terça-feira, 23 de novembro de 2010

TRABALHANDO SISTEMA MONETÁRIO - COMPRA E VENDA



























SIMULAÇÃO DE SUPERMERCADO COM O OBJETIVO DE TRABALHAR SISTEMA MONETÁRIO COM OS ALUNOS, FOI UMA AULA MARAVILHOSA! ELES PEDIRAM MAIS.

domingo, 21 de novembro de 2010

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL




A presidente eleita, Dilma Rousseff, é a 16ª pessoa mais poderosa do mundo, de acordo com a revista Forbes, que apontou o presidente chinês, Hu Jintao, como o líder do ranking mundial, à frente do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Dilma Vana Rousseff (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), atual presidente eleita do Brasil. Foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil durante o Governo Lula, em junho de 2005, sendo a primeira mulher a ocupar a posição. Dilma candidatou-se à Presidência da República nas eleições de 2010, cujo resultado do segundo turno, em 31 de outubro, garantiu-lhe o posto de primeira mulher presidente da história do país.
Nascida em família de classe média alta e educada de modo tradicional, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Iniciando na militância, integrou organizações que defendiam a luta armada contra o regime militar, como o Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR Palmares). Passou quase três anos presa entre 1970 e 1972, primeiramente na Oban (onde passou por sessões de tortura) e depois no DOPS.

Reconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul, onde, junto a Carlos Araújo, seu companheiro por mais de trinta anos, ajudou na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e participou ativamente de diversas campanhas eleitorais. Exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre no governo Alceu Collares e, mais tarde, foi secretária estadual de Minas e Energia, tanto no governo de Alceu Collares como no de Olívio Dutra, no meio do qual se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 2001.

Em 2002, participou da equipe que formulou o plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a área energética. Posteriormente, foi escolhida para ocupar o Ministério de Minas e Energia, onde permaneceu até 2005, quando foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, que renunciara ao cargo após o chamado escândalo do mensalão.


Dilma é filha do advogado e empreendedor búlgaro naturalizado brasileiro Pedro Rousseff (em búlgaro Петър Русев, Pétar Russév) e da dona-de-casa Dilma Jane Silva. Seu pai, parente distante do escritor Ran Bosilek, manteve estreita amizade com a poetisa búlgara Elisaveta Bagriana, foi filiado ao Partido Comunista da Bulgária e frequentava os círculos literários nos anos 1920. Chegou ao Brasil no fim da década de 1930, tendo deixado a sua mulher, a dona de casa Evdokia Yankova, esperando um filho em sua terra natal, Luben, morto em 2007, mas se mudou para Buenos Aires e anos depois retornou ao Brasil, fixando-se em São Paulo, onde prosperou. Em uma viagem a Uberaba conheceu Dilma Jane Silva, moça fluminense de Nova Friburgo, professora de vinte anos, criada no interior de Minas Gerais, onde seus pais eram pecuaristas. Casaram-se e fixaram residência em Belo Horizonte, onde tiveram três filhos: Igor, Dilma Vana e Zana Lúcia (morta em 1976).
Vitória

Dilma é eleita a primeira mulher presidente do Brasil.No dia 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff foi eleita presidente do Brasil, cargo a ser ocupado pela primeira vez na história do país por uma mulher. Obteve 55.752.529 votos, que contabilizaram 56,05% do total de votos válidos.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

EXERCÍCIOS PARA O CÉREBRO - FAÇA ALGO ENQUANTO PODE

REPORTAGEM NO SITE ÉPOCA: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI183362-15228,00-NEURONIOS+AFIADOS.html

EXERCICIOS PARA O CÉREBRO: http://www.cerebromelhor.com.br/



31/10/2010 - Neurônios afiados
Como os jogos eletrônicos podem melhorar o desempenho de seu cérebro
Edição: Luciana Vicária
Não é fácil memorizar os detalhes de uma reunião após uma jornada de mais de dez horas de trabalho. Ainda mais quando se participa de três ou mais reuniões em um único dia. Esse tem sido o desafio da analista financeira Katia Kimiyo, de 35 anos. Ela registra as demandas em um caderno de anotações e até grifa o que é mais importante. Mas no fim do dia muita coisa importante escapa da memória. “Meu desejo é reter o essencial”, diz Katia. Há três meses, ela passou a se dedicar a um treinamento cerebral com jogos on-line que prometem lapidar a memória. “Estou mais atenta e já percebo mudanças positivas no trabalho”, afirma.
Os novos jogos eletrônicos de “ginástica cerebral” são tão específicos quanto os aparelhos de uma academia de ginástica: alguns servem apenas para aquecer os neurônios, outros para ativar áreas específicas do cérebro que trabalham com memória, atenção, linguagem e a visão espacial. O cérebro funciona como um músculo, dizem os neurocientistas. Tende a ficar mais forte à medida que é usado.
E formas de usá-lo não faltam. Há pelo menos 40 novos jogos “cerebrais” lançados neste ano. Todos eles, sem exceção, dizem ser montados com base nas últimas descobertas da neurociência. “São mais dinâmicos e eficientes que seus primos mais velhos, da década passada”, diz Richard Grane, neurocientista de Harvard que trabalha em parceria com programadores eletrônicos. “Agora eles têm embasamento científico e o aval dos principais centros de estudo de neurociência.”
A promessa dos jogos é atraente: ao exercitar os neurônios, o sujeito cria uma espécie de reserva cognitiva, o que torna novas áreas do cérebro aptas a executar tarefas antes restritas a poucas regiões. Uma boa reserva cognitiva permite chegar aos 40 anos melhor do que se passou pelos 30 – e atravessar os 60 sem trocar o nome dos parentes. “As pessoas desejam ter com o cérebro os mesmos cuidados que aprenderam a ter com o corpo”, diz a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A maior preocupação com o bom desempenho do cérebro, segundo ela, acontece porque se vive mais do que antes e as pessoas têm mais expectativas em relação à terceira idade.


COM FOCO
A analista financeira Katia Kimiyo em seu escritório, em São Paulo. Ela se dedica a jogos eletrônicos para afiar a memória e melhorar a atenção
Os primeiros jogos on-line em português surgiram neste ano, no site Cérebro Melhor. São versões de games da empresa francesa Happy Neuron. Seus jogos permitem montar treinos personalizados e até comparar seu desempenho ao de pessoas de outros países, de mesmo sexo, idade e escolaridade. Há jogos gratuitos on-line e conteúdo pago com uma mensalidade de R$ 18,90. Até os consoles DS e Wii têm games de exercício cerebral. Não são tão eficientes quanto os demais, mas são bem divertidos.
Será que precisamos recorrer a jogos eletrônicos para manter o cérebro saudável? Não, dizem os cientistas. “Basta ter uma vida ativa intelectualmente”, diz Paulo Caramelli, neurologista da Universidade Federal de Minas Gerais. Mas nem sempre isso é possível. O matemático capixaba Marcos Cesar Gomes, professor de ensino médio, diz que “esfola” seus neurônios seis horas por dia com equações de alta complexidade. “Sou bom em raciocínio lógico, mas péssimo com a linguagem”, diz. Gomes adotou o programa importado Brain Age para melhorar a fluência verbal. Diz estar progredindo.
Os especialistas dizem que jogos que melhoram o desempenho cerebral conseguem retardar os sintomas de doenças degenerativas, como o Alzheimer, embora não impeçam seu surgimento.

Aliados da mente
As descobertas científicas mais recentes sobre a saúde do cérebro

EXERCÍCIO FÍSICO
Caminhadas regulares ajudam a evitar a perda da memória e prevenir a demência, revela um estudo da Universidade Americana de Pittsburgh. Os pesquisadores acompanharam durante 13 anos 299 voluntários .

SONO
Dormir restaura as habilidades cerebrais e favorece a criatividade, revela uma pesquisa da Universidade Alemã de Lübeck, em artigo na revista científica Nature. Somos 22 vezes mais rápidos para resolver problemas depois que dormimos. Os pesquisadores estudaram o comportamento de 66 voluntários.

ALIMENTAÇÃO
Pesquisadores de Harvard se dedicaram por dez anos a estabelecer relações entre a comida e o cérebro saudável. A gema de ovo favorece a ação de um neurotransmissor que ajuda a ter boa memória. peixes como salmão e frutas vermelhas são antioxidantes.

EXERCÍCIO CEREBRAL
Variar de atividades e ter desafios é a forma mais eficaz de manter a sanidade mental na velhice. Pesquisadores da Universidade Yale publicaram neste mês um estudo que revela como o Alzheimer e o Parkinson demoram mais a manifestar sintomas em pessoas que mantêm o cérebro ativo .

POESIA - LIVRO ESSÊNCIAS - AUTORA HILDA LACERDA










PENSANDO EM TI


Pensando em ti,
enterneço o coração,
estrelas brilham, cúmplices...
Vem!
Sem carências,
sem subterfúgios,
simplesmente,
apostamos no amor,
a roleta é o destino;
Pensando em ti,
meu corpo fala...
Minha alma treme...
Meus pensamentos bailam...
Ao luar celebraremos,
nosso amor...