começou três anos atrás. Depois do que pareceu uma gripe normal, a menina tranquila se transformou: virou agressiva, xingava os pais. A mãe conta que não a reconhecia: "Parecia uma outra menina", ela diz.

Louisa só se acalmava dormindo. Até hoje, as crises de sono duram de uma a duas semanas e não adianta ninguém chamar.

domingo, 24 de julho de 2011

CONHEÇA AS CINCO FINALISTAS DO MISS BRASIL 2011 E A VENCEDORA.

ACRE
AMAZONAS
BAHIA
RIO G. DO SUL
SÃO PAULO


Mariana Lanza
Direto de São Paulo

A representante do Rio Grande do Sul Priscila Machado foi a vencedora do concurso Miss Brasil 2011, na noite desse sábado (23) no HSBC Brasil, em São Paulo. A Band transmitiu a cerimônia, ao vivo, com exclusividade.

Priscila recebeu a coroa das mãos da Miss Brasil 2010, Débora Lyra, sob vaias da plateia, que na reta final da disputa visivelmente escolheu a segunda colocada, a Miss Bahia Grabiella Rocha, como sua favorita. Apesar disso, a modelo e estudante de jornalismo disse, nos bastidores, que não ficou chateada com a reação do público e acrescentou: "sabe em que eu estava focada? Nas pessoas que me amam e que eu via torcendo por mim. O resto eu nem ouvi e não prestei atenção".

Danielle Knidel (Acre), Rafaela Butareli (São Paulo) e Tammy Cavalcante (Amazonas) completaram o time das cinco primeiras colocadas, respectivamente. Além da coroa, Priscila ganhou R$ 200 mil em contrato de trabalho com a Gaeta Produções, uma viagem para Lisboa com acompanhante e um carro 0 km. A segunda colocada, Gabriella, recebeu como prêmio uma viagem para Buenos Aires, também com acompanhante, e a Miss Acre uma viagem para Salvador.

O próximo passo da Miss Brasil será representar o País no concurso Miss Universo 2011, que pela primeira vez acontecerá no Brasil, na cidade de São Paulo, no dia 12 de setembro.

A cerimônia
Comandado por Adriane Galisteu e pela Miss Brasil 2007, Nayla Micherif, o rápido primeiro bloco teve a apresentação das 27 candidatas, desfilando em trajes típicos de cada Estado.

Na segunda parte, as misses dançaram e desfilaram em biquínis coloridos, ao som do DJ Marcelinho da Lua. O DJ tocou baladas que exaltavam a mulher brasileira. Depois da primeira dança, o sambista Diogo Nogueira cantou ao lado das moças a música Malandro é malandro e Mané e Mané, de Bezerra da Silva. No mesmo bloco, um vídeo mostrou todas as atividades de recepção das candidatas em Sâo Paulo, como passeios, tratamentos estéticos, sessão de fotos, prova de roupas e aulas de dança com o coreógrafo norte-americano Scoth Grossman.

No terceiro bloco foi revelada a Miss Simpatia do ano, escolhida pelas próprias candidatas. A vencedora foi a Miss Piauí, a loira Renata Lustosa. Depois, três jurados escolheram o melhor traje típico: Miss Rio de Janeiro, com o vestido Rio, cartão postal do Brasil, criado por Alex Castro.

Com a primeira eliminatória, 14 candidatas foram escolhidas pelos jurados e uma pelo público, por meio da internet. As misses Paraná (mais votada pelos internautas), Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, Pará, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Amazonas, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará passaram para a etapa seguinte.

O quarto bloco começou com mais uma nova apresentação das candidatas. Vestidas com trajes de gala criados pelo estilista Arthur Caliman, as moças foram recepcionadas pelos dançarinos e desfilaram para a avaliação dos 13 jurados, entre eles, Paulo Zulu, Dr. Robert Rey, Fernanda Motta, Adriana Castro e João Armentano. Mais uma vez, um vídeo sobre as atividades das misses em São Paulo foi mostrado, como aulas de etiqueta e media training.

As dez semifinalistas foram apresentadas no quinto bloco: Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Acre, Bahia e Mato Grosso. Em vídeo, as candidatas falaram da alegria de ser miss. Em seguida, vestindo biquínis pretos, as moças desfilaram novamente para os jurados. O bloco ainda teve a participação de Diogo Nogueira, cantando Deixa eu te amar, música de Agepe. Perguntado por Adriane sobre sua candidata favorita, ele foi galanteador: "todas elas são lindas.".

Na volta do programa, Nayla apresentou as cinco finalistas do concurso de beleza. Bahia, São Paulo, Acre, Rio Grande do Sul e Amazonas chegaram à última etapa do programa e responderam às perguntas feitas por Galisteu.

Questionada sobre o que faria se pudesse ter um dia de exagero, a Miss Amazonas respondeu que tiraria todos os cachorros e gatos da rua. Em relação ao que queria saber do futuro, a Miss Rio Grande do Sul disse: "o nosso futuro depende apenas de nós mesmos". Para a Miss Acre, a moderna mulher brasileira tem que ser "atualizada" e "independente". Se tentasse mudar uma pessoa preconceituosa, a Miss São Paulo falaria: "não é por que você tem uma opinião diferente que as outras pessoas estão erradas". Por fim, a Miss Bahia disse que o importante para ensinar as crianças são "os valores básicos e princípios de honra e caráter".

Antes de passar a coroa, a Miss Brasil 2010, Débora Lyra, fez seu último desfile como a mulher mais bonita do País e aconselhou as finalistas: "meninas, curtam cada segundo deste momento maravilhoso!".

O anúncio da vitória de Priscila Machado não foi bem aceito por muitas pessoas que estavam na casa de shows. Apesar do pedido para que nenhuma candidata fosse vaiada, feito por Adriane Galisteu nos bastidores antes do início do concurso, a nova Miss Brasil 2011 ficou sem os merecidos aplausos enquanto era coroada e deixou o palco sem falar uma palavra sequer em rede nacional após a vitória.

sábado, 23 de julho de 2011

MORRE A CANTORA AMY WINEHOUSE! LAMENTÁVEL!




DONA DE UMA BELA VOZ,TALENTO,CORPO,PORÉM NÃO SOUBE APROVEITAR A SUA PASSAGEM NA TERRA DE FORMA POSITIVA. LAMENTÁVEL! QUE DEUS A PROTEJA!
DIGA NÃO AS DROGAS, ELA TIRA SUA VIDA, SUA FAMÍLIA, TUDO QUE VOCÊ CONQUISTOU E ATÉ O DIREITO DE AINDA CONQUISTAR. SÃO MUITOS OS EXEMPLOS DE FAMOSOS DESTRUÍDOS PELA FRAQUEZA DE SE DEIXAR CONDUZIR PELOS VÍCIOS.DIGA NÃO!!!

A cantora britânica Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa no norte de Londres, informou a emissora Sky News neste sábado. ...

A cantora britânica Amy Winehouse, de 27 anos, foi encontrada morta hoje em sua residência em Londres, na Inglaterra, segundo foi noticiado pela imprensa internacional. De acordo com o site Sky News, a polícia foi chamada pelo serviço de ambulância para um endereço no norte da capital britânica, pouco após as 16h (horário local).

"Ao chegar, os policiais encontraram o corpo de uma mulher de 27 anos que foi declarada morta", diz um comunicado da polícia, segundo o site. Ainda não existem informações sobre a causa da morte. A polícia ainda realiza investigações no local.

A cantora era bastante conhecida por sua postura incoerente e pela sua entrega a drogas pesadas, tais como maconha, cocaína, crack e haxixe, que a tornaram dependente química e vinham debilitando pouco a pouco o seu corpo.

A mãe de Amy confessa que fez tudo para salvá-la. “Eu não queria que ela morresse” – diz a mãe. “Eu avisei a ela, pedi para ela parar com as drogas, ofereci ajuda… Mas ela já estava entregue. Não havia mais jeito” – confessa a mãe Janis Winehouse, que mostrava-se um pouco conformada com a morte da filha. “Eu já esperava por isso” – afirma ela.

Apesar da notícia parecer trágica, Amy também sabia que estava próxima da morte. Por isso, já havia acertado todos os detalhes do funeral com a mãe.

Amy Winehouse é conhecida por ganhar diversos prêmios, entre eles o Grammy, e por músicas como “Back to Black”, “You Know I’m no Good”, entre outras. Deixa uma fortuna de milhares de dólares (sim, milhares… seriam milhões se ela não houvesse gastado tudo com drogas), e uma legião de fãs.

As circunstâncias da morte de Amy ainda não foram divulgadas. As primeiras suspeitas são de que a jovem de 27 anos tenha sofrido uma overdose por consumo de drogas. Reconhecida como artista brilhante e carismática, Amy vivia um drama público de dependência química.


Neste ano, a cantora encerrou precocemente uma turnê de shows na Europa após não conseguir cantar canções inteiras e esquecer trechos de letras, apresentando sinais inequívocos de debilidade.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

MEIO AMBIENTE NA ESCOLA. MARAVILHOSO MOMENTO COM NOSSOS PEQUENOS !




A NOSSA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL,RECEBEU A VISITA DE PALESTRANTES DO MEIO AMBIENTE, QUE INICIOU AS ATIVIDADES CONTANDO UMA HISTÓRIA PARA OS ALUNOS, APÓS FEZ PERGUNTAS,DEPOIS ENTREGOU UM LIVRINHO SOBRE O TEMA A CADA UM E PARA FINALIZAR,REALIZOU ALGUNS TRABALHOS DE PINTURA COM ELES.
FOI UM GRANDE MOMENTO PARA NOSSAS CRIANÇAS, ELES PRECISAM DESDE CEDO,SE CONSCIENTIZAR DO NOSSO PAPEL PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. APROVEITEI A OCASIÃO PARA REGISTRAR ATRAVÉS DE FOTOS ESSE EVENTO.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE OS MORADORES DE RUA?






O Albergue Municipal Professor Manoel Coelho Neto, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), continua trabalhando intensamente para atender diariamente moradores de rua que procuram o local, localizado no bairro do Poço.


Assim que chegam, os moradores de rua são recebidos por uma equipe multidisciplinar formada por monitores, que orientam os albergados, além de psicólogos e assistentes sociais. Os profissionais fazem o encaminhamento para identificar o real problema das pessoas que buscam os serviços do local, como aquelas que precisam retornar à cidade de origem, ou até mesmo não têm um local para morar.

O albergue abre as portas às 17h, horário em que começa a registrar os albergados. A partir das 18h30, é servido um jantar, ficando a cozinha aberta até 21h, para atender os retardatários. Após o jantar, é realizado um trabalho com uma psicóloga que desenvolve atividades com argila e pintura, com o objetivo de despertar os sentimentos e emoções de cada um.


Quando acordam, a partir das 6h30, os abrigados tomam um café da manhã e, às 8h, é hora de fechar as portas e começar a arrumar a casa, para que às 17h esteja tudo pronto para, novamente, receber os albergados.



PROJETOS


No ano passado foram desenvolvidos projetos e atividades para sensibilizar os moradores de rua em relação aos perigos das drogas, identificando os fatores de risco e fazendo também encaminhamentos para o tratamento de dependência química.


A coordenação dos projetos também se preocupou em realizar uma busca para identificar as famílias desses moradores, a fim de que eles pudessem participar no resgate dos vínculos familiares e na recuperação da dependência química.


Este ano, a Semas dará continuidade aos trabalhos em prol das pessoas que vivem nas ruas, buscando proporcionar a elas uma vida mais digna e livre das drogas.

Fonte:Ascom/Maceió

ASSISTI NO SBT ONTEM A NOITE,A REPORTAGEM SOBRE MORADORES DE RUAS E ALBERGUES.
É LAMENTÁVEL QUE FALTEM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MINIMIZAR ESSA SITUAÇÃO QUE CRESCE A CADA DIA.
E O PIOR É VER GENTE QUE UM DIA TEVE TUDO O QUE NÓS TEMOS: FAMÍLIA, TRABALHO,ENTRE OUTRAS COISAS E HOJE ENCONTRAM-SE NAS RUAS, SEM NADA.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

DIA DO AMIGO - POUCOS SABEM PRESERVAR UMA AMIZADE!





Estou enviando uma plantinha para você.

Essa plantinha é chamada de AMIZADE!

Você deve regá-la dia após dia, com palavras de Carinho
e Sinceridade adubá-la com Respeito e Dedicação e
deixar que o sol do amanhecer ilumine e
aqueça suas raízes para que ela possa
crescer sempre forte e bonita!

Essa plantinha, quando nova aparenta pouca
importância, ou até mesmo sem vida.

Mas quando começa a crescer você percebe como
suas flores são lindas e suas raízes,

fortes e profundas... Por isso trate essa plantinha da amizade com muito
Amor e Carinho não deixando jamais
de adubá-la e regá-la.

POIS SE ISSO NÃO ACONTECER...

Ela poderá morrer, sem ao menos te dar a chance
de mostrar a essência mais linda que
essa planta possui...

A ESSÊNCIA DA VERDADEIRA AMIZADE!


Feliz Dia do Amigo!

terça-feira, 19 de julho de 2011

UM ESPETÁCULO DO UNIVERSO!!!









A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.
Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes), ou luzes do Norte (nome mais comum entre os escandinavos). Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.

O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.

A aurora aparece tipicamente tanto como um brilho difuso quanto como uma cortina estendida em sentido horizontal. Algumas vezes são formados arcos que podem mudar de forma constantemente. Cada cortina consiste de vários raios paralelos e alinhados na direção das linhas do campo magnético, sugerindo que o fenômeno no nosso planeta está alinhado com o campo magnético terrestre. Da mesma forma a junção de diversos fatores pode levar à formação de linhas aurorais de tonalidades de cor específicas.

As auroras boreais vêm sendo estudadas cientificamente desde o século XVII. Em 1621, o astrônomo francês Pierre Gassendi descreveu o fenômeno observado no sul da França. No mesmo ano, o astrônomo italiano Galileu Galilei começou a investigar o fenômeno como parte de um estudo sobre o movimentos dos astros celestes. Como seu raio de estudo limitava-se à Europa, o fato de verificar o fenômeno no norte do continente levou-o a batizá-lo aurora boreal. No século XVIII o navegador inglês James Cook presenciou no Oceano Índico o mesmo fenômeno de Galileu, batizando-o aurora austral.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

DÊ A SUA VIDA O VALOR QUE ELA MERECE



MENSAGEM- O PRESENTE PRECIOSO

Era uma vez um menino que ouviu um velho falar. E assim começou a des cobrir O Presente Precioso.
- É um presente, porque é uma dádiva – Explicou o velho satisfeito. É pre-cioso porque aquele que recebe um presente assim é feliz para sempre.
- Puxa! – exclamou o garoto. Espero que alguém me dê O Presente Precioso. Talvez eu ganhe no Natal.
E o velho sorriu. Ele gostava de ver o menino brincar. Contemplava o sorriso em seu rosto e o ouvia rir, balançando de uma árvore.
O menino era feliz. Uma alegria de se ver. O velho também gostava de observar o menino trabalhar e levantava cedo na manhã de sábado para ver o menino cortar a grama lá no outro lado da rua… O menino até assobiava enquanto trabalhava.O menino era feliz, não importa o que fizesse. Uma alegria de se contemplar.
Quando pensava nas palavras que o velho dissera, o menino achava que entendia. Tudo sabia de presentes.Como a bicicleta que ganhou de aniversário e os presentes debaixo da árvore na manhã de Natal.
Mas pensando mais e mais o menino descobriu.
A alegria dos brinquedos, nunca dura para sempre.
E o menino se sentia inquieto. – O que é então o Presente Precioso?
O que pode me fazer feliz para sempre?
Era difícil até a resposta e o menino foi ao velho indagar:
- O Presente Precioso é um anel mágico? Ponho no dedo e faço os meus sonhos serem verdade?
- Não respondeu o velho. O presente Precioso nada tem a ver com sonhos.
O menino foi crescendo e não parou de pensar. Procurou o velho outra vez:
- O Presente Precioso é um tapete voador? Um tapete em que subirei para ir aonde quiser?
- Não respondeu o velho calmamente. Quando tiver o Presente Precioso, você se sentirá contente de estar onde está.
O menino se tornou agora um rapaz e sentia-se um pouco bobo de perguntar. Mas ainda se sentia inquieto, e começou a perceber que não conseguia o que queria.
- O Presente Precioso é um tesouro escondido? Talvez moedas de ouro enterradas por piratas há muito tempo?
- Não, meu rapaz – disse-lhe o velho. Não é isso. A riqueza é rara, é verdade, mas…o valor do presente só provém dele mesmo.
O rapaz pensou por um momento e depois se aborreceu.
- Você me disse uma vez que quem recebe tal presente, seria feliz para sempre. Nunca recebi tal presente quando menino.
- Acho que não está compreendendo – respondeu o velho. Você já conhece o Presente Precioso. Você já sabe onde encontrá-lo. E já sabe como pode fazê-lo feliz. E conheceu melhor quando era menino. Apenas esqueceu.
O rapaz se afastou e pôs-se a pensar. Mas o tempo foi passando e ele sentindo-se frustado, acabou procurando o velho mais uma vez.
- Se quer me fazer feliz – gritou bem alto o rapaz – porque não me conta agora o que é o Presente Precioso?
- E aonde vai encontrá- lo? Rebateu o velho.
- Isso também – insistiu o rapaz.
- Eu bem que gostaria, meu rapaz, mas não tenho esse poder. Ninguém o tem.
- Só você tem o poder de se fazer feliz. – Explicou o velho. Só você.
O Presente Precioso não é uma coisa que alguém lhe dá. É um presente que você dá a si mesmo.
O rapaz estava confuso, mas determinado. Resolveu descobrir o Presente Precioso por si mesmo.
E assim…arrumou as malas e partiu de onde estava. E foi a outros lugares, a procura do Presente Precioso.
Depois de muitos anos cheios de frustração, o homem se cansou de buscar o Presente Precioso. Ele havia lido todos os últimos livros. E procurando nos jornais de negócios, procurando no espelho, nos rostos das outras pessoas, queria tanto descobrir que tudo fizera em sua busca.
Por ele procurara no alto das montanhas, em cavernas escuras,frias, procurara também em selvas densas,úmidas e no fundo dos mares.
Mas tudo fora em vão. A busca angustiante deixou-o esgotado, que até caiu doente algumas vezes.
Mas não sabia porque, o homem voltou cansado para o lado do velho. O velho ficou feliz e riram muito juntos.
O homem gostava da companhia do velho,sentia-se feliz na sua presença.
E pensou que isso acontecia porque o velho era feliz consigo mesmo. Não que a vida do velho fosse livre de problemas. Ele não parecia ter muito dinheiro,estava sozinho quase sempre. Não havia mesmo motivo aparente para que ele fosse mais feliz e mais saudável que a maioria das pessoas. Mas feliz ele era, e também aos outros que ao seu lado ficavam.
- Por que é tão bom estar em sua companhia? Por que? – E o homem ficou imaginando.
Depois de muitos anos, o homem voltou a perguntar, a insistir na questão. Era agora muito infeliz e quase sempre doente. Precisava conversar bastante com o velho. Mas estava muito velho. E veio o momento em que não mais falou. A sábia voz não mais se podia ouvir.
O homem estava agora sozinho. No início, ficou triste pela perda do amigo e depois sentiu medo. Muito medo. Tinha medo de nunca descobrir como poderia ser feliz.Até que o homem acabou por aceitar o que sempre fora verdadeiro. Era o único que podia encontrar a própria felicidade. O homem infeliz recordou o que lhe dissera o velho feliz a tantos anos atrás.
Por mais que tentasse,porém, não pode descobrir…
Tentou compreender o que ouvira. – O Presente nada tem a ver com os sonhos… -
Quando tiver o Presente, você se sentirá contente de estar onde está… - O valor do Presente só provém de si mesmo… - O Presente não é uma coisa que alguém lhe dê… - É um presente que você dá a si mesmo…
O homem infeliz cansara agora de procurar O Presente Precioso. E estava cansado de tentar, que simplesmente parou de tentar.
E foi assim que aconteceu! Ele não sabia porque aconteceu.
Apenas…aconteceu! Ele compreendeu que o Presente Precioso era apenas isso: O PRESENTE. Não o passado, nem o futuro, mas o PRESENTE PRECIOSO.
Em um instante, o homem foi feliz! Compreendeu que estava no Presente Precioso. Ergueu as mãos triunfante para o ar fresco. Estava alegre…por um momento… Mas depois, tão depressa quanto descobrira, deixou a alegria do momento se evaporar. E devagar baixou as mãos, tocou a testa, franziu o rosto. O homem estava infeliz novamente.
Por que não percebi antes o óbvio há tanto tempo? Por que perdi tantos momentos preciosos? Por que levei tanto tempo para viver no presente?
E se lembrando das inúteis viagens ao redor do mundo, em busca do Presente
Precioso, ele pensou em quanta felicidade perdera.
Não experimentava o que cada momento e cada lugar tinham a oferecer. Perdera muita coisa. E sentiu- se triste.
O homem continuou a censurar a si mesmo. Então, depois viu o que fazia. Compreendeu que estava preso na culpa pelo seu passado. E quando se apercebeu de sua felicidade,que estava no passado, ele voltou ao momento presente. Ficou feliz. Mas depois começou a se preocupar com o futuro.
Poderei conhecer a alegria de viver no Presente Precioso amanhã?
Mas logo entendeu que estava vivendo o futuro e riu de si mesmo. Aprender a estar no presente era um processo que teria de viver muitas e muitas vezes…uma depois da outra…até que se tornasse parte dele.
Agora ele sabia porque gostava tanto da companhia do velho,ele estava totalmente presente quando se achava com o homem mais moço, não ficava pensando em outra coisa ou desejando estar em outro lugar.Estava plenamente presente, e era tão bom estar com uma pessoa assim. O homem sorriu de si mesmo, como o velho costumava sorrir. – Posso escolher ser feliz agora ou posso tentar ser feliz quando…ou se…
O homem escolheu o agora! E agora ele era feliz. Sentiu- se em paz consigo mesmo. Concordou em saborear cada momento de sua vida… O aparentemente bom e o aparentemente mau…
Mesmo que não compreendesse. Pela primeira vez em sua vida, não tinha importância, ele aceitava cada um dos seus momentos preciosos neste planeta como uma dádiva.
Sei que algumas pessoas escolhem receber o Presente Precioso quando são jovens.Outras na meia idade e alguns quando estão muito velhos. E há pessoas que nunca o fazem. Posso escolher receber o Presente Precioso sempre que eu quiser.
E ali sentado, a pensar, o homem sentiu-se afortunado. Era quem ele era onde estava. E agora ele sabia!Seria sempre quem ele era onde ele estava. Ele escutou outra vez os seus pensamentos.
O Presente é o que é. E é valioso. Mesmo que eu não saiba porquê, já é justamente como deveria ser. Quando eu vejo o presente, aceito e experimento.Estou bem e estou feliz!
Era como se ele pudesse ouvir o velho falando. Ele sorriu. E o sorriso aumentou. Sentiu uma imensa alegria. Sabia que estava escutando, não ao velho…mas a si mesmo! Era bom estar consigo mesmo – apenas do jeito como era. Ele sentiu que sabia bastante, que tinha bastante,que era bastante.
Agora, ele encontrara finalmente O Presente Precioso, e estava completamente feliz!
Várias décadas depois…o homem se tornara um velho feliz, próspero e saudável. E um dia uma menina foi falar com ele. Ela gostava de ouvir o velho quando a chamava. Era uma companhia divertida. Havia alguma coisa
especial nele. Mas ela não sabia o que era. E um dia ela começou a escutar o velho de verdade. Sentiu algo importante em sua voz serena. Ele parecia muito feliz. A menina não podia entender porquê.
- Como alguém tão velho, pode ser tão feliz? - ela perguntou e o velho explicou porque. E de repente a menina deu um salto e gritou com grande alegria! Enquanto ela saía para brincar, o velho sorriu. Pois ouviu o que ela disse…
- Puxa! – exclamou a menina – Espero que algum dia alguém me dê…

domingo, 17 de julho de 2011

CONHEÇA A MISS ALAGOAS 2011






No sábado dia 02 de julho de 2011, aconteceu em Arapiraca o concurço Miss Mundo Alagoas 2011 e a vitoriosa foi a Miss Maceió, Maria Daniella Borçatto. A representante de Maceió venceu praticamente por unanimidade, tendo sido votada por todos os 10 jurados na etapa final do concurso. Ela também foi a primeira colocada nas três provas do concurso, com média máxima de 10,0 pontos nos quesitos entrevista e beleza plástica, e 9,50 em traje de banho.

A nova miss Alagoas, Maria Daniella Borçatto tem 18 anos, 1.71 m de altura, é estudante de Direito, fala espanhol e inglês.

O segundo lugar ficou com a Miss Arapiraca, Jéssica, quem também levou o prêmio de "Mais Belo Corpo".

A Miss São Miguel dos Campos, Patrícia, foi a terceira classificada.

Completaram o grupo de 5 finalistas as Misses Casa das Napas (vencedora do concurso de redação) e Lagoa da Canoa. A Miss Água de Cheiro foi a escolhida como Miss Simpatia.

Maria Daniella recebeu faixa e coroa das mãos de Morgana Mello, Miss Mundo Alagoas 2010, e Kamilla Salgado, Miss Mundo Brasil 2010.

NÃO PERCAM!!!
Miss Brasil 2011 que acontecerá no dia 23 de julho, no HSBC Brasil, em São Paulo, e será transmitido ao vivo pela Band, com apresentação de Adriane Galisteu.

sábado, 16 de julho de 2011

INGRESSOU NA UNIVERSIDADE RECORRENDO À JUSTIÇA! LUTAR PELOS DIREITOS É UMA FORMA DE VENCER OBSTÁCULOS!

Aos 16 anos e ainda sem completar o ensino médio, Isabel Tolentino ocupa uma das carteiras do curso de medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande (MS), onde nasceu e mora.

Ela ingressou no curso por meio do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Aos 15 anos de idade, ela já podia ter ingressado no curso de engenharia de produção na Universidade Federal de Pelotas (RS). “Não quis isso porque estava no primeiro ano do ensino médio e não havia definido “se gostava ou não do curso”, diz Isabel.

Isabel teve de recorrer à Justiça para garantir seu ingresso na universidade. Até duas semanas atrás, ela frequentava medicina e o ensino médio ao mesmo tempo. Agora, com uma permissão concedida pelo desembargador Joenildo de Souza Chaves, do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a garota pode continuar os estudos só no ensino superior.

Segundo o desembargador, a limitação de idade para cursar a faculdade refere-se apenas à “capacidade intelectual da pessoa”. Os impedimentos deixariam de existir por Isabel ter provado seus conhecimentos no Enem.

Filha única de um advogado e veterinário, com uma psicóloga, Isabel diz que conseguiu a vaga por ter “estudado mais que os colegas” no ano passado. “Cursava o 2º ano durante o dia, mas à noite frequentava um curso preparatório para o Enem. Agora, com a decisão, estou aliviada e estudando menos.”

Isabel acha que as escolas devem preocupar-se mais com o Enem. “O ensino médio se preocupa em questões específicas, já o Enem é mais amplo. Tanto que só passei porque fiz um cursinho para o Enem”, diz.

A decisão de cursar medicina veio logo que entrou no ensino médio. “Sempre gostei de biologia e de matemática”. Ela pretende se especializar em genética médica ou em neurologia. Até que isso ocorra, serão necessários mais oito anos – seis do curso de graduação mais dois de especialização. Ou seja, aos 22 anos já poderá atuar como médica.

Isabel gosta de ir a shows, ao cinema e ao shopping nos fins de semana. “Sou normal”, brinca. Durante o ensino básico, sua nota mais baixa foi um oito em educação artística, disciplina da qual “não gosta muito”.

Já como estudante de medicina, ela já enfrentou sua primeira prova. “Tirei dez”, diz sorrindo a adolescente.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS - A FORÇA DE VONTADE É FUNDAMENTAL!

Após reportagem, aluno da USP que passa o dia com R$ 11 ganha livros e até notebook
Em São Paulo
Após reportagem publicada pelo UOL Vestibular semana passada, o estudante Enedino Neres da Cruz Júnior, 19, que passa o dia na USP (Universidade de São Paulo) com R$ 11, já recebeu doações de livros e até um notebook, enviado por um brasileiro que vive em Dubai. "A repercussão foi muito positiva, não esperava por isso. As pessoas realmente querem ajudar", conta Júnior.

As pessoas interessadas em ajudar o estudante entraram em contato com a redação, que repassou os contatos para ele. "Ontem (14), eu recebi um livro para o próximo semestre e outros estão para chegar", disse. Segundo ele, essa ajuda alivia bastante os gastos, uma vez que grande parte do orçamento ficava comprometida com cópias.


"Estava conversando com um cara que mora em Dubai e comentei que não tinha computador em casa, que estava em uma Lan House. Ele imediatamente disse que iria me dar um notebook. Fiquei sem jeito, falei que não precisava, mas ele insistiu. Deve chegar no serviço da minha irmã essa semana, porque deu problema com o endereço aqui de casa", contou o estudante.

O melhor, segundo Júnior, é que as ofertas de ajuda não são restritas somente ao próximo semestre: "O pessoal já falou que sempre que os professores pedirem algum livro é para eu avisá-los. Eles não querem que eu desamine ou desista da faculdade por falta de recursos". Assim ele se sente mais tranquilo e pretende utilizar a ajuda até quando
conseguir um estágio.

Júnior também encontrou pessoas dispostas a ajudar na procura por um estágio. "Uma menina que trabalha em um banco de investimentos ficou de pegar meu currículo e me apresentar para o pessoal da seleção. Mas eu não sei se quero estagiar agora, tenho muita coisa para aproveitar na USP. E a universidade também só autoriza o estágio a partir do segundo ano e com quatro horas diárias".

Conheça a história de Júnior
Aluno do curso de contabilidade na USP, oriundo de escola pública, Enedino Júnior, resolveu abandonar o trabalho como auxiliar administrativo para se dedicar aos estudos. O esforço deu frutos e ele conseguiu ser aprovado nos vestibulares mais concorridos do país – USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade de Campinas). “Somos sempre o herói da nossa própria história”, diz o adolescente.

O jovem diz não ser fácil se manter na faculdade. No dia em que o UOL o acompanhou, ele gastou apenas R$ 11. “Nas primeiras semanas, tive dificuldade para pagar os três ônibus que utilizo para chegar à universidade. Depois que eu recebi a bolsa fiquei mais aliviado”, conta o estudante, que recebe um auxílio no valor de R$ 300 mensais, além dos tickets de alimentação popular (R$ 1,90 cada), ambos disponibilizados pela USP.

Morador do Jardim São Luís, zona sul de São Paulo, o universitário é o primeiro de sua família a ingressar no ensino superior público. Os pais de Enedino são divorciados e ele mora com a mãe, que trabalha como empregada doméstica e o ajuda com os gastos acadêmicos -livros, condução, alimentação e xerox.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

ELEIÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS - UM SONHO, UM PROJETO E O GRANDE DESAFIO!




ESTIVE PRESENTE NESSE EVENTO E TERÇA-FEIRA ESTAREI NA ESCOLA, REUNIÃO SOBRE A ELEIÇÃO DE DIRETORES E VICE. GRANDE PROJETO!

O processo eleitoral para eleição de diretores e vice-diretores de escolas da rede municipal será lançado nesta quinta-feira (14), às 9h, no Ginásio Tenente Madalena (Bom Parto). São 120 unidades envolvidas no processo de seleção, o que representa uma renovação de gestão em mais de 80% da rede municipal.

Desde 1993, a gestão democrática é uma prática de administração das escolas públicas no município de Maceió, consolidando a política de descentralização e a fiscalização dos recursos públicos. Para o secretário adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, ao adotar a gestão democrática nas escolas públicas, Maceió abdica do modelo tradicional da administração escolar, redefinindo os papeis e colocando a comunidade em posição democrática.


“Maceió é uma das poucas cidades que vêm trabalhando o processo de democratização num ambiente tradicionalmente autoritário”, enfatizou. “Enquanto serve de exemplo, ao mesmo tempo impõe desafios, porque permite que se estabeleçam nas escolas parâmetros de convívio que exigem preparação cidadã”, acrescentou o secretário adjunto.

Durante a solenidade, a Comissão Eleitoral Central vai apresentar a agenda eleitoral, compreendendo prazo de inscrição das chapas, período de campanha dos candidatos e a data de votação, programada para o dia 19 de outubro

A Comissão Eleitoral Central para a eleição de diretores e vice-diretores das unidades de ensino da rede municipal para o quadriênio 2012/2016 realizou ontem sua primeira reunião, com todos os segmentos que compõem a comissão, para discutir assuntos ligados ao pleito.

Ao todo, a comissão é composta por 12 representantes divididos em quatro segmentos: Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (Uesa) e pais e alunos das escolas públicas.

O secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, esteve na reunião e garantiu, por parte do gabinete, todo apoio necessário ao pleito. “Essa é a primeira eleição de nossa gestão e temos todo o interesse de que ela ocorra da melhor forma possível, garantindo aos seus participantes todos os direitos constitucionais”, afirmou Nascimento.

Para a diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Elaine Oliveira, o objetivo é garantir a estrutura necessária para o sucesso da eleição. “Temos condições de mostrar a maturidade e os avanços que este processo simboliza. Vamos garantir a tranquilidade e a transparência para que as eleições possam alcançar o nosso objetivo, que é o da democracia”, disse.

Segundo o diretor do Departamento de Gestão Democrática, Harry Guerra Clark, o estímulo à democracia na escola é um dos principais objetivos do departamento. “Todos os segmentos da escola participam do processo e essa participação não se restringe à eleição. Ela deve ser efetiva durante toda a gestão, com a atuação nos conselhos escolares fazendo da vivência escolar um verdadeiro exercício de cidadania”, explicou.

O cronograma das eleições deverá estar pronto no início de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315 4580.

Os estudantes de cem escolas municipais poderão votar no horário das 8h às 18 e, nas unidades que funcionam os três turnos, a eleição se estenderá das 8h às 21h. Doze escolas têm duas chapas concorrendo, nas demais há apenas uma chapa participando do processo. O mandato dos cargos de diretor e vice-diretor será de quatro anos, podendo a chapa vencedora concorrer à reeleição no pleito seguinte.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

VOCÊ CONHECE PAULO FREIRE?



Paulo Reglus Neves Freire (Recife,nasceu em 19 de setembro de 1921 — São Paulo,morreu em 2 de maio de 1997), foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África.

O educador procurou fazer uma síntese de algumas correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.

A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.
Freire entrou para a Universidade do Recife em 1943, para cursar a Faculdade de Direito, mas também se dedicou aos estudos de filosofia da linguagem. Apesar disso, nunca exerceu a profissão, e preferiu trabalhar como professor numa escola de segundo grau lecionando língua portuguesa. Em 1944, casou com Elza Maia Costa de Oliveira, uma colega de trabalho.

Em 1946, Freire foi indicado ao cargo de diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social no Estado de Pernambuco, onde iniciou o trabalho com analfabetos pobres. Também nessa época aproximou-se do movimento da Teologia da Libertação.

Em 1961 tornou-se diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife e, no mesmo ano , realizou junto com sua equipe as primeiras experiências de alfabetização popular que levariam à constituição do Método Paulo Freire. Seu grupo foi responsável pela alfabetização de 300 cortadores de cana em apenas 45 dias. Em resposta aos eficazes resultados, o governo brasileiro (que, sob o presidente João Goulart, empenhava-se na realização das reformas de base) aprovou a multiplicação dessas primeiras experiências num Plano Nacional de Alfabetização, que previa a formação de educadores em massa e a rápida implantação de 20 mil núcleos (os "círculos de cultura") pelo País.
Em 1964, meses depois de iniciada a implantação do Plano, o golpe militar extinguiu esse esforço. Freire foi encarcerado como traidor por 70 dias. Em seguida passou por um breve exílio na Bolívia e trabalhou no Chile por cinco anos para o Movimento de Reforma Agrária da Democracia Cristã e para a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Em 1967, durante o exílio chileno, publicou no Brasil seu primeiro livro, Educação como Prática da Liberdade, baseado fundamentalmente na tese Educação e Atualidade Brasileira, com a qual concorrera, em 1959, à cadeira de História e Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes da Universidade do Recife.

O livro foi bem recebido, e Freire foi convidado para ser professor visitante da Universidade de Harvard em 1969. No ano anterior, ele havia concluído a redação de seu mais famoso livro, Pedagogia do Oprimido, que foi publicado em várias línguas como o espanhol, o inglês (em 1970) e até o hebraico (em 1981). Em razão da rixa política entre a ditadura militar e o socialismo cristão de Paulo Freire[carece de fontes?], ele não foi publicado no Brasil até 1974, quando o general Geisel assumiu a presidência do país e iniciou o processo de abertura política.

Depois de um ano em Cambridge, Freire mudou-se para Genebra, na Suíça, trabalhando como consultor educacional do Conselho Mundial de Igrejas. Durante esse tempo, atuou como consultor em reforma educacional em colônias portuguesas na África, particularmente na Guiné-Bissau e em Moçambique.

Com a Anistia em 1979 Freire pôde retornar ao Brasil, mas só o fez em 1980. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores na cidade de São Paulo, e atuou como supervisor para o programa do partido para alfabetização de adultos de 1980 até 1986. Quando o PT venceu as eleições municipais paulistanas de 1988, iniciando-se a gestão de Luiza Erundina (1989-1993), Freire foi nomeado secretário de Educação da cidade de São Paulo.Exerceu esse cargo de 1989 a 1991. Dentre as marcas de sua passagem pela secretaria municipal de Educação está a criação do MOVA - Movimento de Alfabetização, um modelo de programa público de apoio a salas comunitárias de Educação de Jovens e Adultos que até hoje é adotado por numerosas prefeituras (majoritariamente petistas ou de outras orientações de esquerda) e outras instâncias de governo.

Em 1991 foi fundado em São Paulo o Instituto Paulo Freire, para estender e elaborar as idéias de Freire. O instituto mantém até hoje os arquivos do educador, além de realizar numerosas atividades relacionadas com o legado do pensador e a atuação em temas da educação brasileira e mundial.

Freire morreu de um ataque cardíaco em 2 de maio de 1997, às 6h53, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a complicações em uma operação de desobstrução de artérias.

terça-feira, 12 de julho de 2011

SABE QUANDO ISSO VAI ACONTECER? NUNCA...FILHOS DE POLÍTICOS EM ESCOLA PÚBLICA. QUERO VER ESSA LEI SER APROVADA..







Projeto que obriga políticos a colocarem seus filhos em escolas públicas ganha força na internet.

Quero ver se o povo tem força mesmo!

Imagine se todos os políticos eleitos tivessem que colocar seus filhos na escola pública? Parece um sonho utópico, mas não para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que transformou a ideia no Projeto de Lei n°. 480 - obrigaria os filhos de todos os agentes públicos eleitos a serem matriculados em escolas públicas. Até há pouco tempo, o assunto parecia engavetado, mas a comoção pública na internet voltou a dar força para a idéia.

O projeto, protocolado em 2007, atualmente se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Graças a uma movimentação online o projeto veio à tona novamente. Pessoas influentes no Twitter como o apresentador Marcelo Tas divulgaram a proposta e uma petição pública na web com mais de 55 mil assinaturas engrossou o coro.

Segundo o senador, seu principal objetivo é fazer com que os políticos enxerguem a questão da educação por outro ângulo: o de dentro de casa. A lei obrigaria todo político eleito a colocar seus filhos em escolas públicas e isso incentivaria a melhorar a qualidade de ensino no país. "Não há dúvida que na hora que isso acontecer, a escola pública melhora", disse o senador. Cristovam defende que o objetivo principal da lei é impor decoro aos parlamentares, somos responsáveis pelo serviço público. "Então como vamos usar os serviços privados?", questiona.

De acordo com o senador, poucos parlamentares já entraram em uma escola pública, sendo que dos que entraram quase nenhum foi como estudante. "A partir do momento que eles tiverem um filho lá, vão começar a se informar da tragédia que é o ensino público e querer melhorá-lo".


Obrigatoriedades a parte
No entanto, apesar da lei soar como uma boa solução para a sociedade, não foi bem aceita pelos parlamentares. Uma das críticas é em relação a questão da obrigatoriedade, que poderia ferir o direito ao livre arbítrio. No entanto, o senador rebate: "Você é livre também para ser ou não parlamentar. Mas no momento que você assume esse compromisso também tem que cumprir algumas obrigatoriedades. Essa seria só mais uma delas".

Outra questão levantada pelos que não dão crédito à lei seria o fato de que os filhos dos parlamentarem iriam ocupar vagas de alunos que realmente precisam desse serviço público. Cristovam defende que o governo tem o dever de oferecer vagas a todos os brasileiros, filhos de parlamentares ou não. "No Brasil são 50 mil parlamentares, se cada um deles tiver um filho chegaria a 50 mil vagas. O Brasil tem 52 milhões de alunos estudando e temos que dar vagas para todo mundo que quiser", afirma o político.

Ao perguntar ao senador o que ele faria se tivesse um filho em idade escolar, ele respondeu que se não fosse obrigado, não colocaria o filho na escola pública que temos atualmente. "Preferia renunciar o mandato
conclui Cristovam. Enquanto seus colegas de Planalto o acusam de demagogia, ele lembra que seu pai não era deputado e que não conseguiu vaga na escola pública, então acabou estudando em um colégio de padres. "As escolas públicas eram boas, mas eram poucas", diz Cristovam.

Pressão popular
O senador sabe das dificuldades de aprovar um projeto desse tipo e acredita que a melhor solução seria a pressão popular, seja fazendo uma audiência pública ou participando da mobilização online assinando a petição pública. Se depender dos parlamentares, vai demorar para sentirem na pele como é a educação pública no país.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

HOMENAGEM AOS ILUSTRES ALAGOANOS!!!

Alagoas também possui alguns nomes ilustres que fizeram e fazem história em seu tempo.


ARTHUR RAMOS
1903 - 1949) nasceu em Pilar e formou-se em medicina na Bahia, voltando-se para a clínica psiquiátrica e para os estudos das ciências sociais. Fundou a Sociedade Brasileira de Antropologia e Etnografia, em 1941. Era Chefe do Departamento de Ciências Sociais da UNESCO, quando faleceu, em Paris, por problemas cardíacos. Além de importantes estudos na área médica, Arthur Ramos notabilizou-se como antropólogo e etnógrafo, tendo publicado entre outras obras: Os horizontes míticos do negro na Bahia, O negro brasileiro, Folclore negro no Brasil, Introdução à antropologia brasileira, A aculturação dos negros no Brasil e Estudos de Folclore. Seus livros são, ainda hoje, fontes de consultas indispensáveis a quem se dedica ao estudo da africanologia.

AURÉLIO BUARQUE DE HOLLANDA
Mestre Aurélio (1910 - 1989), alagoano de Passo de Camaragibe, tornou-se conhecido, em todo o Brasil, como sinônimo do dicionário que criou. Contista, tradutor, ensaísta, poeta, filólogo, crítico literário, revisor e professor. Passou a residir no Rio de Janeiro desde 1938. Imortalizado pela Academia Brasileira de Letras, erudito por vocação e encantado pela cultura popular, sua presença era uma festa, especialmente nas rodas literárias. Sabia guardar palavras... Patrimônio da cultura brasileira, segundo o escritor Paulo Rónai, “A Consciência Viva da Língua”.

AVELAR BRANDÃO VILELA
Dom Avelar nasceu em Viçosa e, enquanto seu irmão Teotônio aspirava a política, desde cedo se voltou para a vida religiosa, tendo sido ordenado Bispo de Petrolina com apenas 33 anos. Em 1955, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Teresina, no Piauí. Com uma atividade pastoral intensa, Dom Avelar foi nomeado, em 1971, Arcebispo Primaz do Brasil e 23º Arcebispo de Salvador. Dois anos depois, foi eleito em 1985, por ocasião do seu Jubileu Sacerdotal de Ouro. Dom Avelar Brandão Vilela tem seu nome gravado na história da Igreja Católica, como um dos representantes mais lúcidos, ponderados e virtuosos.

GRACILIANO RAMOS
O Mestre Graça (1892 - 1953), nasceu em Quebrangulo e morreu no Rio de Janeiro. Em Graciliano, vida e letras se imbricam mutuamente, herança do enfrentamento penoso, que teve com o mundo da linguagem, desde a infância. Um clássico experimentador. Um carpinteiro da linguagem literária. A forma neo-realista de escrever, acompanhada de forte preocupação com a contingência fatal da vida humana e, ainda, aliada à meticulosidade nas escolhas de palavras, construções, ritmos dos fatos e dos próprios fatos tornaram a sua composição perfeita e personalíssima. Político sem ser panfletário. Metafórico corrosivo, irônico e de humor cáustico, lírico e sincero, afirmava: “arte é sangue, é carne. Além disso, não há nada. As nossas personagens são pedaços de nós mesmos, só podemos expor o que somos”.

FLORENTINO DIAS
Florentino Dias nasceu em Alagoas. Aos 9 anos de idade, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou música e se formou pela UFRJ, pela qual é livre docente e professor titular. Concluiu Mestrado em Regência pela Washington University, nos Estados Unidos. É fundador e Regente titular da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro há 26 anos. É membro da Academia Internacional de Música na Cadeira de “Richard Strauss” e da American Symphony Orchestra League. Primeiro e único regente brasileiro homenageado com uma “Batuta de Ouro”, representando o Brasil, como Membro Internacional Order of Merit e pelos Estados Unidos, recebeu, do América Biographical Institute, “The Presidencial Seal of Honor” por sua exemplar realização no campo da música.


NISE DA SILVEIRA
(1905 - 1999) nasceu em Maceió. Formada em medicina, na Bahia, defendeu, com suas teses, um tratamento humanista para os doentes mentais. Reinventou a psiquiatria. A sua paixão pelo inconsciente transparece através da luta e da construção da sua trajetória: fundou o Museu de Imagem do Inconsciente, criou a Casa das Palmeiras, fundou a Sociedade Internacional de Psicopatologia da Expressão (França). Publicou dezenas de livros, textos científicos e catálogos. Recebeu prêmios, títulos e homenagens. Inspirou a criação de inúmeras instituições voltadas para os que estão à margem da vida, tratando-os como seres humanos dignos e merecedores de afeto. Nise, uma figura pública e coletiva. Uma alagoana universal!

JORGE DE LIMA
(1893 - 1953) nasceu em União dos Palmares. Aos seis anos escreveu os primeiros versos. Pela emoção lírica, pela evocação ingênua, pela espontaneidade tornou-se “o príncipe dos poetas alagoanos”. Um dos fundadores da Academia Alagoana de Letras. Médico humanitário; político de forte espírito ético; poeta impossível, mestre inconfundível e revolucionário; tinha como passatempo preferido: pintar, esculpir e compor. Adorava o mar. Em Alagoas, na Bahia e no Rio de Janeiro sempre morou perto do mar. Materialista convertido ao Cristianismo desenvolveu profundo misticismo. Reconhecido e prestigiado nacionalmente pelos intelectuais e pela crítica, sua obra literária, de intensa comunicabilidade, deixa transparecer toda a sua vida, “subordinada ao sol da poesia”.

FLORIANO VIEIRA PEIXOTO
O Marechal Floriano Peixoto (1839 - 1895) nasceu em Ipioca, bairro de Maceió, e fez carreira militar no Rio de Janeiro, onde era respeitado pela sua conduta, chegando a ser eleito Vice-Presidente da chapa contrária a Deodoro, com uma votação superior a do próprio Presidente. Seu governo, de 1891 a 1894, consolidou a República e Floriano passou a ser conhecido como o Marechal de Ferro pelo seu poder e pertinácia, vencendo os rebeldes e adotando medidas que favoreciam as classes mais pobres, até o fim de seu andato.

PONTES DE MIRANDA
Francisco Cavalcante Pontes de Miranda (1892 - 1979) nasceu em Maceió e faleceu no Rio de Janeiro. Filósofo, jurista, diplomata, sociólogo, cientista político, economista, esteta, matemático, pedagogo, poeta e prosador literário. Pertenceu à Academia Brasileira de Letras, dominava vários idiomas. Dentre inúmeros tratados, escreveu 60 volumes do tratado de direito privado. Defensor dos princípios e fundamentos constitucionais, das garantias dos direitos fundamentais do homem e da família. Um autêntico enciclopedista da era moderna! Em língua hispânica ou portuguesa, não existe trabalho científico na área jurídica que não traga citações das obras do mestre dos mestres das ciências jurídicas.

MARECHAL DEODORO
O Militar e Político Manuel Deodoro da Fonseca (1827 - 1892), nasceu em Santa Maria Magdalena da Lagoa do Sul, antiga capital de Alagoas. Participou de várias guerras e batalhas em defesa da pátria. Proclamou a República, tornou-se chefe do Governo Provisório, de 1889 a 1891. Foi eleito o primeiro Presidente do Brasil, em 1891. Seu governo foi marcado por crises sucessivas. Renunciou à República, sendo substituído por outro alagoano, o Marechal Floriano Peixoto.


CACÁ DIÉGUES
Carlos Diegues nasceu em Maceió, em 1940. Começou suas atividades de cineasta amador fundando, com alguns companheiros universitários, um cineclube na PUC-RJ. Um dos líderes do cinema novo, participou do movimento de resistência intelectual e política à ditadura militar. Cineasta conhecido no mundo inteiro, com seus filmes sendo rodados regularmente e premiados em festivais internacionais. Em parceria com a TV Cultura, lançou, em 1994, o programa “Veja esta canção”, pioneiro nas relações cinema / TV brasileira. Diretor de diversos curta-metragens e de 15 longa-metragens, aparece, junto à população, segundo pesquisas recentes, como o melhor e mais popular cineasta brasileiro.

ZUMBI
Zumbi (1655 - 1695) é símbolo de resistência da luta e do sonho do negro pela liberdade. Recebeu o nome de Zumbi em homenagem ao Deus da Guerra. Neto da princesa Aquatune e sobrinho de Ganga Zumba, aprisionado aos sete anos de idade, foi educado por um Padre de Porto Calvo. Em 1670, fugiu para Palmares. Juntou-se ao seu povo, sofrido e oprimido, tornando-se líder valente e guerreiro. Os negros organizados fundaram a República dos Palmares; Zumbi, o rei, lutou contra as expedições escravizadoras. Foi morto no dia 20 de novembro, na Serra de Dois Irmãos, em Viçosa. Este dia foi instituído como marco da luta do negro pela liberdade, o Dia da Consciência Negra.

ZAGALLO
Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu em Maceió em 1931. sua paixão pelo futebol surgiu na adolescência. Aos 17 anos de idade, jogou pelo juvenil do América, time carioca, depois, no Flamengo, conquistou dois campeonatos (61 - 62). Patenteou o estilo formiguinha. É treinador, supervisor técnico e comentarista. Pela Seleção Brasileira, foi campeão em 58 e 62, como jogador. Em 70, no México, como treinador, foi tri-campeão. Em 94, a vitória total com o tetra campeonato. Único homem no mundo a conquistar quatro campeonatos mundiais de futebol. Em 1977, foi eleito pelos jornalistas e treinadores de futebol da Alemanha, como o melhor técnico do mundo.

DJAVAN
Nasceu em Maceió, em 1949. O bairro do Farol e o mar lhe serviram de inspiração primeira. A versatilidade, a simplicidade, a musicalidade, a melodia, o colorido e o lirismo de suas músicas encantam os palcos nacionais e internacionais. É também compositor, arranjador, roteirista e diretor musical. Cantor desde os 11 anos, sabe poetar, como ninguém, as belezas da sua terra natal, a liberdade, o amor. “O amor como único sentido da vida”.

ERMETO PASCHOAL
Em 1944, com apenas oito anos, este alagoano de Lagoa da Canoa começou a tocar sanfona de oito baixos. A música é a sua grande alegria de viver, fusão de ritmos e apuro técnico. Compositor, arranjador, e multiinstrumentista. Cidadão do mundo, respeitado internacionalmente, assegura-nos um caldeirão de sons e significados, harmoniosos e complexos, simplesmente irreverente. Por onde passa, surpreende, produzindo calorosa feira de sons e sonhos.

LÊDO IVO
Ledo Ivo nasceu em Maceió, em 1924. jornalista, poeta, contista, ensaísta, tradutor, cronista. Desde 1943 reside no Rio de Janeiro. Através de dezenas de trabalhos tem desenvolvido estilo original e um “sempre atualizado” e lúcido compromisso com a linguagem poética. Pertenceu à famosa geração de 45. É membro da Academia Brasileira de Letras. Carpinteiro da palavra. Sabe ser doce e insólito. Inventivo - eternamente inventivo. Recria sua vida, enraizada na terra nativa.

TEOTÔNIO VILELA
Teotônio Brandão Vilela (1917 - 1983), alagoano de Viçosa. Jornalista, cronista, ensaísta, empresário e político. Autor de discursos exuberantemente libertários, de amor à terra e ao homem brasileiro. O velho Senador! Testemunho das questões antropológicas e sociais da região. Um filósofo humanista que soube olhar, com amor e coragem, a sua pátria. Nas suas andanças, sonhou pregando o ideário da democracia, tornou-se, em cada canto do país, símbolo de ética, cidadania e dignidade: o guerreiro da paz, o Menestrel das Alagoas, o menestrel da nacionalidade e da felicidade propriamente dita.

ESCRITOR Guimarães Passos
Nasceu em Maceió em 22 de Março de 1869. Fez parte da Academia brasileira de letras, da qual foi um dos fundadores tinha um talento de poesia lírico espontâneo, escreveu para muitos jornais da capital Federal. É considerado um dos maiores poetas nacionais.
+ Faleceu em Paris em 10 de setembro de 1909.

MESTRA Virgínia de Moraes
Dona Virgínia ou Mestra Virgínia (1916 - 2003), é alagoana de Rio Novo, Maceió. Mestra de reisado, cantadora, rezadeira, benzedeira, parteira de profissão, autora e intérprete de belíssimos momentos da poesia e da música popular tradicional alagoana. Comandou o grupo de reisado Três Amores. Autêntica e ingênua, encantava pesquisadores, professores, folcloristas, etnomusicólogos, apreciadores e, principalmente, a platéia, com suas músicas singelas e bem inspiradas.


Ao citar “alagoanos ilustres que orgulham o Brasil” a exemplo de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque, fez elogiosas referências ao professor José de Freitas Machado como “o precursor da Química Industrial no país”. Alagoano de Pão de Açúcar formou-se na Bahia e estudou Química em Paris. Foi o fundador e primeiro diretor da Escola Nacional de Química. É, na verdade considerado “o pai da Química Industrial no Brasil”. Um alagoano admirado aqui e no exterior, mas com certeza não existe uma obra em Alagoas com o seu nome. Os nossos administradores preferem “homenagear” aqueles que lhes dão votos ou prestígio.

MARTA
Marta Vieira da Silva, mais conhecida como Marta (Dois Riachos,ALAGOAS- 19 de fevereiro de 1986), é uma futebolista brasileira que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Western New York Flash.

Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, um recorde entre mulheres e homens.Foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
Após a grandes exibições recentes e, principalmente, nos Jogos Pan-americanos de 2007, Marta chegou a ser comparada a Pelé, sendo chamada pelo mesmo de o "Pelé de Saias". A alagoana declarou que se emocionou ao saber que o rei do futebol acompanhou os jogos da seleção feminina. Além disso, entrou na calçada da fama do Maracanã, sendo a primeira e, até agora, a única mulher a deixar a marca dos pés neste local.